Tigres dentes-de-sabre podem ter sido criaturas muito maiores e perigosas

Os tigres dentes-de-sabre podem ter sido criaturas muito maiores do que aquilo que os especialistas pensavam. Um crânio encontrado tem dimensões fora do comum.

Um crânio de tigre dentes-de-sabre encontrado em escavações arqueológicas mostra que estas eram criaturas maiores e mais imponentes do que aquilo que pensávamos anteriormente. Os humanos antigos, de há 12 mil anos, partilhavam a Terra com estes animais. Em causa está o Smilodon, o mais conhecido dos tigres dentes-de-sabre.

Um estudo publicado este mês na revista científica Alcheringa revela que o crânio encontrado no Uruguai muda completamente a visão que os paleontólogos tinham deste felino.

“Os crânios médios de Smilodon têm cerca de 35 centímetros de comprimento, com o comprimento medido do pré-maxilar ao côndilo”, disse o autor do estudo, Aldo Manzuetti, em declarações à Inverse. No entanto, este novo crânio tem quase 40 centímetros de comprimento.

Através desta descoberta, Manzuetti e a sua equipa de investigadores conseguiu calcular a dimensão deste felino. Os cálculos mostram que o seu peso era de 436 quilogramas – o peso de um piano de cauda.

“Se os humanos estavam por perto, ao mesmo tempo que estes gatos gigantes, como  noutros lugares, então desejava-lhes boa sorte”, disse Mirjana Roksandic, antropóloga pré-histórica da Universidade de Winnipeg.

Leo Lagos

Crânio de tigre dentes-de-sabre.

Os Smilodon eram animais muito robustos e musculados, assumindo-se como excelentes predadores, capazes de caçar animais de grandes dimensões. A sua principal característica de destaque eram os seus longos dentes caninos.

Com esta descoberta, sabe-se que os tigres dentes-de-sabre alimentavam-se de presas maiores do que aquilo que os especialistas pensavam. Em vez de presas com 1 tonelada, eram capazes de se alimentar de presas com 3 toneladas.

O único animal que seria maior que o Smilodon era o Arctodus, conhecido como urso-de-cara-achatada. Esta criatura poderia ter um peso máximo de 1.000 quilogramas.

“Seria este o único espécime de tamanho extremamente grande? Faria parte de uma população inteira de grandes Smilodon?”, questiona Manzuetti. “Estas questões são difíceis de responder apenas com este material, portanto, podemos não entender o impacto ecológico geral deste predador de grandes dimensões nas faunas do passado”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ………………….”Os cálculos mostram que o seu peso era de 436 quilogramas – o peso de um piano de cauda.”…………….sugiro antes: o peso normal de um boi!

RESPONDER

Tribunais vão vender máscaras a um euro. "É uma margem de lucro de 45 por cento"

Os tribunais vão ter máscaras cirúrgicas à venda para advogados e testemunhas, de modo a garantir que podem entrar nas salas de audiência a partir de quarta-feira, dia em que a Justiça retoma as sessões …

Julgamento BES. Ministério Público acredita que provas da Suíça ainda podem ser utilizadas

O jornal Público escreve este sábado que os procuradores do Ministério Público (MP) acreditam ainda ser possível utilizar os elementos solicitados nas cartas rogatórias enviadas às autoridades suíças no julgamento do caso BES. O Ministério …

Salários mais baixos podem passar a ter lay-off pago a 100%

O Governo está a estudar a possibilidade de o regime de lay-off, desenhado especificamente para o contexto da pandemia de covid-19, passar a ser pago na sua totalidade (100%) para quem tem salários mais baixos. …

Bronca na Liga. Contestação adia 5 substituições e o Marítimo recusa assinar Plano de Retoma

Após dois dias intensos de reuniões, foi aprovado o Plano de Retoma do campeonato nacional para a disputa das últimas 10 jornadas da época 2019/2020. Mas apenas 17 clubes o assinaram. O Marítimo recusou fazê-lo, …

Igreja perdeu 50 milhões de euros com a pandemia (e há dioceses em lay-off)

Ao cabo de dois meses de paragem por causa da pandemia de covid-19, as missas regressam, neste sábado, mas com regras novas para evitar a propagação do coronavírus. Uma paragem que resultou num "prejuízo" de …

Reabertura de ATL adiada para 15 de junho. Creches arrancam segunda-feira (sem apoios para os pais)

As Atividades de Tempos Livres (ATL) não integradas em estabelecimentos escolares só poderão voltar a funcionar a partir de 15 de junho, duas semanas depois daquilo que estava inicialmente previsto. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, …

Governo britânico vai continuar a pagar 80% dos salários durante mais três meses

O Governo britânico vai continuar a pagar durante mais três meses 80% do salário de trabalhadores em lay-off devido à pandemia de covid-19, e reduzir gradualmente o valor até ao fim do sistema, em outubro. O …

Resgate à TAP deverá ser feito através de empréstimo obrigacionista

A ajuda do Estado à TAP deverá chegar através de um empréstimo obrigacionista convertível em ações, avança o jornal Expresso neste sábado. Este é o cenário mais provável para a TAP, apurou o semanário, que …

Lisboa pode receber a final deste ano da Liga dos Campeões

Istambul não está agradada com a ideia de receber a final da Liga dos Campeões sem adeptos no estádio. Por isso, outras hipóteses estão a ser consideradas, nomeadamente Lisboa. A final da Liga dos Campeões está …

Há mesmo algo de reconfortante quando dizemos palavrões

Um novo estudo sugere que, nas circunstâncias certas, dizer palavrões em voz alta parece fazer as pessoas sentirem menos dor. Exatamente como e porque é que o ato de dizer asneiras consegue fazer com que as …