A rede social TikTok vai acabar com o programa de recompensas da aplicação “TikTok Lite Rewards”, que tinha sido lançado em Espanha e França, de modo a cumprir o Regulamento dos Serviços Digitais.
O programa TikTok Lite Rewards permitia aos utilizadores ganhar pontos ao realizarem determinadas tarefas, tais como ver vídeos, gostar de conteúdos, seguir criadores digitais ou convidar amigos a aderir ao TikTok.
Os reguladores do mercado da União Europeia estavam preocupados com saúde mental das crianças e com a natureza potencialmente viciante da funcionalidade pelo que, em 22 de abril, foi iniciado o processo formal contra o TikTok de modo a dar resposta a essas inquietações.
Segundo o South China Morning Post, a 24 de abril, a rede social da ByteDance comprometeu-se a suspender voluntariamente o programa na União Europeia.
Esta segunda-feira, o TikTok garantiu que vai encerrar este programa e que não vai criar outros que premeiem utilizadores pelo tempo de utilização, interações, que “acarretariam a possibilidade de viciar” os cidadãos, explicou a Comissão Europeia, em comunicado.
“A segurança e o bem-estar dos utilizadores das redes sociais devem ser uma prioridade. As funcionalidades de conceção em plataformas com efeitos de dependência colocam em risco o bem-estar dos seus utilizadores”, diz a vice-presidente executiva da Comissão, Margrethe Vestager.
“É por esta razão que tornámos juridicamente vinculativos os compromissos assumidos pela TikTok no âmbito do Regulamento dos Serviços Digitais. Acompanharemos atentamente o cumprimento da TikTok. A decisão de hoje também envia uma mensagem clara a todo o setor das redes sociais”, conclui a vice-presidente.
O executivo de Ursula von der Leyen vai “continuar a monitorizar” as atividades desta rede social para averiguar se está a cumprir com os “compromissos obrigatórios” ao abrigo da legislação.
É de recordar que a Comissão Europeia tem ainda a decorrer outra investigação relativamente ao TikTok, no âmbito desta legislação europeia, devido à proteção de menores, transparência de publicidade e gestão dos riscos da dependência da aplicação e de conteúdos nocivos.