Trabalhadores em lay-off já recorrem a ajuda alimentar

Homem de Gouveia / Lusa

O número de pedidos de ajuda alimentar disparou nos últimos tempos. Muitos deles são feitos por migrantes, trabalhadores independentes e em lay-off.

Com a introdução do lay-off, muitos portugueses foram enviados para casa numa tentativa das empresas pouparem custos face à pandemia de covid-19. Sem uma parta ou a totalidade dos seus rendimentos, muitas famílias atravessam dificuldades económicas e, de acordo com o JN, os pedidos de ajuda à Cáritas e ao Banco Alimentar não param de aumentar.

O Banco Alimentar já apoia 11 mil novas famílias, muitas das quais são constituídas por migrantes, trabalhadores independentes e em lay-off.

“A grande maioria das 20 Cáritas Diocesanas duplicaram o número de atendimentos“, diz o seu presidente, Eugénio Fonseca, que acredita que a realidade seja pior “quando apurados os dados das paróquias”.

“Mesmo quem entra em lay-off, perdendo um terço do salário, não consegue fazer face às necessidades fundamentais”, denuncia o presidente da Cáritas.

O Banco Alimentar, que já apoiava 400 mil pessoas, apoia agora mais 50 mil. “São pessoas que, de um momento para o outro, ficaram sem qualquer rendimento: trabalhadores independentes, por conta própria, da economia informal”, explica a presidente da Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

Ao Jornal de Notícias, Isabel Jonet conta ainda que o aumento repentino no número de pessoas a carecer de apoio levou a que fosse necessário reforçar os stocks. O reforço tem sido feito “com dinheiro angariado em campanhas e com doações”.

Eugénio Fonseca, da Cáritas, pede ao Governo um “plano de contingência social”, o mais rapidamente possível. A associação alocou 100 mil euros das suas reservas para distribuir em vales de compras e 30 mil euros para outras necessidades. Este dinheiro ajudará cerca de 2 mil pessoas de 500 famílias.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …