Trabalhadores em lay-off já recorrem a ajuda alimentar

Homem de Gouveia / Lusa

O número de pedidos de ajuda alimentar disparou nos últimos tempos. Muitos deles são feitos por migrantes, trabalhadores independentes e em lay-off.

Com a introdução do lay-off, muitos portugueses foram enviados para casa numa tentativa das empresas pouparem custos face à pandemia de covid-19. Sem uma parta ou a totalidade dos seus rendimentos, muitas famílias atravessam dificuldades económicas e, de acordo com o JN, os pedidos de ajuda à Cáritas e ao Banco Alimentar não param de aumentar.

O Banco Alimentar já apoia 11 mil novas famílias, muitas das quais são constituídas por migrantes, trabalhadores independentes e em lay-off.

“A grande maioria das 20 Cáritas Diocesanas duplicaram o número de atendimentos“, diz o seu presidente, Eugénio Fonseca, que acredita que a realidade seja pior “quando apurados os dados das paróquias”.

“Mesmo quem entra em lay-off, perdendo um terço do salário, não consegue fazer face às necessidades fundamentais”, denuncia o presidente da Cáritas.

O Banco Alimentar, que já apoiava 400 mil pessoas, apoia agora mais 50 mil. “São pessoas que, de um momento para o outro, ficaram sem qualquer rendimento: trabalhadores independentes, por conta própria, da economia informal”, explica a presidente da Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

Ao Jornal de Notícias, Isabel Jonet conta ainda que o aumento repentino no número de pessoas a carecer de apoio levou a que fosse necessário reforçar os stocks. O reforço tem sido feito “com dinheiro angariado em campanhas e com doações”.

Eugénio Fonseca, da Cáritas, pede ao Governo um “plano de contingência social”, o mais rapidamente possível. A associação alocou 100 mil euros das suas reservas para distribuir em vales de compras e 30 mil euros para outras necessidades. Este dinheiro ajudará cerca de 2 mil pessoas de 500 famílias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A atmosfera deste exoplaneta "infernal" está cheia de metal

Uma equipa de astrónomos observou um dos exoplanetas mais quentes já encontrados e conseguiu identificar, pelo menos, sete metais a flutuar na sua atmosfera. O WASP-121b, localizado a 850 anos-luz da Terra, orbita a sua estrela …

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …