Tondela vs Sporting | Bas Dost dá cartas e faz “poker”

GoalPoint-Tondela-Sporting-LIGA-NOS-201617-1068x522.jpg

O Sporting goleou o Tondela, fora, por 4-1, numa partida em que o destaque vai todo para Bas Dost, autor dos quatro golos leoninos.

O holandês fez dois de grande penalidade e ainda falhou uma terceira, a primeira vez que tal lhe aconteceu na carreira em jogos oficiais. As facilidades concedidas pelos da casa no último reduto ajudaram à festa leonina.

O Jogo explicado em Números

  • Apesar das muitas alterações – Matheus Pereira, Daniel Podence e Martin Zeegelaar foram apostas, para além de Bryan Ruiz na posição de médio-ofensivo -, o Sporting entrou autoritário, com 72% de posse e 62% de duelos ganhos nos primeiros dez minutos. Nos remates, empate a um, mas só o “leão” enquadrou o seu.
  • O Tondela soltou-se um pouco mais e, por volta dos 25 minutos, tinha 35% de posse e apenas menos um remate que o Sporting (2-3, 1-2 enquadrados). O problema eram mesmo os apenas 64% de passes certos, em 70 realizados.
  • Cláudio Ramos, com duas defesas na baliza do Tondela, e Bryan Ruiz, muito certo no passe no “miolo” leonino (19 entregas certas em 20), destacavam-se dos demais à meia-hora, ambos com GoalPoint Ratings de 6.0.
  • Até que aos 33 minutos, Podence cruzou da esquerda para um remate de primeira de Bas Dost na grande área, para o 1-0. Foi o 19º golo do holandês na Liga NOS e o corolário de um domínio claro, nem sempre esclarecido.
  • Clara superioridade leonina ao intervalo, expressa no resultado. No descanso os “leões” registavam 71% de posse de bola, 85% de passes certos, cinco remates e três deles enquadrados, embora apenas quatro passes para ocasião, dois de Podence e outros tantos de Bryan Ruiz.
  • O autor do golo, Bas Dost, estava a ter um jogo discreto, com seis passes falhados em 14 tentativas, mas a sua tarefa é marcar e fê-lo no único remate que realizou no primeiro tempo – ganhou ainda quatro de cinco duelos aéreos. Era, ao intervalo, o homem do jogo, com um GoalPoint Rating de 6.8.
  • O jogo estava com uma toada semelhante no arranque do segundo tempo, com o Tondela a tentar responder, mas a não ultrapassar os 38% de posse nesta fase. Mas a insistência acabou por dar frutos aos 53 minutos, com Murillo a empatar – já havia marcado em Alvalade – após assistência de Pedro Nuno. Porém, Bas Dost, aos 55 minutos, recolocou o Sporting na frente, 2-1, sozinho perante Cláudio Ramos, assistência de Matheus.
  • O Tondela não desistiu e chegou aos 40% de posse no segundo tempo, por volta dos 65 minutos, com três remates na etapa complementar, dois deles enquadrados, mas começou a ter mais dificuldades para criar perigo concreto, com apenas um disparo na grande área.
  • Kaká fez falta sobre Gelson na grande área dos da casa, aos 69 minutos, e Bas Dost converteu o castigo máximo, consumando o “hat-trick”. Aos 77, também de penalty, fez o “poker”, o 4-1.
  • Aos 90, Dost voltou a bater nova grande penalidade, mas falhou um lance destes pela primeira vez na carreira. No final, uma goleada, justa, que se explica pela forma como o Tondela deixou a bola entrar na sua grande área.
  • Dos 12 remates dos “leões”, 11 aconteceram ali mesmo, onde tudo se decide.

O Homem do Jogo

Não há muito a dizer sobre o melhor em campo. Só poderia mesmo ser o homem que fez quatro golos, Bas Dost. O holandês terminou com um GoalPoint Rating de 8.2, que só não foi maior devido à grande penalidade que desperdiçou perto do fim. De resto, Dost somou sete remates, seis deles enquadrados, e ganhou quatro de sete duelos aéreos.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/840670626092326913

Jogadores em foco

  • D. Podence 6.8 – Foi pela primeira vez titular na Liga NOS pelo Sporting e espalhou magia. Velocidade, técnica, boas decisões, uma assistência, três passes para ocasião e três dribles eficazes em três tentativas.
  • Bryan Ruiz 6.5 – Perante as muitas ausências no “leão”, Jorge Jesus colocou o costa-riquenho a médio-ofensivo, e não desiludiu, com 92% de passes certos, 78 toques e, pasme-se, nove recuperações de bola.
  • Rui Patrício 6.4 – Desengane-se quem pensa que o guardião do Sporting teve uma noite descansada. É que o Tondela fez nove remates, cinco deles enquadrados, e Patrício fez quatro defesas.
  • Pedro Nuno 6.4 – Foi o melhor do Tondela. Registou três remates, dois deles enquadrados, e fez a assistência para o golo de Murillo. Colocou a bola 12 vezes na área do Sporting, o máximo da partida.
  • Cláudio Ramos 6.2 – A nota do guardião tondelense acaba penalizada pelos quatro golos sofridos, mas a verdade é que voltou a rubricar uma bela exibição, com quatro defesas, uma delas uma grande penalidade.

Resumo

 

GoalPoint-Tondela-Sporting-LIGA-NOS-201617-Ratings.jpg

PARTILHAR

RESPONDER

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …

TAP deu prémios em ano de prejuízos quando era totalmente pública

O presidente executivo da TAP disse que os prémios atribuídos relacionam-se com a melhoria de indicadores e que não é a primeira vez que a companhia paga prémios em ano de prejuízos, incluindo quando era …

MP pede à Hungria extensão do Mandado de Detenção Europeu de Rui Pinto

O Ministério Público (MP) pediu à Hungria o alargamento do Mandado de Detenção Europeu (MDE) de Rui Pinto para assim poder acusar o colaborador do Football Leaks por novos factos apurados na investigação relacionada com …

Alcochete. Bruno de Carvalho está na lista internacional de terroristas

Juntamente com os outros 43 arguidos do processo do ataque à Academia de Alcochete, Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting CP, está na lista internacional de terroristas. A advogada de Fernando Mendes, antigo líder da …

O primeiro golfinho boto-branco ibérico visitou praias de Matosinhos e Porto. Chama-se Gaspar

O primeiro golfinho boto-branco registado na Península Ibérica tem visitado as praias do Porto e de Matosinhos e, além de ser bastante "sociável", os pescadores acreditam tratar-se de uma fêmea por já o terem avistado …

Centro nos EUA com condições "cruéis e ilegais" mantém quase 2 mil crianças detidas

A Amnistia Internacional (AI) denunciou nesta quinta-feira as condições "cruéis e ilegais" em que vivem quase duas mil crianças migrantes, a maior parte desacompanhada, num centro de detenção em Homestead, na Florida, Estados Unidos (EUA), …

Governo vai agravar penalização por uso do telemóvel ao volante

O Governo anunciou esta quinta-feira que está a fazer “alterações cirúrgicas” ao Código da Estrada que passam por agravar a penalização ao uso do telemóvel durante a condução e reduzir o período de notificação das …