Theresa May e Michael Gove na corrida para suceder a Cameron

surreynews / Flickr

Theresa May, ministra do Interior britânica

Theresa May, ministra do Interior britânica

Theresa May oficializou a candidatura para ocupar o lugar de Cameron. E quando todos pensavam que seria Boris Johnson o seu principal opositor, eis que chega o ministro da Justiça para trocar as voltas.

A ministra do Interior do Reino Unido, Theresa May, anunciou a sua candidatura à sucessão do primeiro-ministro britânico, numa carta publicada pelo Times.

David Cameron anunciou a sua demissão, com efeitos a partir de outubro, depois dos eleitores britânicos terem decidido num referendo que o Reino Unido deve sair da União Europeia.

Tal como o líder conservador, também a ministra apoiava a permanência no bloco europeu, mas teve uma postura discreta e um papel conciliador na campanha, tendo sido apontada como uma candidata consensual.

“Após o referendo da semana passada, o nosso país precisa de uma liderança forte e reconhecida para nos orientar neste período de incerteza económica e política e para negociar os melhores termos possíveis a saída da União Europeia”, escreveu.

A ministra também anunciou o desejo de lançar “um programa radical de reformas sociais” para “fazer do Reino Unido um país ao serviço de todos”.

A sua postura de consenso levou o Sunday Times a apresentá-la como “a única figura capaz de unir as fações rivais do partido” conservador.

No entanto, a governante não está sozinha na corrida. O ministro da Justiça Michael Gove também já anunciou que vai avançar para a liderança do Partido Conservador e para suceder a Cameron no posto de primeiro-ministro.

Gove foi uma das principais figuras na campanha a favor do Brexit e, segundo a BBC, era esperado que apoiasse a candidatura de Boris Johnson.

“Eu repetidamente disse que não queria ser primeiro-ministro. Mas os acontecimentos da passada quinta-feira pesaram muito na minha consciência“, afirmou.

“Respeito e admiro todos os candidatos que estão a concorrer à liderança. Em particular, queria ajudar a construir uma equipa que apoiasse Boris Johnson para que um político que defendesse a saída da UE pudesse levar-nos a um futuro melhor”.

No entanto, Gove, que também já foi ministro da Educação, concluiu que “Boris não consegue trazer a liderança necessária ou construir uma equipa para a missão que temos à nossa frente”.

Boris Johnson não é candidato

O principal rosto da campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia anunciou que não é candidato à sucessão do primeiro-ministro, na liderança do Partido Conservador.

Enumerando as tarefas que o próximo primeiro-ministro deve realizar, Boris Johnson afirmou: “Concluí que essa pessoa não posso ser eu”.

O ex-presidente da câmara de Londres falava à imprensa em Londres minutos antes de terminar o prazo para a apresentação de candidaturas à liderança dos ‘Tories’.

Além dos dois anteriores candidatos, apresentaram-se ainda o ministro do Trabalho e Pensões, Stephen Crabb, e o antigo ministro da Defesa, Liam Fox.

Uma vez encerradas as candidaturas, os deputados terão três semanas para escolher dois finalistas que serão alvo da votação dos 150 mil membros do partido durante o verão.

O nome do novo chefe do Governo será anunciado a 9 de setembro.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …