Já se sabe quando a Tiangong-1 cai na Terra (mas é impossível saber onde)

(dr) Xinhua

A nave espacial chinesa Shenzhou 9 numa manobra de acoplagem à estação espacial Tiangong 1

A previsão mais recente da Agência Espacial Europeia aponta que a Tiangong-1, a
estação espacial chinesa, vai cair na Terra entre 30 de Março e 2 de Abril próximos, numa área do planeta que inclui também Portugal.

Nos últimos meses, várias estimativas já foram anunciadas quanto à reentrada da Tiangong-1 na Terra. A mais recente, efectuada pelo gabinete de detritos espaciais da Agência Espacial Europeia (ESA), aponta agora o período entre 30 de Março e 2 de Abril próximos como as datas mais prováveis para a concretização do evento.

A área de reentrada da estação espacial é calculada nas latitudes compreendidas entre 43 graus norte e 43 graus sul, abrangendo um vasto território que inclui também Portugal na rota da Tiangong-1, além da Austrália, de África e de grande parte da América do Sul.

ESA

Reentrada da estação espacial chinesa Tiangong-1 na Terra é calculada nas latitudes entre 43 graus norte e 43 graus sul, segundo a ESA.

É impossível prever com exactidão onde é que a estação espacial chinesa vai cair, como revela ao site Mashable o astrónomo Jonathan McDowell.

“Daqui a cerca de cinco dias, começarei a acreditar um pouco mais nas previsões”, sustenta este especialista, realçando que “quando a janela de tempo chegar às 12 horas ou por aí, podemos começar a excluir alguns continentes“.

Em Janeiro passado, a Agência Espacial Chinesa anunciou que a reentrada da Tiangong-1 na Terra seria controlada e que não teria impactos negativos para o ambiente, nem para as populações. De acordo com a entidade, a estação espacial deverá incendiar-se mal entre em contacto com a atmosfera terrestre, desfazendo-se em pequenos fragmentos que cairão numa área de mar, sem pôr em perigo as pessoas.

A Tiangong-1, que em Português significa algo como “Palácio Celestial”, foi lançada em 2011 e tem um peso de mais de 8 toneladas. Findo o tempo de vida desta estação espacial, a China já lançou, em 2016, a Tiangong-2.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Eleições na Madeira. A noite em que quem perdeu ganhou e quem ganhou perdeu

Depois de 43 anos de poder absoluto, o PSD perdeu este domingo pela primeira vez a maioria do parlamento da Madeira. O PS, que atingiu um valor histórico na região, também reclamou louros de vitória. …

Jesus "nunca treinou um grande clube da Europa" e "nunca conquistou nada"

O treinador do Grémio, Renato Gaúcho, voltou a criticar Jorge Jesus, dizendo que o técnico português, aos 65 anos, nunca treinou um grande clube na Europa. "O Jorge Jesus ganhou 2/3 títulos portugueses. Saiu de Portugal …

Governo promove 5.000 militares antes das eleições

Quase 5.000 militares dos três ramos das Forças Armadas, Exército, Marinha e Força Aérea vão ser promovidos este ano. De acordo com o Correio da Manhã, o Ministério da Defesa enviou a lista dos 4.945 nomes …

Mourinho confessa que mereceu ser despedido do Manchester United

Depois de ter sido despedido do Manchester United, em dezembro, Mourinho continua sem clube. Contudo, admite que mereceu ser despedido após uma série de maus resultados. Atualmente comentador desportivo na Sky Sports, José Mourinho foi questionado …

PSD dá um salto nas sondagens e Rio é o único com avaliação positiva

O PS subiu nas intenções de voto, mas é o PSD que dá o maior salto. Depois da polémica das golas antifumo, Costa tem avaliação negativa, deixando Rio como único líder com avaliação positiva. A duas …

O que era uma brincadeira de amigos, leva Bernardo Silva a ser investigado por racismo

A Federação Inglesa de futebol está a investigar um tweet do português Bernardo Silva sobre o seu colega de equipa Benjamin Mendy, por alegado racismo. Amigos e parceiros da bola há vários anos, Bernardo Silva e …

Clientes do Espírito Santo no Dubai lesados em 630 milhões de euros

O Espírito Santo Bankers Dubai terá retirado milhões de euros das contas dos clientes para investir na compra de papel comercial da Rioforte e do Espírito Santo Bank Panamá. O Espírito Santo Bankers Dubai, antigo banco …

Indonésia diz que falhas em modelo da Boeing contribuíram para queda de avião da Lion Air

As autoridades indonésias apontaram que problemas no projeto e supervisão do Boeing 737 MAX desempenharam um papel importante no acidente da aeronave Lion Air na Indonésia em 2018. De acordo com as conclusões preliminares de um …

Há "incompatibilidade claríssima" no family gate, mas lei é "absurda"

Em Paris, Rui Rio deu a entender que concorda com o parecer do MP sobre as incompatibilidades familiares no Governo: A lei foi violada? Foi. É absurda? É. O presidente do PSD, Rui Rio, diz que …

Der Spiegel analisa mandato de Costa e compara estabilidade portuguesa à "aldeia de Astérix"

A revista alemã Der Spiegel" dedica um artigo à avaliação do mandato do executivo do "simpático Senhor Costa" e à "receita" da governação do "socialista confiável", como lhe chama no título, comparando a estabilidade portuguesa …