O Titanic foi afinal encontrado durante missão ultra-secreta da Marinha dos EUA

O navio naufragado mais famoso do mundo poderia ter permanecido no leito marinho por muito mais tempo – se não tivesse sido, afinal, descoberto durante uma missão ultra-secreta, durante a Guerra Fria.

“A Marinha está finalmente a falar sobre o assunto”, diz ao National Geographic o oceanógrafo Robert Ballard, comandante da Marinha dos EUA que encontrou os destroços do navio de passageiros Titanic em 1985.

Até agira, a história exacta da forma como o mítico RMS Titanic tinha sido encontrado permanecia secreta. Mas documentos oficiais recentemente desclassificados permitiram a Ballard contar a sua história, que é revelada num novo documentário do canal televisivo.

Em 1982, Robert Ballard pediu ajuda à Marinha dos EUA. O cientista precisava de financiamento para o seu projecto de um submersível robotizado, que seria usado pelo oceanógrafo para encontrar o mais famoso navio naufragado do mundo: o RMS Titanic.

Os militares norte-americanos demonstraram interesse no ambicioso projecto, mas não partilhavam o optimismo do cientista quanto à probabilidade de sucesso das buscas do lendário navio.

Na altura, a Marinha norte-americana estava particularmente preocupada com outras duas embarcações. Era necessário encontrar os destroços de dois submarinos dos EUA, o USS Thresher e o USS Scorpion, que tinham naufragado em 1963 e 1968.

Como as embarcações tinham a bordo reactores nucleares, os EUA queriam perceber até que ponto o ambiente tinha sido afectado com a destruição dos dois submarinos, bem como identificar a causa exacta dos naufrágios.

A chefia da Marinha norte-americana resolveu financiar o projecto de Ballard, mas com uma condição: o cientista deveria participar na missão secreta de busca dos submarinos naufragados. O então comandante da Marina deixou claro: Ballard poderia procurar o Titanic apenas se houvesse tempo. O oceanógrafo não teve alternativa, e concordou.

Oficiais que serviam na Marinha norte-americana na época confessaram que ninguém acreditava que as buscas de Ballard poderiam trazer de volta o lendário navio de passageiros. Mas a missão secreta em busca dos dois submarinos foi concluída com sucesso e antecedência, dando ao oceanógrafo 12 dias para procurar o Titanic.

Este tempo foi suficiente para Ballard concretizar uma das maiores descobertas do século.

O achado dos destroços do navio provocou um verdadeiro alvoroço. “Claro que a chefia da Marinha não esperava que Ballard encontrasse o Titanic, e quando isso aconteceu, ficaram muito nervosos, por causa da publicidade“, conta o antigo oficial.

Durante todo este tempo, o oceanógrafo não pôde falar sobre a sua colaboração com os militares. Mas apesar das preocupações do governo dos EUA, os militares conseguiram manter a missão de Ballard em segredo – e só várias décadas mais tarde a verdade acerca da forma como o Titanic foi encontrado veio à tona.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto só prova que o complexo industrial-militar sabe das coisas, esconde a informação durante o tempo que quer e depois lá se lembram de informar o rebanho,quando acham que a população se encontra preparada para tal informação.
    E o que já sabem eles e que nós nem sonhamos ainda?… Muita coisa que pode mudar a vida da Humanidade num segundo… Nunca mais ninguém penava neste mundo….Mas infelizmente as grandes corporações poderosas não estão preparadas para perder o poder($$$), pois acreditem, o dinheiro tornava-se completamente obsoleto, não fazia sentido nenhum haver dinheiro quando poderíamos ter TUDO.
    FULL DISCLOSURE JÁ!

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …