Torres Pereira é o presidente da Comissão de Gestão do Sporting

António Cotrim / Lusa

Artur Torres Pereira (E), acompanhado pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, Jaime Marta Soares (D)

Artur Torres Pereira, antigo vice-presidente do Sporting, será o líder da comissão de gestão do clube, anunciou hoje o presidente da Mesa de Assembleia Geral dos ‘leões’, Jaime Marta Soares.

Torres Pereira, que até 2017 foi vice-presidente de Bruno de Carvalho, presidente suspenso, será o líder da comissão de gestão, que terá ainda, entre outros, Sousa Cintra, antigo presidente dos ‘leões’, e Luís Marques, antigo diretor da RTP e da SIC.

Na passada quarta-feira, a comissão de fiscalização, nomeada pelo presidente da Mesa da Assembleia Gera do Sporting, Jaime Marta Soares, tinha suspenso preventivamente o Conselho Diretivo, liderado por Bruno de Carvalho.

Este sábado, Marta Soares confirmou que marcará eleições para todos os órgãos sociais, caso os sócios aprovem dia 23 de junho a destituição da direção liderada por Bruno de Carvalho.

Em declarações prestadas à margem da apresentação da comissão de gestão que vai comandar a partir de agora o clube de Alvalade, o dirigente ‘leonino’ – que relembrou o reforço da sua legitimidade com as recentes decisões judiciais – apelou também à participação massiva dos sócios na reunião magna agendada para a Altice Arena.

“No mesmo momento em que souber o resultado da votação, anunciarei uma decisão consoante esses resultados. Se não houver aprovação da destituição, terei de marcar eleições para a MAG e para o Conselho Fiscal e Disciplinar. Se houver destituição, marcarei eleições para os três órgãos”, explicou.

Paralelamente, Jaime Marta Soares esclareceu que o presidente do Conselho Diretivo ‘leonino’, Bruno de Carvalho, pode também marcar presença e falar na AG de dia 23, lembrando que a atual suspensão não lhe retira os direitos de expressão como sócio. E sublinhou que no cenário de recusa da destituição da direção, então a Comissão de Gestão cessará funções.

“O presidente Bruno de Carvalho encontrará todas as condições para poder usar da palavra com total direito”, disse. “Se Bruno de Carvalho não for destituído, terá de ser feita uma análise política do facto de que os sócios entendem que ele deve continuar. A partir desse momento, terão de se criar condições para ele desenvolver o seu trabalho e cessará esta comissão de gestão”.

Por fim, o líder da MAG assegurou aos sócios do Sporting que a reunião magna terá todas as condições de segurança e liberdade necessárias para poder votar a continuidade ou não do atual Conselho Diretivo.

Deixo o apelo a que todos os sócios participem na AG na Altice Arena, porque é o assumir do compromisso de dar voz aos sócios. Estão garantidas todas as condições e todos podem ir descansados. Vão ter as condições de segurança e liberdade para expressarem as suas convicções”, sentenciou.

Jaime Marta Soares apresentou hoje a Comissão de Gestão do Sporting, que será liderada por Artur Torres Pereira e conta ainda com os seguintes nomes: Sousa Cintra, Luís Marques, António Sá Costa, Silvino Sequeira, Jorge Lopes Gurita, Alexandre Cavaleri, Rui Nunes Moço, Pedro Roque Reis, António José Correia Rebelo e José Diogo Leitão.

Todos os meios contra Marta Soares

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, garantiu este sábado que a partir de segunda-feira vai usar todos os meios ao seu alcance contra Jaime Marta Soares e a Comissão de Fiscalização, que o suspendeu da presidência do Sporting.

“A partir de segunda-feira, vamos partir para todos os fatores jurídicos que tivermos ao nosso alcance. Vou fazer todas as providências cautelares contra Jaime Marta Soares e esta comissão que eu chamo ‘pelotão de fuzilamento’ contra isto tudo. Acabou-se a golpada no Sporting”, disse Bruno de Carvalho, em entrevista à SIC.

José Sena Goulão / Lusa

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho

O presidente do clube garantiu que as pessoas que estão na Comissão de Gestão (CG), hoje nomeada por Jaime Marta Soares, para substituir o Conselho Diretivo, não vão entrar nas instalações do clube.

“As pessoas que estão nessa comissão estão proibidas de entrar nas instalações do Sporting”, afirmou Bruno de Carvalho, que voltou a considerar que Jaime Marta Soares não é presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG).

O presidente, que tal como o restante Conselho Diretivo (CD) do clube está suspenso de funções, reafirmou a impossibilidade de marcar presença na Assembleia Geral (AG) destitutiva agendada para 23 de junho.

Estou impedido por esta mesa que eu considero ilegal. Os estatutos não me permitem. Vai ser feito um julgamento em praça pública sem que as pessoas se possam defender. É um golpe, é uma forma de nos afastarem”, afirmou.

Bruno de Carvalho garantiu aos adeptos que nenhuma das nove rescisões invocando justa causa apresentadas por nove futebolistas do plantel tem fundamento.

“Se for eu o presidente do Sporting, as rescisões vão cair todas, os jogadores não têm nada por onde se agarrar. Entraram por um caminho chato e mal aconselhados pelos advogados”, referiu, admitindo que jogadores como Rui Patrício e William “já deviam ter saído na época passada”.

O presidente afirmou que o substituto de Jorge Jesus no comando técnico será “apresentado para a semana”, esclareceu que o plantel já anunciado “foi aprovado pelo novo técnico” e deixou uma garantia: “O Sporting vai lutar pelos seus objetivos que são vencer as competições nas quais vai estar presente”.

Ainda sobre Jorge Jesus, o presidente do Sporting garantiu que nunca o suspendeu e fez questão de esclarecer que o acordo de confidencialidade assinado na saída do técnico para o Al Hilal, “é entre o treinador e o Sporting”.

Bruno de Carvalho garantiu que deixará de ter uma relação de proximidade com os jogadores da equipa de futebol, explicando que esse papel caberá a Augusto Inácio, recentemente nomeado diretor para o futebol.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …