Torre Eiffel vai ser protegida por parede de vidro à prova de bala

Hostelworld.com

Torre Eiffel, Paris (França)

Torre Eiffel, Paris (França)

Uma parede de vidro à prova de bala com 2,5 metros de altura vai começar a ser instalada à volta da Torre Eiffel a partir do outono, para reforçar a segurança do monumento emblemático de Paris.

O dispositivo custará 20 milhões de euros e vai substituir as barreiras colocadas no local desde o Campeonato Europeu de Futebol de 2016, indicou a Câmara Municipal de Paris.

“Vamos substituir o gradeamento metálico nos eixos norte e sul por paredes de vidro, que permitirão aos parisienses e aos visitantes recuperar uma vista muito agradável do monumento a partir do Campo de Marte e da ponte de Iéna”, referiu Jean-François Martins, adjunto para o Turismo da presidente da Câmara de Paris, num comunicado.

Num encontro com os jornalistas, o responsável pela capital francesa assinalou que “o risco terrorista continua elevado em Paris e os locais mais expostos, no topo dos quais a Torre Eiffel, devem ser alvo de medidas de segurança especiais”.

Irá assim manter-se a revista de pessoas e o novo dispositivo deverá impedir intrusões de pessoas e veículos no terreiro, pelo que será alargado e incluirá os dois jardins e os dois lagos que enquadram a torre.

Inaugurada na altura da Exposição Universal de 1889, a Torre Eiffel é o monumento pago mais visitado do mundo, e recebe cerca de seis milhões de pessoas por ano.

A França foi palco, em 2015 e 2016, de uma série de atentados terroristas que causaram 238 mortos e centenas de feridos, a maioria em Paris.

Na semana passada, um homem atacou militares junto ao museu do Louvre, que também é o museu mais frequentado do mundo.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Então e não aparecem por aqui os detratores de Trump e Marine Le Pen a reclamar que tal medida será um ataque à liberdade e uma prova de racismo?.

  2. Ou seja, mais um muro… como é em França e para proteger o monumento mais importante de Paris, já lhe chamam uma parede de vidro e acham muito bem que se gaste uma fortuna nessa obra.

RESPONDER

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

Sondagens, sondagens, sondagens. O que esperar da noite eleitoral

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender o seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto as urnas não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …