Tigres dentes-de-sabre podem ter sido criaturas muito maiores e perigosas

Os tigres dentes-de-sabre podem ter sido criaturas muito maiores do que aquilo que os especialistas pensavam. Um crânio encontrado tem dimensões fora do comum.

Um crânio de tigre dentes-de-sabre encontrado em escavações arqueológicas mostra que estas eram criaturas maiores e mais imponentes do que aquilo que pensávamos anteriormente. Os humanos antigos, de há 12 mil anos, partilhavam a Terra com estes animais. Em causa está o Smilodon, o mais conhecido dos tigres dentes-de-sabre.

Um estudo publicado este mês na revista científica Alcheringa revela que o crânio encontrado no Uruguai muda completamente a visão que os paleontólogos tinham deste felino.

“Os crânios médios de Smilodon têm cerca de 35 centímetros de comprimento, com o comprimento medido do pré-maxilar ao côndilo”, disse o autor do estudo, Aldo Manzuetti, em declarações à Inverse. No entanto, este novo crânio tem quase 40 centímetros de comprimento.

Através desta descoberta, Manzuetti e a sua equipa de investigadores conseguiu calcular a dimensão deste felino. Os cálculos mostram que o seu peso era de 436 quilogramas – o peso de um piano de cauda.

“Se os humanos estavam por perto, ao mesmo tempo que estes gatos gigantes, como  noutros lugares, então desejava-lhes boa sorte”, disse Mirjana Roksandic, antropóloga pré-histórica da Universidade de Winnipeg.

Leo Lagos

Crânio de tigre dentes-de-sabre.

Os Smilodon eram animais muito robustos e musculados, assumindo-se como excelentes predadores, capazes de caçar animais de grandes dimensões. A sua principal característica de destaque eram os seus longos dentes caninos.

Com esta descoberta, sabe-se que os tigres dentes-de-sabre alimentavam-se de presas maiores do que aquilo que os especialistas pensavam. Em vez de presas com 1 tonelada, eram capazes de se alimentar de presas com 3 toneladas.

O único animal que seria maior que o Smilodon era o Arctodus, conhecido como urso-de-cara-achatada. Esta criatura poderia ter um peso máximo de 1.000 quilogramas.

“Seria este o único espécime de tamanho extremamente grande? Faria parte de uma população inteira de grandes Smilodon?”, questiona Manzuetti. “Estas questões são difíceis de responder apenas com este material, portanto, podemos não entender o impacto ecológico geral deste predador de grandes dimensões nas faunas do passado”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ………………….”Os cálculos mostram que o seu peso era de 436 quilogramas – o peso de um piano de cauda.”…………….sugiro antes: o peso normal de um boi!

RESPONDER

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …

Governo prepara apoios aos media "à medida das televisões"

O Governo está a preparar medidas de apoio aos meios de comunicação social, gravemente afetados pela crise causada pela pandemia de Covid-19. Contudo, como considerou o administrador da Global Media Group, Afonso Camões, citado pelo Dinheiro Vivo, tudo …

Archewell. Harry e Meghan registam a sua nova marca

O príncipe Harry e Meghan Markle registaram a sua nova marca, uma fundação sem fins lucrativos chamada Archewell. De acordo com o jornal britânico The Guardian, que cita registos datados de 3 de março, a marca …

Libertação de reclusos. Esquerda ao lado do Governo garante aprovação

PSD, CDS-PP, PAN e Iniciativa Liberal manifestaram reservas ao diploma que prevê a concessão de indultos e antecipação do fim das penas para reclusos que tenham cometido crimes pouco graves. A proposta do Governo que cria …