Trump despede duas testemunhas-chave do processo de impeachment

David Maxwell / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Depois de ter sido absolvido no impeachment, Donald Trump despediu Alexander Vindman e Gordon Sondland, duas testemunhas-chave do processo.

O tenente-coronel Alexander Vindman, testemunha-chave no processo de destituição de Donald Trump, foi forçado a abandonar o seu local de trabalho na Casa Branca, na sexta-feira, dois dias depois de o Senado recusar condenar o presidente norte-americano.

Este oficial ‘ranger’, da arma de Infantaria, com 44 anos, “foi escoltado para fora da Casa Branca”, declarou o seu advogado, David Pressman. “Exigiram-lhe que saísse porque disse a verdade”, denunciou, em comunicado, acrescentou.

“Não estou contente com ele”, tinha declarado Trump, durante um encontro com jornalistas, ao referir-se a Vindman, titular de uma medalha ‘Coração Púrpura’, recebida por ferimentos em combate no Iraque.

Judeu, nascido na antiga República Socialista Soviética da Ucrânia e chegado aos EUA com 3 anos, Vindman, com várias medalhas por “atos de heroísmo e serviços distintos”, ocupava desde 2018 um posto de conselheiro para os assuntos europeus no Conselho de Segurança Nacional, na Casa Branca.

Em julho, escutou em direto o telefonema em que Trump solicitou ao presidente ucraniano que investigasse o seu rival democrata Joe Biden.

Considerando o pedido “inapropriado”, Vindman alertou os juristas da presidência, que, porém, não deram seguimento ao seu alerta.

Em novembro, detalhou este episódio durante uma audição ao Congresso muito embaraçosa para Trump.

“Ele serviu o seu país, mesmo que isso o tenho colocado em perigo“, salientou o seu advogado. “Por causa disso, o homem mais poderoso do mundo, encorajado pelos calados, pelos manipuláveis e pelos cúmplices, decidiu vingar-se“, acrescentou.

O tenente-coronel vai regressar ao trabalho no Pentágono, mas desconhece-se em que funções.

Donald Trump demitiu também esta sexta-feira um segundo membro do seu governo, que testemunhou contra ele no processo para a sua destituição, que decorreu no Congresso norte-americano, noticiaram vários meios dos EUA.

“Informaram-me hoje que o presidente ia chamar-me, com efeito imediato, enquanto embaixador norte-americano junto da União Europeia”, indicou Gordon Sondland, em comunicado, citado, entre outros, pelo New York Times.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Vindman tem um registo de ações não coincidentes com as diretivas da corrente administração; Sondland, é o tipo’diz que disse’.

    Estou interessado com o que já está em movimento – investigar os investigadores.

    Agora vamos ver os resultados finais; nomeadamente, estou curioso como vão proceder com o Schiff um passivo-agressivo sem espinha dorsal e com um complexo narcisista (ver alguns exemplos que aconteceram no Senado).

    Curioso chamar Schiff a depôr sobre juramento e o whistleblower.

    Veremos as ‘cenas’ dos próximos capítulos.

  2. Capeta: Pareces bem ressabiado.
    A ti sei que não te pagam, pois deves viver à custa do estado, ou então vais pela opinião popular que te permite ser um herói na mesa do café.
    Portugal é um nicho de mamões chorões.
    O Salazar é o diabo, e o resto é perfeito, alta moral, e cheio de ar. Mamões.
    Esquerdismo = 100 milhões de mortos.

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …