A tinta mais branca de sempre pode ajudar na luta pelo clima

A tinta mais branca já desenvolvida até agora reflete 98.1% da luz, podendo ser uma boa aliada no combate às alterações climáticas.

No ano passado, uma equipa de cientistas desenvolveu uma tinta ultra-branca que atingiu uma taxa de reflexão recorde de 95,5%. Agora, conta o site Science Alert, uma nova fórmula fez com que este valor subisse para 98.1%.

Se fosse usada para revestir edifícios, dizem os seus inventores, esta tinta poderia ajudar na luta contra o aquecimento global, reduzindo a nossa dependência por coisas como o ar-condicionado.

“Se usássemos esta tinta para cobrir um telhado com cerca de 92,9 metros quadrados, estimamos que seria possível obter uma potência de arrefecimento de 10 quilowatts. Isto é mais poderoso do que os ares-condicionados usados na maioria das casas”, disse o engenheiro mecânico Xiulin Ruan, da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos.

A tinta anterior era feita de partículas de carbonato de cálcio – o composto químico encontrado no giz, no calcário e no mármore –, suspensas numa tinta acrílica. Para a nova fórmula, os investigadores focaram a sua atenção no sulfato de bário, composto químico que é muito usado como pigmento em tintas brancas.

Segundo o mesmo site, o truque está no tamanho e na concentração das partículas. Uma variedade de tamanhos da partícula de sulfato de bário permite que a tinta espalhe a quantidade máxima de luz e, claro, quanto mais sulfato de bário houver, mais luz pode refletir.

Existe, no entanto, um ponto em que muito sulfato de bário pode comprometer a integridade da tinta, tornando-a quebradiça e escamosa quando seca. O ponto ideal, descobriram os cientistas, é uma concentração de cerca de 60% de sulfato de bário no médio acrílico.

Durante os testes, a equipa descobriu que a superfície pintada consistentemente conseguiu ficar mais fria do que a temperatura ambiente em pelo menos 4,5 graus Celsius, alcançando uma potência média de arrefecimento de 117 watts por metro quadrado.

Para efeito de comparação, a tinta anterior só conseguiu estar a uma temperatura 1,7°C abaixo da dos objetos à sua volta e atingiu uma potência de arrefecimento de 37 watts por metro quadrado.

O novo estudo foi publicado, a 15 de abril, na revista científica ACS Applied Materials & Interfaces.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal na zona de queda dos restos do foguetão chinês

O foguete de Longa Marcha chinês que foi lançado a 29 de abril, e agora está a preocupar o mundo. As previsões é que a reentrada na atmosfera se dê até ao próximo dia 9 …

CIP propõe "almofada" pública de 8.000 milhões para resolver moratórias

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) propôs ao Governo criar uma "almofada" de garantias públicas no valor de oito mil milhões de euros para dar poder às empresas e levar a banca a renegociar os …

Reino Unido. Variante indiana é “preocupante“ e já infetou idosos vacinados

No Reino Unido, já foram encontradas 48 cadeias de transmissão da variante indiana e sabe-se que há transmissão comunitária. A Public Health England classifica esta variante como “preocupante”. A direção geral de saúde de Inglaterra (PHE …

Petição para cancelar Jogos Olímpicos conta já com 200 mil assinaturas

Uma petição 'online' a pedir o cancelamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 devido à pandemia da covid-19 ultrapassou esta sexta-feira as 200 mil assinaturas, avançou a agência Lusa. A campanha, lançada na quarta-feira pelo advogado e ativista …

“Não queremos estragar a nossa joia da coroa“. Governo pode limitar acesso da Peneda-Gerês

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza concorda com os autarcas, sobre o impacto positivo do turismo para as populações, mas nota que o sucesso do PNPG não pode pôr em causa os valores …

Fome e seca levam milhares de angolanos a fugirem para a Namíbia

A fome provocada pela seca extrema na província de Cunene, no sul de Angola, está a levar milhares de pessoas a fugir para a Namíbia. "A estiagem provocou a rutura de 'stocks' alimentares das comunidades e …

Governo britânico confirma Portugal na “lista verde” de viagens. Preço das viagens disparou

Portugal vai estar na “lista verde” de países considerados seguros para viajar e isentos de quarentena na chegada a Inglaterra a partir de 17 de maio, anunciou hoje o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps. Portugal …

Nova Zelândia vai proteger fiorde emblemático de turismo de massas

O Governo da Nova Zelândia anunciou que vai proteger do turismo de massas a paisagem natural do icónico fiorde Milford Sound-Piopiotahi, património mundial na ilha do Sul. O turismo em Milford Sound-Piopiotahi, considerado um dos principais …

Autárquicas são ensaio para o CDS. Nas legislativas, partido pode ser o "PEV do PSD"

Com o CDS a afundar nas sondagens, as legislativas já estão no campo de visão. As autárquicas que se avizinham vão ser um ensaio para os centristas: e se uns dizem que não, os críticos …

“O cenário é caótico“. Greve do SEF provoca ajuntamentos no Aeroporto de Lisboa e Porto

A greve convocada pelo sindicato do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a decorrer esta sexta-feira está a provocar grandes ajuntamentos nos principais aeroportos do país. A greve de inspetores e funcionários do Serviço de Estrangeiros …