Tomar banho demasiadas vezes é prejudicial para o microbioma humano

Tomar banho é uma boa maneira para despertar de manhã ou para relaxar antes de dormir. No entanto, durante um banho, perdemos mais do que apenas suor.

Segundo um estudo realizado com indígenas Yanomami da Amazónia, os banhos frequentes removem organismos benéficos e óleos importantes da nossa pele.

A nossa pele está coberta por um microbioma formado por bactérias, vírus e outros micróbios eucarióticos. Sem eles, teríamos sérios problemas com o funcionamento do sistema imunológico, com a digestão e até com o coração.

Há provas de que tomar banho com muita frequência e com produtos agressivos danifica nosso microbioma, resultando em problemas de pele e até alérgicos.

O medo do contacto com a sujidade e os germes pode ser o culpado do aumento de casos de alergias nas novas gerações. É por isso que os médicos incentivam as crianças a brincar descalças no quintal, para terem contacto com todo tipo de germes.

O povo Yanomami não tem qualquer contacto com outras pessoas e, de acordo com os especialistas, a sua pele, bocas e fezes apresentam a mais rica variedade de bactérias já encontrada em qualquer população até agora.

No entanto, os estudos mais diretos sobre este assunto são escassos, porque é difícil reunir um grupo de voluntários que esteja disposto a deixar de tomar banho durante muito tempo.

Há observações individuais longe de serem caracterizadas como estudos científicos, como as de James Hamblin do jornal The Atlantic, que publicou um ensaio em 2016 no qual divulga a sua experiência de deixar de tomar banho todos os dias.

No início, eu era um monstro oleoso e mal cheiroso”, afirmou. Depois, o mau cheiro e o excesso de oleosidade diminuíram. Para afastar a hipótese de que Hamblin se tinha habituado ao seu próprio mau cheiro, o jornalista pedia a amigos que confirmassem se realmente estava a cheirar mal ou não, e eles diziam que não estava.

Outra jornalista, Julia Scott, usou produtos de uma empresa chamada AOBiome, que promove um microbioma saudável, e contou que nos primeiros dias de adaptação os amigos diziam que cheirava a cebola. Mas, alguns dias depois, o mau odor desapareceu.

Julia Scott disse que, no final da experiência, apenas uma semana de banhos diários foi suficiente para destruir a sua colónia de bactérias saudáveis.

E aí, você tem coragem de diminuir a frequência dos banhos ou deixar de usar shampoos e sabonetes tradicionais?

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O que querem dizer com “com produtos agressivos”? Poderiam dar um exemplo para informar melhor as pessoas. Presumo que queriam dizer “Sodium Laureth (e Lauryl) Sulfate”, um poderoso desengordurante industrial, que está em quase todos os shampoos, geis de duche e sabonetes, pastas de dentes(sim,também metem isso dentro da boca!) à venda nos supermercados.
    E este é apenas um dos químicos…Falta o resto de lista de ingredientes…

RESPONDER

Ações de Isabel dos Santos na Galp, NOS, Efacec e EuroBic escapam a ordem judicial

As ações de Isabel dos Santos em empresas como Galp, NOS, Efacec e EuroBic não estão abrangidas na ordem judicial relativa ao arresto das suas contas bancárias. O arresto das contas bancárias de Isabel dos Santos …

Covid-19. Presidente chinês diz que há “progresso visível”, mas número de mortos ultrapassa os 2.000

O Presidente da China defendeu esta quarta-feira que as medidas aplicadas pelas autoridades chinesas para travar a propagação do novo coronavírus, estão a alcançar um "progresso visível", num "momento crucial" da crise que paralisou o …

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …