A exótica lua de Saturno pode abrigar vida alienígena

NASA / JPL-Caltech

Amanda Hendrix, cientista planetária NASA e responsável pelo programa de exploração de locais do Sistema Solar que poderiam albergar oceanos subterrâneos, sugere que alguma estranha forma de vida pode viver em Titã, o segundo maior satélite de Saturno.

“Temos que perceber se estes oceanos são habitáveis e, se assim for, [verificar] se há vida neles”, afirmou Hendrix ao jornal Express, dando conta dos objetivos do Programa de Exploração de Oceanos que lidera.

Titã, muitas vezes apontada como a lua exótica de Saturno, é o segundo maior satélite do planeta e os especialistas têm evidências claras de que este mundo contém massas líquidas estáveis à superfície. “Titã é um mundo oceânico único, porque tem um oceano no subsolo e tem também lagos de hidrocarbonetos líquidos à superfície”, destacou.

Hendrix acredita que as condições na superfície de Titã são bastante apropriadas para a presença de vida. Apesar das potencialidades, a cientistas duvida que “existam alienígenas com cabeças verdes a nadar por ai”, apostando antes que os oceanos da lua possam conter algumas “formas de vida simples”. “Pode haver algum modo de vida louco baseado no metano existente à superfície de Titã”, apontou.

A cientista aponta ainda que, além de Titã, existem dois outros lugares que podiam abrigar vida: em Enceladus (o sexto maior satélite de Saturno), e na Europa (o sexto satélite natural de Júpiter). Segundo revelou a cientista, a agência espacial norte-americana está atualmente a decidir duas missões astronómicas para estudar estes satélites.

Apesar de a água ser uma condição considerada como básica para a vida, os cientistas não chegaram ainda a um consenso, continuando a debater se a água e os mundos oceânicos são propícios a formas de vida ainda desconhecidas ou se são, em sentido inverso, hostis a seres alienígenas – a procura por estas formas de vida vai, certamente, continuar e o debate promete continuar aceso.

ZAP //

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. Esclarecendo essa frase do texto: “Os extraterrestres estão trancados nos seus próprios mundos (e é por isso que ainda não os encontramos)” Na verdade nós não os encontramos ainda pq somos nós a única forma de vida que ainda está trancada no seu mundo! Todos os outros já estão passeando pelo universo livremente!

  2. Se não me engano a nasa quer transformar júpter em um sol, queria saber o que a nasa ganha com isso? Ele nem conseguem entrar em certos planetas e querem destruir júpter, e se houver vida lá, a nasa estaria acabando com eles.

  3. Essa resposta da Daniela foi demais.
    Parabéns Daniela !!!
    Vc saiu da caixa. Isso significa que não acredita mais em teorias porque você pensa.
    Penso, logo existo.

    Os cientistas da NASA procuram extraterrestres em todo lugar menos na Lua.

    Vídeos da NASA já mostraram várias vezes naves passeando pela Lua.

    Valeu Daniela.

  4. olha aqui na terra muita gente já saiu da casinha. rsrsrsrs parabéns Daniela. mais é isso mesmo somos os atrasados nesta história.

  5. O universo é aleatório, a vida se desenvolve de acordo com as condições do ambiente, podem existir seres mais e menos desenvolvidos por aí, um dia a gente chega lá. É ignorância achar que não exista alguém (s) que criou um estímulo pra evolução. Agora ignorância maior e ficar preso à uma religião, cabeça fechada e influenciada e sendo hipócrita.

  6. Se algum de nós pensasse bem e visse o que vi, nunca quereria sair da Terra. Nós somos a única imagem com o formato , ação e noção a existir no Cosmo. As etapas da criação e evolução no Bloco de JG*3728 é de estarrecer os nossos conhecimentos e não temos termos para comparação. Qual a expressão que usaríamos ao verem nossa frente uma imagem que não teríamos palavras em nossos idiomas para defini-la? Vamo-nos acostumando, primeiro, com as visitas que “eles” nos farão e esperarmos as oportunidades de adaptação. Os fantásticos ” seres” não são agressivos e sim curiosos e até acham que nós Terráqueos somos perigosos. Não existe a possibilidade em aprender a tecnologia do “alienígena” JG*3728. È uma ida ao Caos… É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …