Novo teste rápido confirma vacinação contra a covid-19 em cinco minutos

Um novo teste rápido ao sangue pode confirmar se uma pessoa já foi imunizada contra a covid-19, enquanto espera para embarcar num avião ou entrar num evento desportivo, por exemplo.

Com a reabertura da sociedade, a permissão para viajar de novo e a possível falsificação de testes ou certificados, identificar quem foi, de facto, vacinado contra o SARS-CoV-2 é um desafio.

Uma equipa de investigadores desenvolveu, então, um novo teste para detetar os anticorpos para a covid-19: o utilizador pica um dedo e coloca uma gota de sangue num cartão (tal como acontece com os testes usados para determinar o tipo sanguíneo).

Segundo a Futurity, uma proteína de fusão desenvolvida pelos cientistas, presente no cartão, deteta então os anticorpos, que são proteínas minúsculas no sangue, produzidas pelo sistema imunológico para fornecer imunidade contra infeções futuras.

Os resultados ficam prontos em menos de cinco minutos e podem ser usados para confirmar se uma pessoa foi vacinada, sem ser necessário mostrar o boletim de vacinação, explicou Robert Kruse, responsável pela criação do teste rápido e autor principal do artigo, disponível no medRxiv desde o início de maio.

Os investigadores usaram 400 amostras de sangue, metade das quais eram de pacientes que já tinham estado infetados com covid-19. O teste identificou os anticorpos em pacientes previamente infetados 87,5% das vezes, uma taxa um pouco superior aos testes ELISA realizados em hospitais, que requerem horas.

Além disso, Kruse disse que os resultados da hemaglutinação – em que o grau de aglutinação dos glóbulos vermelhos revela a concentração de anticorpos – podem permitir que as pessoas saibam se ainda têm proteção meses após terem recebido a vacina ou se precisam de uma injeção de reforço.

Pacientes imunocomprometidos, cujos estudos mostraram que nem sempre respondem à vacina covid-19, também poderiam testar o seu nível de anticorpos para perceber se a vacina está a funcionar, disse o coautor do estudo Yuting Huang.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …