Já se sabe quando a Tiangong-1 cai na Terra (mas é impossível saber onde)

(dr) Xinhua

A nave espacial chinesa Shenzhou 9 numa manobra de acoplagem à estação espacial Tiangong 1

A previsão mais recente da Agência Espacial Europeia aponta que a Tiangong-1, a
estação espacial chinesa, vai cair na Terra entre 30 de Março e 2 de Abril próximos, numa área do planeta que inclui também Portugal.

Nos últimos meses, várias estimativas já foram anunciadas quanto à reentrada da Tiangong-1 na Terra. A mais recente, efectuada pelo gabinete de detritos espaciais da Agência Espacial Europeia (ESA), aponta agora o período entre 30 de Março e 2 de Abril próximos como as datas mais prováveis para a concretização do evento.

A área de reentrada da estação espacial é calculada nas latitudes compreendidas entre 43 graus norte e 43 graus sul, abrangendo um vasto território que inclui também Portugal na rota da Tiangong-1, além da Austrália, de África e de grande parte da América do Sul.

ESA

Reentrada da estação espacial chinesa Tiangong-1 na Terra é calculada nas latitudes entre 43 graus norte e 43 graus sul, segundo a ESA.

É impossível prever com exactidão onde é que a estação espacial chinesa vai cair, como revela ao site Mashable o astrónomo Jonathan McDowell.

“Daqui a cerca de cinco dias, começarei a acreditar um pouco mais nas previsões”, sustenta este especialista, realçando que “quando a janela de tempo chegar às 12 horas ou por aí, podemos começar a excluir alguns continentes“.

Em Janeiro passado, a Agência Espacial Chinesa anunciou que a reentrada da Tiangong-1 na Terra seria controlada e que não teria impactos negativos para o ambiente, nem para as populações. De acordo com a entidade, a estação espacial deverá incendiar-se mal entre em contacto com a atmosfera terrestre, desfazendo-se em pequenos fragmentos que cairão numa área de mar, sem pôr em perigo as pessoas.

A Tiangong-1, que em Português significa algo como “Palácio Celestial”, foi lançada em 2011 e tem um peso de mais de 8 toneladas. Findo o tempo de vida desta estação espacial, a China já lançou, em 2016, a Tiangong-2.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bruno Fernandes falhou grande penalidade - e Cristiano deve substituí-lo

Médio do Manchester United desperdiçou a oportunidade de dar um ponto à sua equipa, contra o Aston Villa. De repente, o ambiente em Old Trafford mudou. O Manchester United venceu três jogos e empatou um, nos …

A Islândia estava prestes a ter um parlamento de maioria feminina - até à recontagem dos votos

A recontagem dos votos das legislativas de sábado fez com que o número de mulheres passasse de 33 para 30. Mesmo assim, a Islândia mantém-se como um dos países do mundo com maior representação parlamentar …

É mesmo possível reconhecer um ditador pelas suas características faciais

Os líderes democraticamente eleitos tendem a ter rostos mais atraentes e simpáticos do que os líderes autoritários, conclui um polémico estudo. É comum as pessoas formarem juízos de valor baseados na aparência de um rosto. No …

Moedas já fala como presidente. "Temos que deixar a política da fricção e apostar na construção de soluções, de resultados"

Carlos Moedas, que se vê como um presidente inclusivo", recusa uma política de "fricção", nomeadamente na oposição ao poder nacional e promete concentrar-se nos "resultados e nas pessoas" para melhorar a vida dos lisboetas. Carlos Moedas, …

Responsabilidade é a característica mais importante para alcançar bons resultados escolares

Cerca de 300 estudantes do concelho de Sintra participaram no estudo internacional que teve como objetivo correlacionar o desempenho escolar com as competências sociais e emocionais dos mesmos. A responsabilidade é uma das características mais importantes …

CCB condenado por violar direitos laborais de técnicos de espetáculos

O Centro Cultural de Belém (CCB) foi condenado em tribunal por violação dos direitos laborais de 12 técnicos de espetáculos. Segundo o jornal Público, os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa deram razão a 12 …

Berlinenses apoiam expropriação de grandes proprietários para conter preços da habitação

Resultados do referendo são um sinal da crescente divisão que se vive na sociedade berlinense em relação à especulação imobiliária. Agentes imobiliários interpretam o resultado como um "mau sinal" que pode levar à "paralisação imediata …

Portugal com 230 novos casos de covid-19 e uma morte. País cada vez mais próximo da zona verde da matriz de risco

Portugal registou, esta segunda-feira, 230 novos casos e uma morte na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). País está mais próximo da zona verde da …

Restauração defende manutenção do lay-off simplificado

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje a continuidade do lay-off simplificado para apoio à manutenção dos postos de trabalho das atividades da restauração, similares e alojamento turístico. “Esta medida assume …

Cumbre Vieja deixou de expelir lava, mas os sismos voltaram

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Canárias, parou de emitir lava. Apesar de a atividade ter sido a mais baixa da última semana, as autoridades alertam que a situação pode mudar rapidamente. A atividade …