EUA e UE precisam “enfrentar juntos” a crise climática, diz Timmermans

O vice-presidente executivo da Comissão, Frans Timmermans, encarregado de supervisionar a acordo, pediu na segunda-feira uma atuação conjunta dos Estados Unidos (EUA) e da União Europeia (UE) para lidar com a crise climática e outras ameaças do século 21.

“Só se reinventarmos a nossa relação transatlântica, à luz dos desafios de hoje e de amanhã, poderemos sair desses de uma forma que esteja em consonância com os nossos valores fundamentais”, afirmou, citado esta sexta-feira pela Time.

Meses antes do início da pandemia, a Comissão Europeia anunciou o Acordo Verde, uma iniciativa para enfrentar as alterações climáticas, cortando as emissões europeias em 55% na próxima década e colocando o bloco em posição de as eliminar totalmente até 2050.

Timmermans pediu ao governo norte-americano que fornecesse detalhes sobre o seu plano de cortar a produção de carbono do país em mais de 50% na próxima década e eliminá-lo inteiramente até 2050, algo que a administração de Joe Biden ainda não fez.

Já a UE lançou o Acordo Verde, que inclui desde as emissões em habitações até a transição para veículos elétricos. “O que fizemos na Europa foi um plano”, disse Timmermans. “E é nisso que eu gostaria de trabalhar com meus amigos norte-americanos: criar um plano. Para ser neutro em carbono até 2050, onde precisa estar em 2040? Onde precisa estar em 2030? E o que isso significa para os próximos dois anos?”, sublinhou.

Apontou o corte dos subsídios aos combustíveis fósseis como uma das áreas-chave para os EUA, esperando por mais informações sobre o modo como o país planeia lidar com as importações de produtos com alto teor de carbono de zonas que não estão a tomar as medidas necessárias para enfrentar as mudanças climáticas.

O responsável elogiou a decisão dos EUA de duplicar o financiamento no combate às mudanças climáticas dos países em desenvolvimento, o que poderia ajudar a impulsionar novos compromissos europeus no mesmo sentido.

Grande parte da discussão pública sobre as implicações das mudanças climáticas está concentrada nas condições meteorológicas e outros efeitos visíveis, como incêndios ou aumento do nível do mar. Timmermans destacou que a mudança climática também ameaça as normas ocidentais.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogoretz 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogoretz, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …

Facebook acorda com parte da imprensa diária francesa pagar "direitos conexos"

O Facebook chegou a um acordo com parte da imprensa diária francesa para pagar "direitos conexos", anunciou a rede social norte-americana, algumas semanas depois de assinar acordos semelhantes com o Le Monde e o Le …

Os trabalhadores que acumulam empregos em teletrabalho — e em segredo

Com a normalização do teletrabalho nos últimos anos, há cada vez mais pessoas que acumulam dois empregos a tempo inteiro — e em segredo. Têm dois endereços de e-mail profissionais, dois computadores, dois patrões e... dois …

Tiago Pinto: "No Benfica acredita-se muito nos jovens, aqui ainda não"

Director da Roma recusa desentendimentos com José Mourinho e foge a pergunta sobre arbitragem. A Roma perdeu pela terceira vez nesta edição da Serie A, no domingo passado, ao ser derrotada no jogo mais aguardado da …