/

Tigres dentes-de-sabre podem ter sido criaturas muito maiores e perigosas

1

Os tigres dentes-de-sabre podem ter sido criaturas muito maiores do que aquilo que os especialistas pensavam. Um crânio encontrado tem dimensões fora do comum.

Um crânio de tigre dentes-de-sabre encontrado em escavações arqueológicas mostra que estas eram criaturas maiores e mais imponentes do que aquilo que pensávamos anteriormente. Os humanos antigos, de há 12 mil anos, partilhavam a Terra com estes animais. Em causa está o Smilodon, o mais conhecido dos tigres dentes-de-sabre.

Um estudo publicado este mês na revista científica Alcheringa revela que o crânio encontrado no Uruguai muda completamente a visão que os paleontólogos tinham deste felino.

“Os crânios médios de Smilodon têm cerca de 35 centímetros de comprimento, com o comprimento medido do pré-maxilar ao côndilo”, disse o autor do estudo, Aldo Manzuetti, em declarações à Inverse. No entanto, este novo crânio tem quase 40 centímetros de comprimento.

Através desta descoberta, Manzuetti e a sua equipa de investigadores conseguiu calcular a dimensão deste felino. Os cálculos mostram que o seu peso era de 436 quilogramas – o peso de um piano de cauda.

“Se os humanos estavam por perto, ao mesmo tempo que estes gatos gigantes, como  noutros lugares, então desejava-lhes boa sorte”, disse Mirjana Roksandic, antropóloga pré-histórica da Universidade de Winnipeg.

Leo Lagos

Crânio de tigre dentes-de-sabre.

Os Smilodon eram animais muito robustos e musculados, assumindo-se como excelentes predadores, capazes de caçar animais de grandes dimensões. A sua principal característica de destaque eram os seus longos dentes caninos.

Com esta descoberta, sabe-se que os tigres dentes-de-sabre alimentavam-se de presas maiores do que aquilo que os especialistas pensavam. Em vez de presas com 1 tonelada, eram capazes de se alimentar de presas com 3 toneladas.

O único animal que seria maior que o Smilodon era o Arctodus, conhecido como urso-de-cara-achatada. Esta criatura poderia ter um peso máximo de 1.000 quilogramas.

“Seria este o único espécime de tamanho extremamente grande? Faria parte de uma população inteira de grandes Smilodon?”, questiona Manzuetti. “Estas questões são difíceis de responder apenas com este material, portanto, podemos não entender o impacto ecológico geral deste predador de grandes dimensões nas faunas do passado”.

ZAP //

1 Comment

  1. ………………….”Os cálculos mostram que o seu peso era de 436 quilogramas – o peso de um piano de cauda.”…………….sugiro antes: o peso normal de um boi!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.