Testes de personalidade gratuitos são melhores do que os pagos

Psicólogos da Universidade do Texas demonstraram que os testes de personalidade gratuitos são mais fiáveis e eficientes do que as suas alternativas pagas.

O estudo, publicado no The Journal of Psychology, analisou pesquisas anteriores sobre o grau de fiabilidade dos testes que medem os cinco principais traços de personalidade – abertura, conscienciosidade , extroversão, afabilidade e neuroticismo – que foram usados em estudos científicos, obtendo uma amostra de 288 estudos envolvendo 161.091 participantes.

Os investigadores concluíram que, do ponto de vista científico, os testes gratuitos eram mais precisos a analisar os Big Five.

O blog da British Psychological Society relata que o investigador Tyler Hamby e os seus colegas concluíram que 142 dos estudos analisados tinham sido feitos com base em testes de personalidade gratuitos, tais como o Big Five Inventory e várias versões do International Personality Item Pool, enquanto os outros foram feitos a partir de versões pagas como NEO Five Factor Inventory.

O que está em causa não é se os testes são válidos, mas sim se os resultados são consistentes. Os investigadores analisaram o “coeficiente alfa” dos diferentes testes de personalidade – basicamente, a correlação entre os itens do questionário que avaliam o mesmo objeto. Se um teste tem boa consistência interna, as perguntas que medem determinado traço deverão ter um alto nível de correlação.

Ao serem analisados apenas testes com um número mínimo de perguntas – 12 para cada um dos Big Five, para garantir um grau de confiança mínimo – os testes gratuitos mostraram-se mais fiáveis do que as versões pagas.

Os investigadores acreditam que isto aconteça – do ponto de vista da investigação – porque, ao serem protegidos por direitos de propriedade intelectual, os testes pagos não podem ser adaptados pelos cientistas para melhor servirem os resultados.

Além disso, os testes gratuitos tendem a ser mais curtos, o que incentiva a que os participantes respondam a todas as perguntas.

“Partindo do princípio que a escala foi devidamente validada, podemos recomendar o uso de testes gratuitos para analisar os Big Five nos estudos sobre personalidade”, afirmam os investigadores.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …