As traças são polinizadores mais eficientes que as abelhas

As preocupações sobre o declínio dos insetos atraíram um considerável interesse na área da investigação, em grande parte na identificação das principais fontes de néctar e na avaliação da contribuição dos polinizadores para os ecossistemas.

Contudo, a maior parte dos trabalhos anteriores centraram-se quase exclusivamente em abelhas.

Um novo estudo da Universidade de Sussex concluiu que as traças são polinizadores mais eficientes à noite do que os polinizadores de dia, como as abelhas.

Os cientistas estudaram dez locais em Inglaterra em julho de 2021. Descobriram que 83% das visitas de insetos às flores de silvas foram feitas durante o dia.

Enquanto as traças tenham feito menos visitas durante as noites mais curtas de verão – apenas 15% -, conseguiam polinizar as flores mais rapidamente.

Os investigadores concluíram que as traças são polinizadores mais produtivos do que os insetos que voam durante o dia. As traças desempenharam um papel significativo no transporte de pólen durante as curtas horas de escuridão, ainda que os insetos que voam de dia tenham mais tempo para o fazer.

“As abelhas são sem dúvida importantes, mas o nosso trabalho mostrou que as traças polinizam as flores mais rapidamente do que os insetos que voam durante o dia”, indicou Fiona Mathews, professora de Biologia Ambiental na Universidade de Sussex e uma das autoras do estudo, publicado recentemente na Plos One.

“Infelizmente, muitas traças estão em grave declínio na Grã-Bretanha, afetando não só a polinização mas também o abastecimento alimentar de muitas outras espécies, desde morcegos a aves”, continuou, citada pelo Tech Explorist.

E acrescentou: “o nosso trabalho mostra que passos simples, tais como permitir que as silvas floresçam, podem fornecer importantes fontes de alimento para as traças, e seremos recompensados com uma colheita de amoras silvestres. Todos são vencedores”.

Os investigadores examinaram o papel que os insetos noturnos e diurnos tinham na polinização da silva. Ao proibir os insetos de visitarem algumas flores, conseguiram determinar a rapidez com que o pólen era depositado em várias alturas do dia.

O estudo também destacou o significado das silvas, uma planta tipicamente removida por ser considerada desfavorável mas essencial para os polinizadores noturnos.

“As traças são polinizadores essenciais e são muito pouco apreciadas e subestudadas. A maior parte da investigação de polinização centra-se nos insetos voadores diurnos, com pouca compreensão do que acontece à noite”, indicou Max Anderson, também envolvido na investigação.

“Agora sabemos que as traças também são polinizadores importantes, precisamos de tomar medidas para as apoiar, encorajando algumas silvas e outras plantas de arbustos com flores a crescerem nos nossos parques, jardins, bermas de estrada e sebes”, concluiu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.