Toupeiras fêmeas desenvolvem testículos para lutar pela sobrevivência subterrânea

A evolução concedeu à toupeira fêmea uma dose de “fúria por esteróides” para a ajudar a lutar pela sobrevivência subterrânea, colocando alguns testículos nos ovários – um exemplo único de anatomia chamado ovotestis.

“O desenvolvimento sexual dos mamíferos é complexo, embora tenhamos uma ideia razoavelmente boa de como esse processo ocorre”, afirmou o geneticista Darío Lupiáñez, do Instituto Max Planck de Genética Molecular, citado pelo Live Science.

“A certa altura, o desenvolvimento sexual progride numa direção ou outra, masculina ou feminina. Queríamos saber como a evolução altera essa sequência de eventos de desenvolvimento, possibilitando as características intersexuais que vemos nas toupeiras”, acrescentou.

Os ovotestis libertam óvulos para fertilização, mas têm também um pedaço de tecido testicular preso de um lado. Apesar de não serem capazes de gerar espermatozóides, possuem células de Leydig que produzem uma porção de andrógenos para o desenvolvimento do sistema reprodutor masculino e hormonas sexuais masculinas.

Em mamíferos, o desenvolvimento do tecido testicular depende da presença de um gene no cromossoma Y para aumentar a produção de testosterona no início do desenvolvimento. A falta deste cromossoma torna muito mais difícil para um embrião iniciar a cadeia de eventos que resulta na produção dos testículos.

As toupeiras fêmeas têm dois cromossomas X em vez de um X e Y, e têm sido um mistério para os cientistas há muito tempo.

Agora, os cientistas concluíram que nas toupeiras há mudanças nos próprios genes, mas também nas regiões que regulam esses mesmos genes. A equipa de Stefan Mundlos, do Instituto Max Planck, mapeou a remodelação cromossómica que a toupeira ibérica (Talpa occidentalis) sofreu para modificar os ovários em verdadeiras “fábricas de testosterona”.

Depois, os cientistas compararam os resultados com os genomas de outros animais e com as alterações genéticas específicas encontradas na toupeira-nariz-de-estrela americana (Condylura cristata), outra criatura com ovotestis.

A equipa descobriu que uma região envolvida no desenvolvimento testicular se inverte, adicionando um código extra a uma região que ativa o gene do fator de crescimento pró-testicular FGF9. Além disso, os investigadores encontraram duas cópias extra de um gene que controla a síntese de andrógenos.

“A triplicação anexa sequências regulatórias adicionais ao gene – o que acaba por levar a um aumento na produção de homonas sexuais masculinas nos ovotestis das toupeiras femininas, especialmente uma maior produção de testosterona”, disse a autora principal do estudo, Francisca Martinez Real.

Para a toupeira fêmea, a evolução do intersexo tem sido uma fórmula de sobrevivência. O artigo científico foi publicado recentemente na Science.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …