//

Já se sabe quando a Tiangong-1 cai na Terra (mas é impossível saber onde)

(dr) Xinhua

A nave espacial chinesa Shenzhou 9 numa manobra de acoplagem à estação espacial Tiangong 1

A previsão mais recente da Agência Espacial Europeia aponta que a Tiangong-1, a
estação espacial chinesa, vai cair na Terra entre 30 de Março e 2 de Abril próximos, numa área do planeta que inclui também Portugal.

Nos últimos meses, várias estimativas já foram anunciadas quanto à reentrada da Tiangong-1 na Terra. A mais recente, efectuada pelo gabinete de detritos espaciais da Agência Espacial Europeia (ESA), aponta agora o período entre 30 de Março e 2 de Abril próximos como as datas mais prováveis para a concretização do evento.

A área de reentrada da estação espacial é calculada nas latitudes compreendidas entre 43 graus norte e 43 graus sul, abrangendo um vasto território que inclui também Portugal na rota da Tiangong-1, além da Austrália, de África e de grande parte da América do Sul.

ESA

Reentrada da estação espacial chinesa Tiangong-1 na Terra é calculada nas latitudes entre 43 graus norte e 43 graus sul, segundo a ESA.

É impossível prever com exactidão onde é que a estação espacial chinesa vai cair, como revela ao site Mashable o astrónomo Jonathan McDowell.

“Daqui a cerca de cinco dias, começarei a acreditar um pouco mais nas previsões”, sustenta este especialista, realçando que “quando a janela de tempo chegar às 12 horas ou por aí, podemos começar a excluir alguns continentes“.

Em Janeiro passado, a Agência Espacial Chinesa anunciou que a reentrada da Tiangong-1 na Terra seria controlada e que não teria impactos negativos para o ambiente, nem para as populações. De acordo com a entidade, a estação espacial deverá incendiar-se mal entre em contacto com a atmosfera terrestre, desfazendo-se em pequenos fragmentos que cairão numa área de mar, sem pôr em perigo as pessoas.

A Tiangong-1, que em Português significa algo como “Palácio Celestial”, foi lançada em 2011 e tem um peso de mais de 8 toneladas. Findo o tempo de vida desta estação espacial, a China já lançou, em 2016, a Tiangong-2.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.