Astrónomos ouviram o “toque” de um buraco negro recém-nascido pela primeira vez

(dr) The SXS (Simulating eXtreme Spacetimes) Project

Quando dois buracos negros colidem, formam-se ondas gravitacionais no próprio espaço

Uma equipa de cientistas ouviu o “toque” de um buraco negro recém-nascido pela primeira vez, tendo conseguido testar diretamente o teorema da calvície.

Quando tocamos um sino com um martelo, este continua a tocar algum tempo depois, à medida que o metal continua a vibrar. No caso dos buracos negros, parece que quando um toca noutro algo semelhante acontece embora, em vez de ondas sonoras, o recém-formado buraco negro envia ondas gravitacionais que se propagam pelo Universo.

Essas ondas gravitacionais são como um acorde. Agora, segundo o Science Alert, uma equipa de astrónomos descobriu como tocar notas individuais neste acorde, isto é, as frequências nas ondas gravitacionais — e, pela primeira vez, detetou duas delas.

De acordo com a teoria da relatividade geral de Einstein, é possível medir a massa e o movimento giratório de um buraco negro. Agora, estes cientistas inferiram que essas são as únicas propriedades detetáveis de um buraco negro, apoiando o teorema da calvície (que defende que os buracos negros só podem ser caracterizados por massa e rotação, sendo que todas as outras propriedades são “cabelo”).

“Todos esperamos que a relatividade geral esteja correta, mas esta é a primeira vez que a confirmamos desta maneira”, afirma o físico Maximiliano Isi, do Instituto Kavli de Astrofísica e Pesquisa Espacial Kavli do MIT, cujo estudo foi publicado na revista Physical Review Letters.

“Esta é a primeira medida experimental que consegue testar diretamente o teorema da calvície. Isto não significa que os buracos negros não poderiam ter ‘cabelo’. Significa a imagem de buracos negros sem ‘cabelo’ que vivem por mais um dia”, acrescenta.

A colisão em questão foi a primeira já detetada — GW 150914 — em setembro de 2015. Os cientistas traduziram as ondas gravitacionais em ondas sonoras, produzindo um sinal chirp:

Assim como os dois buracos negros se fundem em apenas um, há um período muito breve em que o novo buraco negro oscila, emitindo ondas gravitacionais mais fracas. Isto é chamado de ringdown, tendo os cientistas assumido que seria muito débil detetar ou analisar depois do pico da onda gravitacional no momento da colisão.

Anteriormente, o astrofísico Matthew Giesler e os seus colegas, da Caltech, nos EUA, determinaram, através de simulações, que logo após o pico da onda gravitacional, o período de ringdown incluía uma cacofonia de “conotações” — tons altos e de curta duração. Ao analisar um chirp de colisão no contexto de conotações, a equipa pôde isolar um toque de “assinatura” do novo buraco negro.

Isi e o resto da equipa pegaram neste trabalho e aplicaram-no ao GW 150914, concentrando-se no momento logo após o pico do chirp, tendo sido capazes de isolar o toque de “assinatura” — mesmo identificando dois tons distintos, correspondentes a frequências vibracionais distintas do novo buraco negro.

“Este foi um resultado surpreendente. A sabedoria convencional era que, quando o buraco negro remanescente se acalmasse para que qualquer tom pudesse ser detetado, as conotações decairiam quase completamente. “Em vez disso, verifica-se que as conotações são detetáveis antes que o som principal se torne visível”, explica o astrofísico teórico Saul Teukolsky, da Universidade de Cornell, também nos EUA.

A massa e a rotação calculadas a partir do tom e decaimento dos tons combinavam com as medições anteriores dessas duas propriedades, demonstrando que a deteção das conotações do ringdown de um buraco negro podem ser realizadas atualmente, com métodos atuais (o que significa que a tecnologia futura pode ser ainda maior).

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O ZAP está de parabéns ao dar prioridade e presentear-nos com tantas matérias sobre astronomia, astrofísica e todos os demais assuntos ligados com o Cosmos…
    Como todos nós somos constituídos por poeira das estrelas, logo precisamos conhecer a nossa origem, a nossa proveniência, a nossa casa…
    O ZAP está no rumo certo!! Obrigada…
    Assinado: Maria da Maia

RESPONDER

Reclamação do PSD sobre contagem dos votos. Nulidade da eleição afastada

O Tribunal Constitucional começa esta segunda-feira a analisar o recurso do PSD que, na quinta-feira passada, pediu a revisão da contagem de votos dos círculos da emigração. Em causa, no protesto do PSD, está o facto …

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …

Bolívia. Resultados preliminares dão vitória a Morales, mas com segunda volta

O chefe de Estado boliviano lidera os resultados preliminares da primeira volta das eleições Presidenciais, mas parece ser obrigado a disputar uma segunda ronda contra o ex-Presidente Carlos Mesa. A autoridade eleitoral da Bolívia indicou que, …

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …