Teste de sangue pode ajudar a detectar cancro do pulmão

 

foto: Timothy F. Sosa / USN

foto: Timothy F. Sosa / USN

Um teste de sangue experimental apresenta-se promissor para detectar precocemente o cancro do pulmão e pode oferecer uma opção melhor do que as invasivas biópsias, anunciaram hoje investigadores.

Apenas um em cinco pacientes submetidos a cirurgia ou biópsia para a colheita de uma pequena massa de tecido pulmonar, descoberto através de uma tomografia computorizada, tem cancro, e os especialistas dizem haver uma grande necessidade de melhor tecnologia.

O cancro do pulmão é o mais comum no mundo e o mais mortal, matando cerca de 1,3 milhões de pessoas a cada ano, segundo a Organização Mundial de Saúde. Fumar é a primeira causa.

O mais recente teste, descrito na revista Science Medicina, foi aplicado no sangue de 143 pacientes em três locais diferentes na América do Norte.

Todos tinham pequenos nódulos nos pulmões, alguns em estágio de cancro, outros eram tumores benignos.

O teste procura um grupo de 13 proteínas no plasma e mostrou-se apto para determinar quando os nódulos eram benignos em 90 por cento dos casos.

Os investigadores do projecto vêm do Langone Medical Center da Universidade de Nova Iorque e Escola de Medicina, da Escola de Medicina Perelman na Universidade da Pensilvânia e do Centro Médico da Universidade Vanderbilt.

“Acreditamos que esta tecnologia, quando aplicada a um ensaio de proteínas de expressão comercial, terá um tremendo interesse para os pneumologistas”, disse Albert Luderer, chefe executivo do “Integrated Diagnostics” (Indi), a empresa biotécnica que patenteia a tecnologia.

Um porta-voz da empresa afirmou à Agência France Presse que uma versão comercial deverá ser disponibilizada até ao final do ano nos Estados Unidos. O preço ainda não foi determinado, acrescentou.

PARTILHAR

RESPONDER

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …