Tondela 1-3 Benfica | Everton reensina “águia” a voar

Paulo Cunha / Lusa

O Benfica regressou às vitórias, 3-1 em casa do Tondela, após a debacle verificada em casa na jornada passada ante o Gil Vicente.

Os “encarnados” voltaram a apresentar-se em 4-4-2, com um futebol largo, a aproveitar as alas, em especial a esquerda, onde Everton “Cebolinha” encontrou o contexto ideal – e os espaços – para soltar a sua criatividade e talento.

Ainda assim, desengane-se quem pensa que foram tudo rosas para os benfiquistas, que facilitaram no posicionamento defensivo e permitiram variadíssimas transições beirãs. Everton, Darwin e Gonçalo Ramos fizeram os golos visitantes, Eduardo Quaresma o do Tondela.

Excelente primeira parte do Benfica nos momentos ofensivos. A defender o posicionamento não foi o melhor, permitindo ao Tondela realizar transições com muita facilidade, pelos três corredores, e os beirões até criaram bons lances, o melhor já perto do descanso, quando Salvador Agra, completamente solto na área, atirou ao lado.

O português teria reduzido uma desvantagem que foi sendo construída por um Benfica em 4-4-2, a utilizar toda a largura do terreno para realizar excelentes combinações, com Everton e Darwin Núñez em grande evidência.

O brasileiro abriu a contagem aos 23 minutos, a concluir uma espectacular combinação com Álex Grimaldo.

Darwin ampliou aos 34, com um fantástico remate de pé direito, cruzado e muito colocado, após flectir da esquerda para a direita.

Por este lance, o uruguaio era o melhor na primeira parte, com um GoalPoint Rating de 7.2, ele que registou ainda três remates, um à barra, e os outros dois enquadrados.

O terceiro golo não tardou, este da autoria de Gonçalo Ramos e mais uma vez com Everton na jogada, a fazer a assistência.

O Benfica conseguia atacar com muitos jogadores, dando linhas de passe no último terço para realizar combinações e parecia mais perto o quarto golo que o tento dos da casa.

Pior ficou o Tondela aos 66 minutos, quando Neto Borges viu o segundo amarelo e foi para os balneários mais cedo.

Os da casa sentiram o golpe, e quem via o jogo sentiu que tudo estava decidido, incluindo os próprios jogadores do Benfica, que tiraram claramente o pé do acelerador até final, sintoma que permitiu aos da casa reduzir perto do fim por Eduardo Quaresma, na sequência de um canto.

Melhor em Campo

Estupendo jogo do extremo brasileiro, que nos tempos mais recentes parece soltar-se e a querer mostrar parte da sua melhor face. Everton foi o melhor em campo em Tondela, com intensidade e vontade de procurar ou criar espaços, combinar com os colegas e alvejar a baliza.

“Cebolinha” terminou com um GoalPoint Rating de 7.8, fruto de um golo e duas assistências, quatro passes para finalização, nove passes ofensivos valiosos, mas também dois desarmes. Esteve nos três tentos benfiquistas em apenas 60 minutos em campo. A questão é se é para continuar…

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.