Toyota poderá ter acabado de apresentar o automóvel do futuro

A Toyota apresentou no CES de Las Vegas a sua visão para o futuro: o Concept-i, um protótipo idealizado e concebido pela CALTY Design Research da marca sediada na Califórnia e que conta com a tecnologia de experiência de utilizador do Toyota Innovation Hub de São Francisco.

A ideia basilar deste protótipo é o de oferecer uma experiência de utilizador imersiva e enérgica – principalmente graças ao seu sistema integrado de inteligência artificial – antecipando as necessidades dos passageiros, melhorar as suas rotinas diárias ou, como afirma a Toyota, “inspirar a sua imaginação”.

“Na Toyota, reconhecemos que a questão mais importante não é a de saber se os futuros veículos estarão equipados com tecnologias automatizadas ou ligadas”, afirmou ovice-presidente sénior das operações automotivas da Toyota, Bob Carter.

“É a experiência envolvente dos passageiros com esses veículos graças ao Concept-i e ao poder da inteligência artificial“, conclui.

A empresa afirma ainda que o centro nevrálgico do Concept-i é o seu poderoso sistema de Inteligência Artificial (IA) que aprende com o condutor, e que é capaz de construir uma relação “significativa e humana”.

Em vez de apenas oferecer padrões e horários de condução, o sistema pode alavancar várias tecnologias para medir as emoções do condutor e assim permitir uma condução mais próxima das suas expetativas.

Toyota

Interface do sistema Yui, assistente IA do Toyota Concept-i

Interface do sistema Yui, assistente IA do Toyota Concept-i

O Concept-i, que se pode tornar autónomo se assim for a vontade do condutor, encerra uma nova abordagem da Toyota ao design: feita de dentro para fora – a partir da interface do utilizador que é basicamente o agente IA apelidado ‘Yui’.

O Yui é basicamente a “Siri da Toyota”, e tem a capacidade de utilizar a luz e som ambientes, e até mesmo tocar os ocupantes, para comunicar dados importantes aos passageiros.

PARTILHAR

RESPONDER

O propósito do sono muda repentinamente quando somos crianças

Uma equipa de investigadores identificou uma mudança repentina no propósito pelo qual precisamos de dormir. A alteração foi verificada, na mesma altura, em animais. A razão pela qual precisamos de dormir pode variar de acordo com …

“Desrespeito e mentira”. Rui Moreira ameaça levar UEFA a tribunal após cancelamento da Supertaça europeia

O presidente da Câmara do Porto ameaçou recorrer à justiça para reclamar os prejuízos causados pela decisão da UEFA de não realizar a final da Supertaça europeia de futebol na cidade, acusando aquela instituição de …

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …