Os tomates têm uma espécie de sistema nervoso que avisa sobre ataques

Os tomates que estão a ser comidos por insetos usam sinais elétricos para enviar um alerta para o resto da planta, semelhante à forma como o nosso sistema nervoso avisa sobre danos.

E que efeito têm estes sinais? Aparentemente ajudam a planta a reunir defesas, como a libertação de peróxido de hidrogénio, uma substância química que combate infeções microbianas em tecidos danificados, descobriu um novo estudo.

As plantas podem não ter neurónios como nós, mas têm xilema e floema, pequenos tubos que usam para mover a seiva entre as suas raízes, folhas e frutos, explica a New Scientist. Através destes canais, iões carregados conseguem propagar sinais elétricos em diferentes partes da planta.

Um estudo anterior já tinha descoberto que folhas que são danificadas enviam sinais de aviso para as outras folhas. Agora, uma equipa de investigadores da Universidade Federal de Pelotas, no Brasil, quis testar se o mesmo acontecia com os frutos.

Os autores colocaram plantas de tomate-cereja dentro de gaiolas de Faraday, juntamente com lagartas. Elétrodos colocados nos caules mostraram que os padrões de atividade elétrica mudaram durante e depois de as lagartas começarem a comer.

“A atividade elétrica do fruto muda constantemente a cada segundo”, diz a autora principal do estudo, Gabriela Niemeyer Reissig. “Conseguimos encontrar um padrão [distinto] na atividade elétrica quando um inseto ataca”.

Houve também um aumento nos níveis de peróxido de hidrogénio produzido por frutas e folhas intocadas em toda a planta. Niemeyer Reissig sugere que isso “provavelmente, é para evitar infeções microbianas de tecidos danificados”.

Os resultados do estudo foram publicados recentemente na revista Frontiers in Sustainable Food Systems.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

PSG na Liga dos Campeões: que plantel tinha em 2012?

Messi, Neymar e Mbappé são três das "estrelas" do clube francês, que vai iniciar a sua 10.ª participação consecutiva no torneio. Na primeira, o elenco era bem diferente. Não serão todos os olhos postos, mas quase: …

Número de médicos mais do que triplicou desde o nascimento do SNS, afirma Ordem

O número de médicos inscritos na Ordem (OM) mais do que triplicou nos 42 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), num período em que a sociedade sofreu "mudanças importantes", evocou hoje a OM. Em comunicado …

Sporting SAD com prejuízo de 33 milhões de euros. Varandas fala em "Novo Sporting"

Presidente leonino justifica maus resultados financeiros com o "contexto mundial de crise, com consequências na quebra de transação de jogadores e das receitas operacionais pela ausência de público nos estádios”. A Sporting SAD apresentou um resultado …

Livro revela que antepassados de Joe Biden possuíam escravos

Uma investigação revelou que dois antepassados de Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, foram proprietários de três escravos. Dois antepassados do lado paterno do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, eram proprietários de três escravos. Segundo …

Mudanças às regras do teletrabalho só serão votadas depois das autárquicas

O Parlamento só deverá votar os projetos de lei para alterar as regras do teletrabalho após as eleições autárquicas, com o pedido de adiamento do prazo para a apresentação a empurrar a votação final global …

Portugal é o país do mundo com maior taxa de vacinação completa

Esta quarta-feira, Portugal é o país do mundo com maior percentagem de população com a vacinação contra a covid-19 já completa. Portugal é o país em todo o mundo com uma maior percentagem da população já …

Quase todos os presidentes da câmara tentam a reeleição. Mais de metade entra no último mandato

Eleições de 2025 começam já a ser preparadas pelos partidos, dada o número significativo de autarcas que atinge o número máximo de mandatos permitidos por lei. As eleições autárquicas de 26 de setembro serão marcadas por …

"Portugal em situação única no mundo". Peritos defendem o fim de todas as restrições (só há duas dúvidas)

Os especialistas responsáveis pela definição das medidas contra a pandemia de covid-19 vão defender, nesta quinta-feira, na reunião do Infarmed, o fim de todas as restrições obrigatórias, considerando que chegou o momento da "libertação total". …

Associação Mutualista Montepio com prejuízo consolidado de 86 milhões em 2020

A Associação Mutualista Montepio teve um prejuízo consolidado de 86 milhões de euros em 2020, após um lucro de nove milhões de euros em 2019, penalizado pelas perdas de 81 milhões de euros do Banco …

"Uma morte horrível". Suspeitas de erro clínico no caso de mulher atacada por bode

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) abriu um inquérito à morte de uma mulher de 81 anos que foi atacada por um bode. Há suspeitas de que houve um erro clínico, com uma alegada …