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Testes de personalidade gratuitos são melhores do que os pagos

Psicólogos da Universidade do Texas demonstraram que os testes de personalidade gratuitos são mais fiáveis e eficientes do que as suas alternativas pagas.

O estudo, publicado no The Journal of Psychology, analisou pesquisas anteriores sobre o grau de fiabilidade dos testes que medem os cinco principais traços de personalidade – abertura, conscienciosidade , extroversão, afabilidade e neuroticismo – que foram usados em estudos científicos, obtendo uma amostra de 288 estudos envolvendo 161.091 participantes.

Os investigadores concluíram que, do ponto de vista científico, os testes gratuitos eram mais precisos a analisar os Big Five.

O blog da British Psychological Society relata que o investigador Tyler Hamby e os seus colegas concluíram que 142 dos estudos analisados tinham sido feitos com base em testes de personalidade gratuitos, tais como o Big Five Inventory e várias versões do International Personality Item Pool, enquanto os outros foram feitos a partir de versões pagas como NEO Five Factor Inventory.

O que está em causa não é se os testes são válidos, mas sim se os resultados são consistentes. Os investigadores analisaram o “coeficiente alfa” dos diferentes testes de personalidade – basicamente, a correlação entre os itens do questionário que avaliam o mesmo objeto. Se um teste tem boa consistência interna, as perguntas que medem determinado traço deverão ter um alto nível de correlação.

Ao serem analisados apenas testes com um número mínimo de perguntas – 12 para cada um dos Big Five, para garantir um grau de confiança mínimo – os testes gratuitos mostraram-se mais fiáveis do que as versões pagas.

Os investigadores acreditam que isto aconteça – do ponto de vista da investigação – porque, ao serem protegidos por direitos de propriedade intelectual, os testes pagos não podem ser adaptados pelos cientistas para melhor servirem os resultados.

Além disso, os testes gratuitos tendem a ser mais curtos, o que incentiva a que os participantes respondam a todas as perguntas.

“Partindo do princípio que a escala foi devidamente validada, podemos recomendar o uso de testes gratuitos para analisar os Big Five nos estudos sobre personalidade”, afirmam os investigadores.

ZAP

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