Tinder quer cobrar utilizadores para “bloquear” agressores sexuais na aplicação

O Match Group, que detém o Tinder, está a investir numa nova funcionalidade que permite fazer verificações de antecedentes aos matches. O problema é que quer cobrar os utilizadores pelo serviço.

O Match Group é uma empresa norte-americana que detém o maior portfólio de serviços de encontros online, entre os quais Tinder, Match.com, Meetic, OkCupid, Hinge, PlentyOfFish, Ship e OurTime.

Esta segunda-feira, o grupo anunciou um investimento na startup Garbo, que visa ajudar os utilizadores a fazer verificações de antecedentes nas potenciais correspondências na aplicação, conhecidas como matches.

Recentemente, o Match Group esteve debaixo de fogo após se descobrir que bloqueia agressores sexuais com cadastro na sua aplicação paga Match.com, mas não nas aplicações grátis, revelou a ProPublica. A parceria com a Garbo surge numa tentativa de remediar este problema.

“Sempre estivemos comprometidos em melhorar a segurança e investir nas tecnologias mais recentes nos nossos produtos”, disse um porta-voz do Match. “Estamos a fazer uma parceria com a Garbo porque acreditamos nesta plataforma e na sua missão de que as pessoas tenham acesso a este tipo de informação”.

A Garbo permite que os utilizadores pesquisem registos criminais (excluindo aqueles para acusações de posse de drogas e violações do código da estrada) sobre os seus potenciais encontros amorosos.

A versão beta da tecnologia ainda só funciona com dados de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e é só relativa a casos ativos e não passados. O Match Group planeia expandir a cobertura do serviço para incluir casos anteriores e outros estados, de acordo com um porta-voz da empresa.

O problema é que os utilizadores terão de pagar para usar o serviço de verificação de antecedentes. O porta-voz da empresa garante que a funcionalidade terá um custo acessível.

“A segurança física não deveria ser de acesso pago”, disse Raja Krishnamoorthi, da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, que lançou a primeira investigação do Congresso às aplicações de encontros online. “Se o Match Group quisesse mostrar-nos que leva a sério a proteção das pessoas, eles disponibilizariam este recurso para todos os utilizadores sem nenhum custo”.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo (e nono) caso positivo de covid-19 no Euro 2020

Billy Gilmour não vai participar no último jogo da Escócia na fase de grupos, que pode terminar com uma qualificação inédita. Há mais um futebolista infetado pelo novo coronavírus, entre os que foram convocados para a …

Governo britânico estuda isenção de quarentena para vacinados

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira estar a avaliar a possibilidade de isentar de quarentena pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 que cheguem do estrangeiro, mas evitou falar sobre a expansão da “lista …

Ministra da Saúde quer “ganhar tempo” com vacinação para conter variante Delta

A ministra da Saúde admitiu esta segunda-feira que a variante Delta do coronavírus SARS-Cov-2 se tornará dominante em Portugal e disse que a estratégia é acelerar a vacinação contra a covid-19. “O que estamos a assistir …

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …