A exótica lua de Saturno pode abrigar vida alienígena

NASA / JPL-Caltech

Amanda Hendrix, cientista planetária NASA e responsável pelo programa de exploração de locais do Sistema Solar que poderiam albergar oceanos subterrâneos, sugere que alguma estranha forma de vida pode viver em Titã, o segundo maior satélite de Saturno.

“Temos que perceber se estes oceanos são habitáveis e, se assim for, [verificar] se há vida neles”, afirmou Hendrix ao jornal Express, dando conta dos objetivos do Programa de Exploração de Oceanos que lidera.

Titã, muitas vezes apontada como a lua exótica de Saturno, é o segundo maior satélite do planeta e os especialistas têm evidências claras de que este mundo contém massas líquidas estáveis à superfície. “Titã é um mundo oceânico único, porque tem um oceano no subsolo e tem também lagos de hidrocarbonetos líquidos à superfície”, destacou.

Hendrix acredita que as condições na superfície de Titã são bastante apropriadas para a presença de vida. Apesar das potencialidades, a cientistas duvida que “existam alienígenas com cabeças verdes a nadar por ai”, apostando antes que os oceanos da lua possam conter algumas “formas de vida simples”. “Pode haver algum modo de vida louco baseado no metano existente à superfície de Titã”, apontou.

A cientista aponta ainda que, além de Titã, existem dois outros lugares que podiam abrigar vida: em Enceladus (o sexto maior satélite de Saturno), e na Europa (o sexto satélite natural de Júpiter). Segundo revelou a cientista, a agência espacial norte-americana está atualmente a decidir duas missões astronómicas para estudar estes satélites.

Apesar de a água ser uma condição considerada como básica para a vida, os cientistas não chegaram ainda a um consenso, continuando a debater se a água e os mundos oceânicos são propícios a formas de vida ainda desconhecidas ou se são, em sentido inverso, hostis a seres alienígenas – a procura por estas formas de vida vai, certamente, continuar e o debate promete continuar aceso.

ZAP //

PARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. Esclarecendo essa frase do texto: “Os extraterrestres estão trancados nos seus próprios mundos (e é por isso que ainda não os encontramos)” Na verdade nós não os encontramos ainda pq somos nós a única forma de vida que ainda está trancada no seu mundo! Todos os outros já estão passeando pelo universo livremente!

  2. Se não me engano a nasa quer transformar júpter em um sol, queria saber o que a nasa ganha com isso? Ele nem conseguem entrar em certos planetas e querem destruir júpter, e se houver vida lá, a nasa estaria acabando com eles.

  3. Essa resposta da Daniela foi demais.
    Parabéns Daniela !!!
    Vc saiu da caixa. Isso significa que não acredita mais em teorias porque você pensa.
    Penso, logo existo.

    Os cientistas da NASA procuram extraterrestres em todo lugar menos na Lua.

    Vídeos da NASA já mostraram várias vezes naves passeando pela Lua.

    Valeu Daniela.

  4. olha aqui na terra muita gente já saiu da casinha. rsrsrsrs parabéns Daniela. mais é isso mesmo somos os atrasados nesta história.

  5. O universo é aleatório, a vida se desenvolve de acordo com as condições do ambiente, podem existir seres mais e menos desenvolvidos por aí, um dia a gente chega lá. É ignorância achar que não exista alguém (s) que criou um estímulo pra evolução. Agora ignorância maior e ficar preso à uma religião, cabeça fechada e influenciada e sendo hipócrita.

  6. Se algum de nós pensasse bem e visse o que vi, nunca quereria sair da Terra. Nós somos a única imagem com o formato , ação e noção a existir no Cosmo. As etapas da criação e evolução no Bloco de JG*3728 é de estarrecer os nossos conhecimentos e não temos termos para comparação. Qual a expressão que usaríamos ao verem nossa frente uma imagem que não teríamos palavras em nossos idiomas para defini-la? Vamo-nos acostumando, primeiro, com as visitas que “eles” nos farão e esperarmos as oportunidades de adaptação. Os fantásticos ” seres” não são agressivos e sim curiosos e até acham que nós Terráqueos somos perigosos. Não existe a possibilidade em aprender a tecnologia do “alienígena” JG*3728. È uma ida ao Caos… É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]

RESPONDER

Missão difícil em Munique. Portugal pode carimbar passagem aos oitavos do Euro

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa e favorita Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. A …

Especialista britânico diz que terceira vaga está a caminho do Reino Unido

Uma terceira onda de infeções por covid-19 está a caminho do Reino Unido, onde os contágios diários ultrapassam de novo os 10.000 casos, afirmou o assessor do Governo no Comité Conjunto de Vacinação e Imunização …

Equipa portuguesa faz descoberta que pode travar a doença de Alzheimer

Uma equipa de investigadores portugueses identificou um novo mecanismo associado aos neurónios envelhecidos que pode abrir uma nova via terapêutica para travar a doença de Alzheimer. Hoje em dia, há cada vez mais pessoas a viver …

“Abuso de funções”. BE acusa Centeno de estar a "condicionar" as negociações do OE

As recomendações do governador do Banco de Portugal sobre as políticas que o país deve seguir, nomeadamente a estabilidade da legislação laboral, não caíram bem à esquerda. Em declarações ao ECO, o Bloco de Esquerda não …

Aberto inquérito-crime ao atropelamento mortal com carro de Cabrita. Não há câmaras no local do acidente

A GNR já está a investigar as circunstâncias do atropelamento mortal com um carro onde seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Mas o inquérito-crime não poderá contar com imagens das câmaras de video-vigilância …

Nuno Mendes e João Félix fora do jogo com a Alemanha

Os jogadores Nuno Mendes e João Félix vão ficar fora do jogo deste sábado frente à Alemanha devido a uma mialgia muscular. Ambos vão assistir ao encontro na bancada e devem recuperar a tempo de defrontar …

Antigo governador civil desmente Medina (que explicou sem explicar o envio de dados a embaixadas)

O último governador civil de Lisboa, o socialista António Galamba, desmente Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, no âmbito das conclusões da auditoria ao envio de dados de manifestantes para embaixadas estrangeiras. E há …

Portugueses burlados em Munique. PSP alerta para a venda de bilhetes falsos

No dia em que Portugal joga contra à Alemanha na capital da Baviera, a PSP alertou que vários portugueses estão a ser burlados com a venda de bilhetes falsos para a partida. O intendente Pedro Colaço …

Correos Express "passa a perna" aos CTT. Empresa quer conquistar Portugal para ter oferta ibérica na Ásia

A empresa espanhola concorrente dos CTT está a monopolizar as entregas ibéricas. Em 2019, comprou 51% da unidade de transporte expresso do grupo logístico Rangel e quer ter centros de distribuição em todo os distritos …

Autoridades passam 25 multas no primeiro dia de confinamento em Lisboa

As autoridades policiais passaram 25 autos de contraordenação no primeiro dia de confinamento da Área Metropolitana de Lisboa. Desde as 15h da tarde de ontem que é proibido entrar ou sair da AML, embora existam várias …