Testes de VIH e hepatite vão poder ser feitos em casa

Marcelo Camargo / ABr

Entre abril e maio, a Associação Abraço vai lançar um teste de rastreio ao Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) que pode ser feito em casa.

O teste em causa estará disponível para maiores de 18 anos residentes em Portugal continental e ilhas e será totalmente confidencial, anónimo e gratuito. Apesar de contar com o apoio informal da Direção-Geral da Saúde (DGS), o Infarmed esclarece que se trata de uma utilização “off label”.

Segundo o Jornal de Notícias, o Infarmed toma esta posição devido ao facto de o dispositivo escolhido não ter sido “estudado nem avaliado de acordo com os requisitos europeus”.

Além do VIH, o teste vai permitir detetar hepatite C. De acordo com o jornal, a ideia passa por encomendar online o teste num procedimento no qual não vai ser pedida qualquer identificação para além da morada.

Aliás, o anonimato do teste é apenas quebrados se o resultado for positivo, de modo a que a Associação Abraço entre em contacto com a pessoa que o fez para a encaminhar para uma consulta no centro hospitalar mais próximo.

Gonçalo Lobo, presidente da associação, disse ao JN que o objetivo é “chegar a pessoas que não vivem em grandes centros urbanos e têm mais dificuldades de acesso“. Além do teste, é enviado também um kit com um folheto explicativo, material para a colheita de sangue e um envelope para fazer chegar a amostra a um laboratório.

Depois de enviado, o requerente irá receber o resultado através de uma mensagem de telemóvel ou email.

No ano passado, “55% dos diagnósticos em Portugal chegaram em fase avançada da doença”, salienta o jornal. Para a presidente do Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA, da DGS, “o diagnóstico precoce é fundamental porque com tratamento a pessoa consegue vir a ter uma esperança de vida idêntica à da população em geral”.

A Associação Abraço vai avançar com o “projeto no âmbito de um estudo, no qual deverá participar o Instituto Ricardo Jorge, para fazer a análise em laboratório”, de modo a validar o teste. Até ao momento, já foram gastos 65 mil euros na encomenda de 500 kits e na criação da plataforma online.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …