Testes de VIH e hepatite vão poder ser feitos em casa

Marcelo Camargo / ABr

Entre abril e maio, a Associação Abraço vai lançar um teste de rastreio ao Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) que pode ser feito em casa.

O teste em causa estará disponível para maiores de 18 anos residentes em Portugal continental e ilhas e será totalmente confidencial, anónimo e gratuito. Apesar de contar com o apoio informal da Direção-Geral da Saúde (DGS), o Infarmed esclarece que se trata de uma utilização “off label”.

Segundo o Jornal de Notícias, o Infarmed toma esta posição devido ao facto de o dispositivo escolhido não ter sido “estudado nem avaliado de acordo com os requisitos europeus”.

Além do VIH, o teste vai permitir detetar hepatite C. De acordo com o jornal, a ideia passa por encomendar online o teste num procedimento no qual não vai ser pedida qualquer identificação para além da morada.

Aliás, o anonimato do teste é apenas quebrados se o resultado for positivo, de modo a que a Associação Abraço entre em contacto com a pessoa que o fez para a encaminhar para uma consulta no centro hospitalar mais próximo.

Gonçalo Lobo, presidente da associação, disse ao JN que o objetivo é “chegar a pessoas que não vivem em grandes centros urbanos e têm mais dificuldades de acesso“. Além do teste, é enviado também um kit com um folheto explicativo, material para a colheita de sangue e um envelope para fazer chegar a amostra a um laboratório.

Depois de enviado, o requerente irá receber o resultado através de uma mensagem de telemóvel ou email.

No ano passado, “55% dos diagnósticos em Portugal chegaram em fase avançada da doença”, salienta o jornal. Para a presidente do Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA, da DGS, “o diagnóstico precoce é fundamental porque com tratamento a pessoa consegue vir a ter uma esperança de vida idêntica à da população em geral”.

A Associação Abraço vai avançar com o “projeto no âmbito de um estudo, no qual deverá participar o Instituto Ricardo Jorge, para fazer a análise em laboratório”, de modo a validar o teste. Até ao momento, já foram gastos 65 mil euros na encomenda de 500 kits e na criação da plataforma online.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …