Testes de ADN negam que 81 bebés tenham sido roubados durante ditadura espanhola

Pedidas pelas famílias dos bebés, as análises aos restos mortais confirmam as mortes à nascença, deitando por terra a teoria de que tinham sido roubados para benefício da elite do regime espanhol de Franco.

Na sequência das denuncias de um alegado esquema de roubo de bebés durante o Franquismo, as autoridades espanholas ordenaram várias análises aos restos mortais dos bebés declarados mortos à nascença.

Os testes de ADN revelaram que os recém-nascidos tinham, de facto, morrido à nascença, não confirmando as suspeitas das famílias de que tinham sido enganadas sobre a morte dos filhos para que estes fossem entregues a pessoas ligadas ao regime espanhol.

A notícia, avançada pelo jornal espanhol El País, diz ainda que, do conjunto de 90 bebés submetidos aos testes de ADN, 81 deles (cerca de 90%) foram confirmados como filhos das famílias que acreditavam terem sido enganadas.

Quanto aos restantes 9 bebés, os resultados dos testes de ADN, levados a cabo pela investigação, revelaram-se inconclusivos.

O Diário de Notícias recorda que a revelação dos testes de ADN ocorreu dias depois da sentença de Eduardo Vela, um ginecologista e obstetra que, nos anos 70, entregou para adoção uma rapariga depois de comunicar aos pais desta que a criança tinha morrido durante o parto.

No início de outubro, o antigo ginecologista e obstetra, agora com 85 anos, foi julgado pelos crimes de detenção ilegal, partos fictícios e falsificação de documentos oficiais, sendo absolvido pela prescrição dos crimes. Este julgamento tornou-se histórico em Espanha por ser o primeiro onde o Estado espanhol colocou no banco dos réus um médico pelo crime de “roubo de bebés”.

A Associações das famílias que alegam terem sido vítimas destes raptos acreditam que estas práticas ocorridas durante o Franquismo (1938-1975) e prolongadas até 1987, terão atingido cerca de 300 mil bebés, apesar de as autoridades não confirmarem o número.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Campo magnético da Terra pode mudar 10 vezes mais rápido do que se pensava

As mudanças na direção do campo magnético da Terra podem ocorrer dez vezes mais rápido do que se pensava até então, sugerem novas simulações levadas a cabo por cientistas da Universidade de Leeds (Reino Unido) …

O buraco negro mais faminto do Universo engole por dia uma massa equivalente à do Sol

No centro do quasar mais brilhante já descoberto "mora" um dos maiores buracos negros que é também o mais "faminto" de todo o Universo: por dia, engole o equivalente à massa do nosso Sol. As …

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …