Astrónomos ouviram o “toque” de um buraco negro recém-nascido pela primeira vez

(dr) The SXS (Simulating eXtreme Spacetimes) Project

Quando dois buracos negros colidem, formam-se ondas gravitacionais no próprio espaço

Uma equipa de cientistas ouviu o “toque” de um buraco negro recém-nascido pela primeira vez, tendo conseguido testar diretamente o teorema da calvície.

Quando tocamos um sino com um martelo, este continua a tocar algum tempo depois, à medida que o metal continua a vibrar. No caso dos buracos negros, parece que quando um toca noutro algo semelhante acontece embora, em vez de ondas sonoras, o recém-formado buraco negro envia ondas gravitacionais que se propagam pelo Universo.

Essas ondas gravitacionais são como um acorde. Agora, segundo o Science Alert, uma equipa de astrónomos descobriu como tocar notas individuais neste acorde, isto é, as frequências nas ondas gravitacionais — e, pela primeira vez, detetou duas delas.

De acordo com a teoria da relatividade geral de Einstein, é possível medir a massa e o movimento giratório de um buraco negro. Agora, estes cientistas inferiram que essas são as únicas propriedades detetáveis de um buraco negro, apoiando o teorema da calvície (que defende que os buracos negros só podem ser caracterizados por massa e rotação, sendo que todas as outras propriedades são “cabelo”).

“Todos esperamos que a relatividade geral esteja correta, mas esta é a primeira vez que a confirmamos desta maneira”, afirma o físico Maximiliano Isi, do Instituto Kavli de Astrofísica e Pesquisa Espacial Kavli do MIT, cujo estudo foi publicado na revista Physical Review Letters.

“Esta é a primeira medida experimental que consegue testar diretamente o teorema da calvície. Isto não significa que os buracos negros não poderiam ter ‘cabelo’. Significa a imagem de buracos negros sem ‘cabelo’ que vivem por mais um dia”, acrescenta.

A colisão em questão foi a primeira já detetada — GW 150914 — em setembro de 2015. Os cientistas traduziram as ondas gravitacionais em ondas sonoras, produzindo um sinal chirp:

Assim como os dois buracos negros se fundem em apenas um, há um período muito breve em que o novo buraco negro oscila, emitindo ondas gravitacionais mais fracas. Isto é chamado de ringdown, tendo os cientistas assumido que seria muito débil detetar ou analisar depois do pico da onda gravitacional no momento da colisão.

Anteriormente, o astrofísico Matthew Giesler e os seus colegas, da Caltech, nos EUA, determinaram, através de simulações, que logo após o pico da onda gravitacional, o período de ringdown incluía uma cacofonia de “conotações” — tons altos e de curta duração. Ao analisar um chirp de colisão no contexto de conotações, a equipa pôde isolar um toque de “assinatura” do novo buraco negro.

Isi e o resto da equipa pegaram neste trabalho e aplicaram-no ao GW 150914, concentrando-se no momento logo após o pico do chirp, tendo sido capazes de isolar o toque de “assinatura” — mesmo identificando dois tons distintos, correspondentes a frequências vibracionais distintas do novo buraco negro.

“Este foi um resultado surpreendente. A sabedoria convencional era que, quando o buraco negro remanescente se acalmasse para que qualquer tom pudesse ser detetado, as conotações decairiam quase completamente. “Em vez disso, verifica-se que as conotações são detetáveis antes que o som principal se torne visível”, explica o astrofísico teórico Saul Teukolsky, da Universidade de Cornell, também nos EUA.

A massa e a rotação calculadas a partir do tom e decaimento dos tons combinavam com as medições anteriores dessas duas propriedades, demonstrando que a deteção das conotações do ringdown de um buraco negro podem ser realizadas atualmente, com métodos atuais (o que significa que a tecnologia futura pode ser ainda maior).

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O ZAP está de parabéns ao dar prioridade e presentear-nos com tantas matérias sobre astronomia, astrofísica e todos os demais assuntos ligados com o Cosmos…
    Como todos nós somos constituídos por poeira das estrelas, logo precisamos conhecer a nossa origem, a nossa proveniência, a nossa casa…
    O ZAP está no rumo certo!! Obrigada…
    Assinado: Maria da Maia

RESPONDER

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …

Escolas devem reabrir normalmente. Governo preparado para decisões diferentes

As escolas devem reabrir em situação de normalidade e só uma evolução negativa da pandemia levará a decisões contrárias, de maior ou menor alcance, que o Governo disse esta quinta-feira estar preparado para tomar. Na conferência …

Família de ativista saudita teme que esteja a ser torturada na prisão

Familiares de uma importante ativista dos direitos das mulheres da Arábia Saudita, detida desde maio de 2018, temem que esteja a ser torturada na prisão, uma vez que não dá notícias há vários meses. Loujain al-Hathloul, …