/

Testes de despistagem começam terça-feira nas escolas públicas e privadas

Rodrigo Antunes / Lusa

As creches, os estabelecimentos de ensino pré-escolar e do 1.º ciclo reabrem as portas na segunda-feira e no dia seguinte arranca a campanha de testes naquelas escolas públicas e privadas

”Este novo exercício começa na terça-feira a mais de 50 mil trabalhadores do sistema público, mais os trabalhadores do universo do privado”, afirmou o ministro Tiago Brandão Rodrigues, durante uma conferência de imprensa de apresentação de medidas de apoio aos setores da Economia, Trabalho, Cultura e Educação.

Segundo Tiago Brandão Rodrigues, haverá um “varrimento a todos os trabalhadores”, mas “os trabalhadores não serão testados à entrada para saber se podem ou não entrar na escola”.

“Mas é importante também dizer que não há uma implicação formal, os trabalhadores não são testados à chegada para saber se podem entrar ou não num estabelecimento de ensino ou educação, isso tem de ficar muito claro”, destacou.

Caso contrário, acrescentou, “todos os dias de manhã, todos os trabalhadores do nosso país teriam de ser testados e havia uma implicação formal entre testagem negativa e entrada no seu posto de trabalho”: “Não é isso que vai acontecer. O que vai acontecer é uma medida suplementar para diminuir a propagação da doença”.

Frisou que “a partir da próxima terça-feira”, e “depois destas 65 mil testagens” já feitas, começará “esta testagem ao longo destas próximas semanas”, estando as regras sobre a testagem estão “explicadas com bastante minúcia na orientação conjunta das três entidades – Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares, da DGS e do Instituto de Segurança Social”.

ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.