Teste de sangue pode ajudar a detectar cancro do pulmão

 

foto: Timothy F. Sosa / USN

foto: Timothy F. Sosa / USN

Um teste de sangue experimental apresenta-se promissor para detectar precocemente o cancro do pulmão e pode oferecer uma opção melhor do que as invasivas biópsias, anunciaram hoje investigadores.

Apenas um em cinco pacientes submetidos a cirurgia ou biópsia para a colheita de uma pequena massa de tecido pulmonar, descoberto através de uma tomografia computorizada, tem cancro, e os especialistas dizem haver uma grande necessidade de melhor tecnologia.

O cancro do pulmão é o mais comum no mundo e o mais mortal, matando cerca de 1,3 milhões de pessoas a cada ano, segundo a Organização Mundial de Saúde. Fumar é a primeira causa.

O mais recente teste, descrito na revista Science Medicina, foi aplicado no sangue de 143 pacientes em três locais diferentes na América do Norte.

Todos tinham pequenos nódulos nos pulmões, alguns em estágio de cancro, outros eram tumores benignos.

O teste procura um grupo de 13 proteínas no plasma e mostrou-se apto para determinar quando os nódulos eram benignos em 90 por cento dos casos.

Os investigadores do projecto vêm do Langone Medical Center da Universidade de Nova Iorque e Escola de Medicina, da Escola de Medicina Perelman na Universidade da Pensilvânia e do Centro Médico da Universidade Vanderbilt.

“Acreditamos que esta tecnologia, quando aplicada a um ensaio de proteínas de expressão comercial, terá um tremendo interesse para os pneumologistas”, disse Albert Luderer, chefe executivo do “Integrated Diagnostics” (Indi), a empresa biotécnica que patenteia a tecnologia.

Um porta-voz da empresa afirmou à Agência France Presse que uma versão comercial deverá ser disponibilizada até ao final do ano nos Estados Unidos. O preço ainda não foi determinado, acrescentou.

PARTILHAR

RESPONDER

Associação dos Árbitros apresenta queixa contra Benfica, Jesus, Grimaldo e Otamendi

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) apresentou uma queixa contra o Benfica, Jorge Jesus, Grimaldo e Otamendi, por causa das declarações proferidas após o jogo com o FC Porto. A notícia de que a …

Um milhão de pessoas já foram imunizadas. Faixa etária dos 50 anos começou a ser vacinada em alguns locais

Em alguns locais do país, já há pessoas na faixa etária dos 50 anos a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Fonte da task force responsável pelo plano nacional de vacinação disse, este …

GNR inicia operação para dar segurança nas celebrações e peregrinação a Fátima

A GNR promove a partir de hoje uma operação de segurança em todo o território nacional, com maior incidência em Fátima e nas principais vias de acesso, para garantir segurança durante o deslocamento dos peregrinos …

UEFA anuncia sanções para nove dos 12 fundadores da Superliga. Real Madrid, Barcelona e Juventus denunciam "pressões e ameaças"

O Real Madrid, o Barcelona e a Juventus - os clubes fundadores da Superliga que ainda resistem - emitiram um comunicado conjunto em que reafirmam a necessidade da prova, assegurando que os clubes "receberam - …

Arqueólogos encontraram o enterro mais antigo de África. Era um menino de três anos

Uma equipa de investigadores revelou a sepultura de um menino encontrado em Panga ya Saidi, no Quénia. Esta descoberta, datada de 78 mil anos, é mais uma evidência sobre os primeiros comportamentos sociais complexos do …

Conselho Europeu admite debater “proposta concreta” de suspensão de patentes. Farmacêuticas já perdem na bolsa

O valor das empresas farmacêuticas, cotadas em bolsa, que fabricam vacinas contra a covid-19 aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) caiu entre quarta e quinta-feira.  De acordo com o Expresso, o valor das empresas farmacêuticas …

Entradas e saídas para trabalhar nas freguesias de Odemira sob cerca sujeitas a teste negativo

As entradas e saídas para trabalhar ou apoiar idosos nas freguesias de Odemira sob cerca sanitária passam a ser permitidas, mas ficam dependentes de teste negativo à covid-19, medida em vigor a partir das 8 …

Consumo excessivo de sal pode afetar as células imunitárias

Um novo estudo mostra que comer demasiado sal pode reduzir a quantidade de energia que as células do nosso sistema imunitário podem produzir, impedindo-as de funcionar normalmente. Há muito tempo que o consumo excessivo de sal …

Cimeira Social. Conselho informal e Cimeira UE-Índia marcam agenda deste sábado

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reúnem-se este sábado no Palácio de Cristal, no Porto, para um Conselho informal com o Pilar Social na agenda e para uma Reunião de Líderes …

Aluna descreve ensino à distância: "Muito mau: dormir 1h, magoar a mim própria..."

Entre muitas mudanças, o coronavírus afetou o ensino. A pandemia interrompeu as aulas presenciais, mais do que uma vez, e trouxe novas rotinas. A aluna do ensino superior, Lúcia Gonçalves, conta ao ZAP as dificuldades …