Todos os alunos e professores vão ter computadores no final do próximo ano

1

Todos os alunos e professores da escolaridade obrigatória vão ter computadores novos até ao final do próximo ano. A garantia é dada pelo Governo.

A informação técnica sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) avança que um dos compromissos do programa Escola Digital é, precisamente, dar a todos os alunos e professores da escolaridade obrigatória computadores novos.

Ao todo, avança o Público, são destinados 559 milhões de euros da bazuca europeia para a Educação nos próximos cinco anos.

O Plano de Recuperação e Resiliência prevê que sejam adquiridos mais de um milhão de computadores pessoais para professores e alunos, um somatório que inclui cerca de 450 mil equipamentos comprados ao longo deste ano letivo e que começaram por ser entregues aos alunos carenciados.

A “universalização desta medida” será feita no próximo ano. Serão disponibilizados mais 600 mil equipamentos “aos restantes alunos do ensino básico e secundário e docentes dos estabelecimentos de ensino públicos em Portugal continental” até ao final de 2022.

Serão também adquiridos projetores para as escolas, cerca de 40 mil. Outra das novidades do Escola Digital é a instalação de Laboratórios de Educação Digital (LED) nas escolas básicas e secundárias, que vão estar equipados com ferramentas especializadas como kits de robótica ou impressoras 3D.

Nestas aquisições, o Governo prevê gastar 280 milhões dos 559 milhões que o PRR destina ao Escola Digital. A outra grande fatia (150 milhões) vai para a expansão da Rede Alargada da Educação, a plataforma de comunicação que permite a ligação à Internet das mais de 4.400 escolas do país.

Ao todo, o Escola Digital destina 500 milhões de euros para a transição digital nos estabelecimentos de ensino do continente, aos quais se juntam mais 59 milhões de destinados a investimentos nas salas de aulas e na compra de equipamentos nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

Liliana Malainho, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.