Theresa May vence primeira votação para chegar a primeira-ministra

surreynews / Flickr

Theresa May, ministra do Interior britânica

Theresa May, ministra do Interior britânica

A ministra do Interior britânica venceu com larga maioria a primeira votação entre os conservadores para liderar o partido e suceder a David Cameron como primeira-ministra.

Theresa May obteve 165 votos de um total de 329 deputados que votaram naquela que era a primeira votação para escolher o próximo líder do Partido Conservador, escreve a BBC.

Em segundo lugar ficou Andrea Leadsom, que ficou bem afastada da ministra do Interior com 66 votos, seguida de Michael Gove que obteve apenas 48.

Stephen Crabb conseguiu 34 votos e desistiu da corrida, enquanto que Liam Fox reuniu apenas 16 e foi automaticamente eliminado.

Depois de ver os resultados desta primeira votação, Theresa May diz ter ficado bastante “satisfeita” e “agradecida” pelo apoio dos colegas.

A ministra considera que há um “grande trabalho” pela frente para unir não só o partido mas também o país, na sequência do referendo que deu a vitória ao Brexit.

May destaca ainda a importância de “conseguir negociar o melhor acordo para sair da União Europeia” e “fazer com que a Grã-Bretanha resulte para todos”, considerando ser  a melhor pessoa para alcançar esses objetivos.

“Sou a única candidata capaz de fazer estas três coisas enquanto primeira-ministra e, esta noite, ficou claro que também sou a única a conseguir apoio de todo o partido”, afirmou, citada pela emissora britânica.

As próximas votações vão limitar a corrida a apenas dois candidatos e a votação final, que também decide quem será o novo primeiro-ministro britânico, deverá acontecer a 9 de setembro.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.