Tiquinho Soares poderá vir a ser opção para a seleção nacional

Rodrigo Antunes / Lusa

Tiquinho Soares vai avançar com um processo de naturalização este mês. O avançado brasileiro do FC Porto poderá estar disponível para jogar pela seleção a partir de março.

Tiquinho Soares, avançado brasileiro do FC Porto, poderá vir a ser elegível para representar a seleção portuguesa. Há cinco anos em Portugal, o jogador vai dar entrada ao pedido de naturalização ainda este mês.

De acordo com o jornal O JOGO, o pedido não foi feito com o objetivo de representar a seleção, no entanto, o jogador não descarta a possibilidade de ser convocado por Fernando Santos.

O avançado ‘azul e branco’ atravessa um grande momento de forma, levando uma série de sete jogos seguidos a marcar. Sem nunca ter representado a seleção brasileira, Tiquinho mostrou vontade de jogar com a camisola das “quinas” e reúne agora todos os requisitos necessários para o fazer.

Chegado ao Nacional da Madeira vindo do Pelotas, do Brasil, Tiquinho Soares mudou-se duas épocas depois para o Vitória de Guimarães, onde se mostrou em definitivo ao futebol português. O jogador foi trazido para o Dragão pelas mãos do então treinador portista Nuno Espírito Santo e, desde então, não tem parado de marcar.

Ao serviço do FC Porto, Tiquinho leva 58 golos em 118 jogos. Esta temporada conta com 13 tentos marcados.

Fernando Santos já tem o precedente de convocar jogadores naturalizados, tendo-o feito, no passado, com Dyego Sousa, antigo jogador do SC Braga. Caso venha a ser convocado, Tiquinho junta-se a Pepe, também ele naturalizado português.

Na história do futebol português há ainda outros brasileiros que se naturalizaram e mereceram a convocatória à seleção, com destaque para Deco. Além dos já referidos, o caso mais recente é o de Liedson, que foi convocado em 2009. Celso, na década 70 e Lúcio, na década de 60 são outros brasileiros que jogaram por Portugal.

Há ainda o caso do sul-africano David Júlio, que somou quatro internacionalizações pela seleção portuguesa na década de 60.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em tempos difíceis, alguns dinossauros tornaram-se canibais

Um novo estudo sugere que os alossauros, grandes predadores do Jurássico, poderiam tornar-se canibais em tempos de escassez de alimentos. De acordo com o site Science Alert, não é fácil encontrar marcas de dentes de dinossauros …

Praias, cafés e espetáculos. Países mais afetados pela pandemia começam a aliviar planos de emergência

Numa altura em que a pandemia parece começar a dar tréguas e com o verão a aproximar-se no hemisfério norte, dezenas de países reabrem esta segunda-feira atividades económicas, de lazer e culturais após as restrições …

Costa, Ferro, Medina e 85% dos socialistas querem que Marcelo continue em Belém

Cerca de 85% dos socialistas querem que Marcelo Rebelo de Sousa continue na Presidência da República para um segundo mandato, revela uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF. A seis meses …

Um terço das mulheres europeias herdou um gene neandertal favorável à fertilidade

Um terço das mulheres europeias herdou um gene neandertal favorável à fertilidade, sugere uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha, e do Instituto Karolinska, na Suécia. Em causa está …

Combater a pobreza energética até 2040 custa 384 milhões por ano

Pela primeira vez, o Governo sabe quanto seria preciso investir para combater a pobreza energética até 2040: 7.671 milhões de euros  – o equivalente a 384 milhões de euros por ano. De acordo com o jornal …

Trump classifica movimento antifascista como organização terrorista

O Presidente norte-americano anunciou que vai classificar o movimento ANTIFA (antifascistas) como organização terrorista, e culpou os média por “fomentarem o ódio e anarquia” na onda de protestos contra a violência policial. “Os Estados Unidos da …

Megaoperação em Loures. PSP e PJ cercam bairro da Quinta da Fonte e detém nove pessoas

A Unidade Especial da Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Polícia Judiciária (PJ) estão, esta segunda-feira, desde antes das 7h, a fazer uma megaoperação no Bairro Quinta da Fonte, em Loures. Segundo avança a TVI24, …

Cientistas podem ter descoberto onde vive o stress no cérebro humano

Onde é que os sentimentos negativos, como a pressão e a ansiedade, existem no nosso cérebro? Cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, tentaram encontrar a resposta. Estudos anteriores indicam que os sentimentos subjetivos ou …

A atmosfera de Marte está a escapar para o Espaço (e já se sabe quem é o culpado)

Marte pode já ter sido um planeta habitável mas, ao longo de milhares de milhões de anos, a sua atmosfera escapou para o Espaço. Os cientistas mapearam as correntes elétricas na atmosfera marciana que podem …

Júpiter é tão grande que o nosso Sistema Solar quase teve dois sóis

O nosso Sistema Solar tem apenas uma estrela e uma série de planetas relativamente pequenos. No entanto, Júpiter esteve muito perto de se tornar o irmão mais pequeno do Sol. Júpiter é, de longe, o maior …