Testes de VIH e hepatite vão poder ser feitos em casa

Marcelo Camargo / ABr

Entre abril e maio, a Associação Abraço vai lançar um teste de rastreio ao Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) que pode ser feito em casa.

O teste em causa estará disponível para maiores de 18 anos residentes em Portugal continental e ilhas e será totalmente confidencial, anónimo e gratuito. Apesar de contar com o apoio informal da Direção-Geral da Saúde (DGS), o Infarmed esclarece que se trata de uma utilização “off label”.

Segundo o Jornal de Notícias, o Infarmed toma esta posição devido ao facto de o dispositivo escolhido não ter sido “estudado nem avaliado de acordo com os requisitos europeus”.

Além do VIH, o teste vai permitir detetar hepatite C. De acordo com o jornal, a ideia passa por encomendar online o teste num procedimento no qual não vai ser pedida qualquer identificação para além da morada.

Aliás, o anonimato do teste é apenas quebrados se o resultado for positivo, de modo a que a Associação Abraço entre em contacto com a pessoa que o fez para a encaminhar para uma consulta no centro hospitalar mais próximo.

Gonçalo Lobo, presidente da associação, disse ao JN que o objetivo é “chegar a pessoas que não vivem em grandes centros urbanos e têm mais dificuldades de acesso“. Além do teste, é enviado também um kit com um folheto explicativo, material para a colheita de sangue e um envelope para fazer chegar a amostra a um laboratório.

Depois de enviado, o requerente irá receber o resultado através de uma mensagem de telemóvel ou email.

No ano passado, “55% dos diagnósticos em Portugal chegaram em fase avançada da doença”, salienta o jornal. Para a presidente do Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA, da DGS, “o diagnóstico precoce é fundamental porque com tratamento a pessoa consegue vir a ter uma esperança de vida idêntica à da população em geral”.

A Associação Abraço vai avançar com o “projeto no âmbito de um estudo, no qual deverá participar o Instituto Ricardo Jorge, para fazer a análise em laboratório”, de modo a validar o teste. Até ao momento, já foram gastos 65 mil euros na encomenda de 500 kits e na criação da plataforma online.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …