Toureiro espanhol sofreu (outra vez) uma cornada do pescoço ao crânio

14

La Gaceta de Salamanca - Barroso / EPA

O toureiro Saúl Jimenez Fortes apanhado por um touro em Salamanca

O toureiro Saúl Jimenez Fortes apanhado por um touro em Salamanca

O toureiro Saúl Jimenez Fortes foi operado durante quatro horas depois de uma investida de um touro que lhe atacou o pescoço. Este foi o segundo episódio sofrido pelo espanhol em apenas três meses.

Saúl Jiménez Fortes, natural de Málaga, foi operado no Hospital Clínico de Salamanca durante quatro horas, depois de uma investida violenta em Vitigudino.

O toureiro, com 25 anos de idade, levou uma cornada de um touro no pescoço, atingindo a base do crânio.

“O corno entrou por baixo do queixo e afetou-lhe gravemente a língua, a região nasal e destruiu-lhe o palato, além de alcançar a base do crânio”, explicou o empresário do toureiro, Nemesio Matías, citado pelo jornal espanhol “El Pais”.

“Foi uma cornada tremenda, pelo que agora só nos resta esperar”, acrescentou.

O jovem, que esteve sempre consciente, deve permanecer sedado nas próximas horas e ficar no hospital mais alguns dias. Os médicos garantem que está fora de perigo mas, segundo Matías, “será preciso esperar para perceber qual o real alcance das feridas e possíveis sequelas”.

O corno do touro ficou a dois milímetros da jugular, distância que afastou Fortes da morte.

Esta foi a segunda investida em menos de três meses. Em maio passado, o espanhol sofreu uma cornada idêntica na Feira de San Isidro.

Na altura, em entrevista ao jornal “El Mundo”, o toureiro recordou o episódio.

“O médico contou-me todo o percurso do corno no meu pescoço. No início, estava com medo, porque sabemos que pode ser uma questão de segundos. Tenho que agradecer o carinho da equipa médica, dos fãs e dos amigos”.

Em menos de dois meses, touros matam sete pessoas em festivais

Em menos de dois meses, sete pessoas morreram em festivais de tauromaquia em Espanha, quatro delas no último fim de semana.

As mortes ocorreram, não em arenas, mas em touradas de rua.

Entre estas está um conselheiro municipal atingido por um touro em Peñafiel, no sábado, e um rapaz de 18 anos, no domingo, após ser colhido em Lerin.

As outras mortes ocorreram em festivais nas regiões de Valência, Murcia, Toledo, Castelló e Alicante.

Segundo o El Diario, no ano passado, mais de 7,2 mil touros e bezerros castrados foram mortos em corridas de touros em Espanha.

Anualmente, o país acolhe cerca de duas mil touradas mas o número têm diminuído.

Em 2010, a Catalunha se tornou a segunda região espanhola a banir essa tradição – as Ilhas Canárias foram a primeira.

Uma lei aprovada em 2013 defende que as touradas são parte da herança cultural nacional, e afirma que é dever do Estado “preservá-las e promovê-las”, segundo o El País.

Segundo o professor de Economia da Universidade da Estremadura, Juan Medina, as touradas geraram 282,4 milhões de euros em 2013, dos quais 59 milhões de euros foram arrecadados com a cobrança do VAT (imposto sobre produtos e serviços).

ZAP / BBC

14 Comments

  1. Deixem os touros em paz!
    As touradas são uma manifestação de mediocridade, do pior que existe no Homem, uma falta de respeito pelos animais, em que uma cambada de anormais e sádicos mostra a sua “valentia e coragem” a torturar e espetar ferros em touros para gáudio de um número cada vez menor de outros tantos anormais!! que vão sobrevivendo à custa de interesses instalados e subsídios estatais …

  2. Por vezes há boas notícias! Que morram muitos mais destes idiotas apoiantes de touradas, pode ser que assim elas acabem mais rapidamente.

  3. Apoio na integra todos os comentários! Para quando a interdição completa festa barbaridade contra os animais ? Fala-se em direito dos animais, dos cães, dos gatos de companhia, até da galinha poedeira, mas o legislador é incompetente, prumiscúo e vacilante acerca dos touros. Muitos interesses estão em jogo, de “fidalgos” falidos de gentinha que não merece qualquer admiração. Por isso, se se aleijam, temos pena!!!

  4. Eu põe mim o q gosto mais é de operar esses gajos e já agora deixem q as galinhas poedeiras tb continuem se não onde vou molhar o pãozinho ?

  5. Existem pessoas que brincam com a vida humana e depois lixam-se! Apesar de tudo teve alguma sorte, pois já foram duas vezes! Sobrevive? Então que se dê por contente, que ganhe juízo e que mude de profissão, para o bem dele! Só tenho pena é que, por vezes, as pessoas brincam com a vida humana e causam acidentes que matam pessoas inocentes e eles saem ilesos…

  6. “Quem corre por gosto …” Nestas “festas” o touro é o único que está lá contra vontade. Daqui por alguns anos irão olhar para estas barbáries como hoje olhamos para as chacinas nos coliseus romanos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.