Theresa May vence primeira votação para chegar a primeira-ministra

surreynews / Flickr

Theresa May, ministra do Interior britânica

Theresa May, ministra do Interior britânica

A ministra do Interior britânica venceu com larga maioria a primeira votação entre os conservadores para liderar o partido e suceder a David Cameron como primeira-ministra.

Theresa May obteve 165 votos de um total de 329 deputados que votaram naquela que era a primeira votação para escolher o próximo líder do Partido Conservador, escreve a BBC.

Em segundo lugar ficou Andrea Leadsom, que ficou bem afastada da ministra do Interior com 66 votos, seguida de Michael Gove que obteve apenas 48.

Stephen Crabb conseguiu 34 votos e desistiu da corrida, enquanto que Liam Fox reuniu apenas 16 e foi automaticamente eliminado.

Depois de ver os resultados desta primeira votação, Theresa May diz ter ficado bastante “satisfeita” e “agradecida” pelo apoio dos colegas.

A ministra considera que há um “grande trabalho” pela frente para unir não só o partido mas também o país, na sequência do referendo que deu a vitória ao Brexit.

May destaca ainda a importância de “conseguir negociar o melhor acordo para sair da União Europeia” e “fazer com que a Grã-Bretanha resulte para todos”, considerando ser  a melhor pessoa para alcançar esses objetivos.

“Sou a única candidata capaz de fazer estas três coisas enquanto primeira-ministra e, esta noite, ficou claro que também sou a única a conseguir apoio de todo o partido”, afirmou, citada pela emissora britânica.

As próximas votações vão limitar a corrida a apenas dois candidatos e a votação final, que também decide quem será o novo primeiro-ministro britânico, deverá acontecer a 9 de setembro.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Bairro da Jamaica. Novas suspeitas reabrem queixa contra agentes

Os moradores envolvidos nos confrontos de janeiro de 2019, no Bairro da Jamaica, pedem a reabertura do processo contra os agente da PSP. A defesa quer ver anulada a decisão do Ministério Público que acusou …

"Cuidados de morte." Governo acusado de cortar em cuidados paliativos para poupar dinheiro

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) acusa o Governo de estar a cortar nos cuidados paliativos para poupar dinheiro. A TSF avança esta sexta-feira que a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) não tem dúvidas …

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing. Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, …

Eurobic nega que Teixeira dos Santos esteja a ser investigado pelo Banco de Portugal

Na quinta-feira, o jornal Público deu conta de uma investigação do Banco de Portugal (BdP) ao papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do caso Luanda Leaks. Agora, o banco vem a público …

"Comigo, não acontecerá." Ferro Rodrigues decide que castração química não será debatida no Parlamento

Admitindo que as responsabilidades pela decisão de não admissibilidade do projeto de lei do Chega eram suas, Ferro Rodrigues deixou claro que, consigo na presidência da Assembleia da República, projetos de lei (provavelmente) inconstitucionais como …

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega já é a 5.ª força política em Portugal. CDS ultrapassado pelo PAN e Iniciativa Liberal

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …

Eliminação da Liga Europa dita fim de linha para Silas

O desportivo Record escreve esta sexta-feira que a eliminação do Sporting da Liga Europa ditou o fim de linha para Silas no comando dos leões. De acordo com a publicação, os dirigentes leoninos ficaram desagradados …

Covid-19. Voos cancelados, máscaras à venda por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália

Voos cancelados, máscaras à venda online por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália. Estas são algumas das mais recentes consequências do novo coronavírus, a epidemia oriunda da cidade chinesa de Wuhan que …

"Só por cima do meu veto." Autarcas bloqueiam Montijo, Costa avisa que não há plano B

Rui Garcia e Joaquim Santos, autarcas da Moita e do Seixal, são os principais rostos do bloqueio do aeroporto do Montijo. António Costa está "perplexo" com a decisão do PSD e alerta que começar do …