Novo teste rápido confirma vacinação contra a covid-19 em cinco minutos

Um novo teste rápido ao sangue pode confirmar se uma pessoa já foi imunizada contra a covid-19, enquanto espera para embarcar num avião ou entrar num evento desportivo, por exemplo.

Com a reabertura da sociedade, a permissão para viajar de novo e a possível falsificação de testes ou certificados, identificar quem foi, de facto, vacinado contra o SARS-CoV-2 é um desafio.

Uma equipa de investigadores desenvolveu, então, um novo teste para detetar os anticorpos para a covid-19: o utilizador pica um dedo e coloca uma gota de sangue num cartão (tal como acontece com os testes usados para determinar o tipo sanguíneo).

Segundo a Futurity, uma proteína de fusão desenvolvida pelos cientistas, presente no cartão, deteta então os anticorpos, que são proteínas minúsculas no sangue, produzidas pelo sistema imunológico para fornecer imunidade contra infeções futuras.

Os resultados ficam prontos em menos de cinco minutos e podem ser usados para confirmar se uma pessoa foi vacinada, sem ser necessário mostrar o boletim de vacinação, explicou Robert Kruse, responsável pela criação do teste rápido e autor principal do artigo, disponível no medRxiv desde o início de maio.



Os investigadores usaram 400 amostras de sangue, metade das quais eram de pacientes que já tinham estado infetados com covid-19. O teste identificou os anticorpos em pacientes previamente infetados 87,5% das vezes, uma taxa um pouco superior aos testes ELISA realizados em hospitais, que requerem horas.

Além disso, Kruse disse que os resultados da hemaglutinação – em que o grau de aglutinação dos glóbulos vermelhos revela a concentração de anticorpos – podem permitir que as pessoas saibam se ainda têm proteção meses após terem recebido a vacina ou se precisam de uma injeção de reforço.

Pacientes imunocomprometidos, cujos estudos mostraram que nem sempre respondem à vacina covid-19, também poderiam testar o seu nível de anticorpos para perceber se a vacina está a funcionar, disse o coautor do estudo Yuting Huang.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …

Crescimento sustentado da economia dá margem ao Governo nas negociações para OE

Governo tem a seu favor uma evolução positiva das receitas fiscais, o que lhe deverá permitir metas mais ambiciosas de redução do défice ou, em alternativa, assumir mais medidas com impacto negativo no orçamento. O crescimento …

Portugal contratou mais professores, mas salários baixaram

Em ano de pandemia, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mostra as diferenças que existem nas carreiras dos professores na Europa e em Portugal. O reforço do número de professores no …

Afinal, a crise no transporte marítimo mundial não vai estragar o Natal - pelo menos em Portugal

O transporte de mercadorias está a desacelerar na Ásia e o aumento dos custos está a causar uma onda preocupação na distribuição. Porém, o problema não se deverá fazer sentir na época de Natal. A falta …

Líder do Estado Islâmico no Grande Saara morto por forças francesas

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta madrugada que o líder do grupo terrorista "Estado Islâmico no Grande Saara" (EIGS), Adnan Abu Walid Sahraoui, foi "neutralizado" por forças militares francesas. "Trata-se de um novo grande sucesso …

Portugal vai ser o país europeu com mais escalões de IRS

Com o desdobramento do terceiro e do sexto escalão de IRS, Portugal será, a par do Luxemburgo, o país europeu com mais níveis na tabela de taxas de imposto. As mexidas nos escalões de IRS já …

Fisco enviou 50 mil notificações de IUC indevidas e vai anulá-las

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 mil notificações indevidas para pagamento do IUC, que serão anuladas. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 …

A dança das cadeiras de Boris está a ser interpretada como uma preparação das próximas eleições

A remodelação governamental que Boris Johnson levou a cabo esta quarta-feira está a ser lida como uma preparação para as próximas eleições, ainda que o calendário político não exija uma ida às urnas antes de …

MP deteta omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF

O Conselho Superior do Ministério Público detetou falhas e omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF e a transferência das competências administrativas. O Diário de Notícias escreve, esta quarta-feira, que o …