Testes de personalidade gratuitos são melhores do que os pagos

Psicólogos da Universidade do Texas demonstraram que os testes de personalidade gratuitos são mais fiáveis e eficientes do que as suas alternativas pagas.

O estudo, publicado no The Journal of Psychology, analisou pesquisas anteriores sobre o grau de fiabilidade dos testes que medem os cinco principais traços de personalidade – abertura, conscienciosidade , extroversão, afabilidade e neuroticismo – que foram usados em estudos científicos, obtendo uma amostra de 288 estudos envolvendo 161.091 participantes.

Os investigadores concluíram que, do ponto de vista científico, os testes gratuitos eram mais precisos a analisar os Big Five.

O blog da British Psychological Society relata que o investigador Tyler Hamby e os seus colegas concluíram que 142 dos estudos analisados tinham sido feitos com base em testes de personalidade gratuitos, tais como o Big Five Inventory e várias versões do International Personality Item Pool, enquanto os outros foram feitos a partir de versões pagas como NEO Five Factor Inventory.

O que está em causa não é se os testes são válidos, mas sim se os resultados são consistentes. Os investigadores analisaram o “coeficiente alfa” dos diferentes testes de personalidade – basicamente, a correlação entre os itens do questionário que avaliam o mesmo objeto. Se um teste tem boa consistência interna, as perguntas que medem determinado traço deverão ter um alto nível de correlação.

Ao serem analisados apenas testes com um número mínimo de perguntas – 12 para cada um dos Big Five, para garantir um grau de confiança mínimo – os testes gratuitos mostraram-se mais fiáveis do que as versões pagas.

Os investigadores acreditam que isto aconteça – do ponto de vista da investigação – porque, ao serem protegidos por direitos de propriedade intelectual, os testes pagos não podem ser adaptados pelos cientistas para melhor servirem os resultados.

Além disso, os testes gratuitos tendem a ser mais curtos, o que incentiva a que os participantes respondam a todas as perguntas.

“Partindo do princípio que a escala foi devidamente validada, podemos recomendar o uso de testes gratuitos para analisar os Big Five nos estudos sobre personalidade”, afirmam os investigadores.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas descobriram o ponto fraco dos tardígrados

Os tardígrados, também chamados ursos de água, são conhecidos pela sua resistência. Mas um novo estudo revela agora que estes pequenos organismos também têm um ponto fraco: exposição de longo prazo a altas temperaturas. Em 2018, …

Detetadas "partículas fantasmagóricas" que o Modelo Padrão não pode explicar

O observatório IceCube, localizado no Pólo Sul, revelou que a Antena Antena Antártida de Impulso Transitivo (ANITA) detetou alguns "sinais muito estranhos" que "não pode ser explicados" pelo Modelo Padrão da Física. O projeto ANITA, …

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …