Theresa May e Michael Gove na corrida para suceder a Cameron

surreynews / Flickr

Theresa May, ministra do Interior britânica

Theresa May, ministra do Interior britânica

Theresa May oficializou a candidatura para ocupar o lugar de Cameron. E quando todos pensavam que seria Boris Johnson o seu principal opositor, eis que chega o ministro da Justiça para trocar as voltas.

A ministra do Interior do Reino Unido, Theresa May, anunciou a sua candidatura à sucessão do primeiro-ministro britânico, numa carta publicada pelo Times.

David Cameron anunciou a sua demissão, com efeitos a partir de outubro, depois dos eleitores britânicos terem decidido num referendo que o Reino Unido deve sair da União Europeia.

Tal como o líder conservador, também a ministra apoiava a permanência no bloco europeu, mas teve uma postura discreta e um papel conciliador na campanha, tendo sido apontada como uma candidata consensual.

“Após o referendo da semana passada, o nosso país precisa de uma liderança forte e reconhecida para nos orientar neste período de incerteza económica e política e para negociar os melhores termos possíveis a saída da União Europeia”, escreveu.

A ministra também anunciou o desejo de lançar “um programa radical de reformas sociais” para “fazer do Reino Unido um país ao serviço de todos”.

A sua postura de consenso levou o Sunday Times a apresentá-la como “a única figura capaz de unir as fações rivais do partido” conservador.

No entanto, a governante não está sozinha na corrida. O ministro da Justiça Michael Gove também já anunciou que vai avançar para a liderança do Partido Conservador e para suceder a Cameron no posto de primeiro-ministro.

Gove foi uma das principais figuras na campanha a favor do Brexit e, segundo a BBC, era esperado que apoiasse a candidatura de Boris Johnson.

“Eu repetidamente disse que não queria ser primeiro-ministro. Mas os acontecimentos da passada quinta-feira pesaram muito na minha consciência“, afirmou.

“Respeito e admiro todos os candidatos que estão a concorrer à liderança. Em particular, queria ajudar a construir uma equipa que apoiasse Boris Johnson para que um político que defendesse a saída da UE pudesse levar-nos a um futuro melhor”.

No entanto, Gove, que também já foi ministro da Educação, concluiu que “Boris não consegue trazer a liderança necessária ou construir uma equipa para a missão que temos à nossa frente”.

Boris Johnson não é candidato

O principal rosto da campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia anunciou que não é candidato à sucessão do primeiro-ministro, na liderança do Partido Conservador.

Enumerando as tarefas que o próximo primeiro-ministro deve realizar, Boris Johnson afirmou: “Concluí que essa pessoa não posso ser eu”.

O ex-presidente da câmara de Londres falava à imprensa em Londres minutos antes de terminar o prazo para a apresentação de candidaturas à liderança dos ‘Tories’.

Além dos dois anteriores candidatos, apresentaram-se ainda o ministro do Trabalho e Pensões, Stephen Crabb, e o antigo ministro da Defesa, Liam Fox.

Uma vez encerradas as candidaturas, os deputados terão três semanas para escolher dois finalistas que serão alvo da votação dos 150 mil membros do partido durante o verão.

O nome do novo chefe do Governo será anunciado a 9 de setembro.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Fez-se História no Espaço com o primeiro passeio espacial feminino

As astronautas Jessica Meir e Christina Koch saíram esta sexta-feira da Estação Espacial Internacional (EEI) no primeiro passeio orbital sem a participação de homens, durante o qual repararão um controlo das baterias da estação. A saída …

UEFA proíbe Ajax de vender bilhetes

O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA proibiu o Ajax de vender bilhetes para o próximo encontro da Liga dos Campeões, em Londres, frente ao Chelsea, a 5 de Novembro, devido ao mau …

Aumenta para cinco número de mortos em desabamento de prédio no Brasil

O número de mortos no desabamento de um prédio residencial em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, aumentou para cinco, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas esta sexta-feira pelas autoridades …

Cartel de Sinaloa abre fogo e obriga polícia a libertar filho de “El Chapo”

O filho de El Chapo, Ovidio Guzmán López, foi libertado depois de várias horas de violência que se seguiram à sua detenção e o ministro da Defesa argumentou com medidas de segurança para o fazer. O …

Portugal tem 796 mil “eleitores-fantasma”

Portugal tem mais 796 mil eleitores do que população residente com 18 e mais anos. O número de inscritos nos cadernos eleitorais, em território nacional, apresenta uma diferença de 9,3% face ao número de residentes …

Lenine Cunha e Ana Filipe conquistam mais duas medalhas nos INAS Global Games

Os portugueses Lenine Cunha e Ana Filipe conquistaram esta quinta-feira medalhas de prata e bronze, respetivamente, nos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, que decorre em Brisbane, na Austrália. Os dois pódios …

Homem detido em França por ameaça de ataque inspirado no 11 de setembro

Um indivíduo identificado como sendo um radical islâmico foi detido em França acusado de terrorismo devido a uma ameaça de sequestro e ataque inspirado no atentado às Torres Gémeas, nos Estados Unidos, em 2001, anunciaram …

Nick Cave and The Bad Seeds regressam a Portugal em 2020

Dois anos depois do concerto no NOS Primavera Sound, no Porto, Nick Cave and The Bad Seeds vão regressar a Portugal no Campo Pequeno, em Lisboa. Os dois concertos, marcados para 22 e 23 de abril, …

Retirar amianto é 50 vezes mais barato do que tratar doente de cancro

A Quercus alertou esta sexta-feira que retirar uma cobertura de amianto de uma escola fica 50 vezes mais barato do que tratar um doente com mesotelioma, o cancro da pleura do pulmão provocado pela exposição …

Sócrates critica recusa do PS em fazer acordo escrito com o Bloco de Esquerda

O antigo primeiro-ministro José Sócrates critica a recusa do PS em fazer um acordo escrito de legislatura com o Bloco de Esquerda, considerando que revela "uma visão meramente utilitária" e que pode gerar "ressentimento" à …