//

Já há fotografias da Tiangong-1 a cair

Fraunhofer / ESA

O instituto alemão Fraunhofer FHR mostra a estação espacial chinesa Tiangong-1 já em trajeto descendente a uma altitude de 270 quilómetros. A Tiangong-1 deverá colidir com a Terra este fim de semana.

Uma imagem captada pelo instituto alemão Fraunhofer FHR mostra a estação espacial chinesa Tiangong-1 a uma altitude de 270 quilómetros, no seu trajeto descendente que vai acabar com a queda na superfície terrestre, entre sábado e segunda-feira.

Esta quinta-feira, a estação já está a menos de 300 quilómetros de altitude – por comparação, a Estação Espacial internacional orbita a Terra a uma altitude média de 340 quilómetros.

A Agência Espacial Europeia, ESA, aproveitou o momento para relembrar que, na história da exploração humana no espaço, não há registo de alguém ter sido vítima de lixo espacial.

A ESA, que está a monitorizar a reentrada da Tiangong-1 na atmosfera terrestre em conjunto com um comité de uma agência internacional para o ixo espacial, divulgou as imagens ontem.

A Tiangong-1 tem 12 metros de comprimento, 3,3 de diâmetro e está desocupada desde 2013. A maior parte da estrutura vai arder na reentrada, que pode ocorrer em qualquer espaço entre as latitudes de 43º norte e 43º sul, uma faixa muito extensa que inclui países como Portugal e Espanha, e é muito pouco provável que represente algum risco para os humanos, diz a ESA.

ESA

Reentrada da estação espacial chinesa Tiangong-1 na Terra é calculada nas latitudes entre 43 graus norte e 43 graus sul, segundo a ESA.

As últimas previsões dos cientistas apontavam que a Tiangong-1 reentrasse na atmosfera entre 30 de março e 2 de abril, o que acabará por se confirmar se, como previsto, a estação espacial chinesa colidir com a Terra este fim de semana.

Em Janeiro passado, a Agência Espacial Chinesa anunciou que a reentrada da Tiangong-1 na Terra seria controlada e que não teria impactos negativos para o ambiente, nem para as populações.

A Tiangong-1, que em Português significa algo como “Palácio Celestial”, foi lançada em 2011 e projetada para arder na atmosfera em 2013, com um peso de mais de 8 toneladas. Findo o tempo de vida desta estação espacial, a China já lançou, em 2016, a Tiangong-2.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.