O Titanic foi afinal encontrado durante missão ultra-secreta da Marinha dos EUA

O navio naufragado mais famoso do mundo poderia ter permanecido no leito marinho por muito mais tempo – se não tivesse sido, afinal, descoberto durante uma missão ultra-secreta, durante a Guerra Fria.

“A Marinha está finalmente a falar sobre o assunto”, diz ao National Geographic o oceanógrafo Robert Ballard, comandante da Marinha dos EUA que encontrou os destroços do navio de passageiros Titanic em 1985.

Até agira, a história exacta da forma como o mítico RMS Titanic tinha sido encontrado permanecia secreta. Mas documentos oficiais recentemente desclassificados permitiram a Ballard contar a sua história, que é revelada num novo documentário do canal televisivo.

Em 1982, Robert Ballard pediu ajuda à Marinha dos EUA. O cientista precisava de financiamento para o seu projecto de um submersível robotizado, que seria usado pelo oceanógrafo para encontrar o mais famoso navio naufragado do mundo: o RMS Titanic.

Os militares norte-americanos demonstraram interesse no ambicioso projecto, mas não partilhavam o optimismo do cientista quanto à probabilidade de sucesso das buscas do lendário navio.

Na altura, a Marinha norte-americana estava particularmente preocupada com outras duas embarcações. Era necessário encontrar os destroços de dois submarinos dos EUA, o USS Thresher e o USS Scorpion, que tinham naufragado em 1963 e 1968.

Como as embarcações tinham a bordo reactores nucleares, os EUA queriam perceber até que ponto o ambiente tinha sido afectado com a destruição dos dois submarinos, bem como identificar a causa exacta dos naufrágios.

A chefia da Marinha norte-americana resolveu financiar o projecto de Ballard, mas com uma condição: o cientista deveria participar na missão secreta de busca dos submarinos naufragados. O então comandante da Marina deixou claro: Ballard poderia procurar o Titanic apenas se houvesse tempo. O oceanógrafo não teve alternativa, e concordou.

Oficiais que serviam na Marinha norte-americana na época confessaram que ninguém acreditava que as buscas de Ballard poderiam trazer de volta o lendário navio de passageiros. Mas a missão secreta em busca dos dois submarinos foi concluída com sucesso e antecedência, dando ao oceanógrafo 12 dias para procurar o Titanic.

Este tempo foi suficiente para Ballard concretizar uma das maiores descobertas do século.

O achado dos destroços do navio provocou um verdadeiro alvoroço. “Claro que a chefia da Marinha não esperava que Ballard encontrasse o Titanic, e quando isso aconteceu, ficaram muito nervosos, por causa da publicidade“, conta o antigo oficial.

Durante todo este tempo, o oceanógrafo não pôde falar sobre a sua colaboração com os militares. Mas apesar das preocupações do governo dos EUA, os militares conseguiram manter a missão de Ballard em segredo – e só várias décadas mais tarde a verdade acerca da forma como o Titanic foi encontrado veio à tona.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto só prova que o complexo industrial-militar sabe das coisas, esconde a informação durante o tempo que quer e depois lá se lembram de informar o rebanho,quando acham que a população se encontra preparada para tal informação.
    E o que já sabem eles e que nós nem sonhamos ainda?… Muita coisa que pode mudar a vida da Humanidade num segundo… Nunca mais ninguém penava neste mundo….Mas infelizmente as grandes corporações poderosas não estão preparadas para perder o poder($$$), pois acreditem, o dinheiro tornava-se completamente obsoleto, não fazia sentido nenhum haver dinheiro quando poderíamos ter TUDO.
    FULL DISCLOSURE JÁ!

RESPONDER

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …

Nos Países Baixos, há drive-ins para as crianças poderem visitar o Pai Natal em tempo de pandemia

Muito se tem falado de como será o Natal neste ano atípico. Contudo, há países que já começam a arranjar alternativas para a época festiva. Nos Países Baixos, os drive-ins estão a ser usados para …

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …

Estado de emergência. Maioria dos portugueses concorda com novas medidas de restrição

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã revela que a maioria dos portugueses concorda com o regresso ao estado de emergência e com as restrições impostas pelo Governo. De acordo com o Correio da …

Taarabt é o terceiro jogador do Benfica infetado com covid-19

O internacional marroquino também testou positivo à covid-19, dois dias antes de o Benfica, que já tinha previstas oito baixas no plantel, defrontar o Rangers para a Liga Europa.  Depois de Darwin Nuñez e Julian Weigl …

Oposição israelita pedirá dissolução do parlamento e novas eleições

O líder da oposição israelita, Yair Lapid, anunciou na segunda-feira que apresentará na próxima semana uma iniciativa para dissolver o Knesset (parlamento) e convocar eleições, num contexto de tensão na coligação governamental, noticiou a agência …