Teste de sangue pode ajudar a detectar cancro do pulmão

 

foto: Timothy F. Sosa / USN

foto: Timothy F. Sosa / USN

Um teste de sangue experimental apresenta-se promissor para detectar precocemente o cancro do pulmão e pode oferecer uma opção melhor do que as invasivas biópsias, anunciaram hoje investigadores.

Apenas um em cinco pacientes submetidos a cirurgia ou biópsia para a colheita de uma pequena massa de tecido pulmonar, descoberto através de uma tomografia computorizada, tem cancro, e os especialistas dizem haver uma grande necessidade de melhor tecnologia.

O cancro do pulmão é o mais comum no mundo e o mais mortal, matando cerca de 1,3 milhões de pessoas a cada ano, segundo a Organização Mundial de Saúde. Fumar é a primeira causa.

O mais recente teste, descrito na revista Science Medicina, foi aplicado no sangue de 143 pacientes em três locais diferentes na América do Norte.

Todos tinham pequenos nódulos nos pulmões, alguns em estágio de cancro, outros eram tumores benignos.

O teste procura um grupo de 13 proteínas no plasma e mostrou-se apto para determinar quando os nódulos eram benignos em 90 por cento dos casos.

Os investigadores do projecto vêm do Langone Medical Center da Universidade de Nova Iorque e Escola de Medicina, da Escola de Medicina Perelman na Universidade da Pensilvânia e do Centro Médico da Universidade Vanderbilt.

“Acreditamos que esta tecnologia, quando aplicada a um ensaio de proteínas de expressão comercial, terá um tremendo interesse para os pneumologistas”, disse Albert Luderer, chefe executivo do “Integrated Diagnostics” (Indi), a empresa biotécnica que patenteia a tecnologia.

Um porta-voz da empresa afirmou à Agência France Presse que uma versão comercial deverá ser disponibilizada até ao final do ano nos Estados Unidos. O preço ainda não foi determinado, acrescentou.

PARTILHAR

RESPONDER

Mais oito mortos e 328 infetados. Câmara de Lisboa tem 33 casos "ativos"

Há mais oito mortos e 328 casos positivos em Portugal nas últimas 24 horas. A Câmara de Lisboa regista atualmente 33 casos de infeção por covid-19 “ativos”. Portugal regista, esta quinta-feira, mais oito mortos e 328 …

Limitação dos apoios a sócios-gerentes não é "justa", diz Confederação das empresas

A Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas não entende a razão para limitar a ajuda a sócios-gerentes ao valor de 1.905 euros, proposta que não consideram justa. Em entrevista à Rádio Observador na quinta-feira, o …

Devolução de manuais. Diretores acusam políticos de "brincar às escolinhas"

Os diretores escolares criticaram hoje o 'timing' da proposta de suspensão de devolução de manuais escolares, acusando os políticos de andar a “brincar às escolinhas” sem perceberem o trabalho que implica reutilizar milhões de livros. O …

Passageiros dos EUA e PALOP têm de apresentar teste negativo de covid-19

O Governo prorrogou várias medidas restritivas do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal, com novas orientações e exceções, num despacho publicado terça-feira em Diário da República. Segundo noticiou o Expresso, um comunicado do …

PGR angolana diz que Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal

Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal ou noutro país com acordos judiciários com Angola, no âmbito do processo-crime por alegada má gestão e desvio de fundos da Sonangol, disse à Lusa fonte da …

Autoridades descartam participação da milícia "Escritório do Crime" no caso Marielle Franco

O envolvimento da milícia conhecida como "Escritório do Crime" no homicídio da vereadora e ativista Marielle Franco chegou a ser investigado, mas foi descartado pela polícia brasileira. O delegado brasileiro Daniel Rosa, da cidade do Rio …

Desconfinamento não foi suficiente. Desemprego volta a subir em Espanha para valores de 2016

O número de desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego em Espanha voltou a aumentar em 5.107 pessoas em junho, uma desaceleração em relação a maio, atingindo um total de 3.862.883 espanhóis. De acordo com os …

Governo vai monitorizar discurso de ódio na Internet

O Governo vai monitorizar o discurso de ódio nas plataformas online, estando "em vias" de dar início à contratação pública de um projeto que deverá traduzir-se num barómetro mensal de acompanhamento e identificação de sites. Segundo …

Tribunal britânico decide que é Guaidó (e não Maduro) quem manda nas reservas de ouro da Venezuela

A justiça britânica decidiu esta quinta-feira que é o líder da oposição venezuelana Juan Guaidó e não o Presidente Nicolás Maduro quem tem autoridade sobre as reservas de ouro da Venezuela depositadas no Banco de …

Mistério resolvido. Cientistas descobriram como é que as cobras "voam"

Nem todas as cobras se movem arrastando-se discretamente pelo chão. Há uma cobra do género Chrysopelea que parece voar de árvore em árvore. Agora, os cientistas descobriram como é que estes animais se movem pelo …