Descoberto tesouro na Ilha de Man com as “bitcoins” do tempo dos Vikings

Uma caçadora de tesouros amadora descobriu, na Ilha de Man, entre a Irlanda e o Reino Unido, um tesouro da Era Viking que contém moedas de prata e é o equivalente às “criptomoedas” daqueles tempos.

De acordo com o site Live Science, que cita o comunicado do Manx National Heritage, o tesouro recentemente descoberto contém 87 moedas de prata, 13 fragmentos de prata que eram usados como moeda (os chamados “hack silver”) e outros artefactos.

Na mesma nota desta organização que gere o património nacional da Ilha de Man, Kristin Bornholdt Collins, investigadora independente que estuda a economia da Era Viking nesta região do Mar da Irlanda, explicou que os “hack silver” eram provavelmente úteis no comércio internacional.

Isto porque eram “práticos para quaisquer transações” e “descentralizados”, ou seja, eram uma espécie de “moeda sem fronteiras ou afiliação política”, disse a investigadora, que os comparou mesmo com as criptomoedas atuais.

“Neste sentido, eram o equivalente a uma criptomoeda – podemos até dizer que eram parecidos com a Bitcoin original”, acrescentou.

Durante uma análise do tesouro, Bornholdt Collins confirmou que este incluía moedas que foram cunhadas na Ilha de Man, na Irlanda, em Inglaterra e no que hoje é a Alemanha.

“Tal como as moedas atuais, muitas têm uma imagem de um monarca”, declarou Allison Fox, curadora de Arqueologia do Manx National Heritage, dando como exemplos o nórdico Sigtrygg Silkbeard; o rei Canuto de Inglaterra, Dinamarca e Noruega; Etelredo II de Inglaterra; e ainda Otão I da Saxónia.

No outro lado de algumas moedas pode ver-se uma “longa cruz”, símbolo que era usado como guia para cortar as moedas quando só era necessário meio centavo, detalhou Fox. Enquanto isso, os outros pedaços de prata eram “parte de um sistema flexível de pagamento, em que o valor dependia do peso e da pureza da prata“, disse ainda.

Ainda segundo Bornholdt Collins, o novo tesouro é semelhante aos nossos porta-moedas,  “que contêm todo o tipo de cartões de crédito, notas e moedas, talvez de diferentes nacionalidades, como quando nos estamos a preparar para viajar para o exterior” e mostra a “variedade de moedas disponíveis para uma pessoa desta altura”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, declaração de pertença à maçonaria ou Opus Dei não será obrigatória

A obrigatoriedade de os políticos e altos cargos públicos declararem a sua pertença e funções em associações como as desportivas, políticas e de carácter secreto foi aprovada no Parlamento este mês. Jorge Lacão esclareceu que a …

Futebol: Alemanha já está fora dos Jogos Olímpicos

Alemães chegaram à final em 2016 mas, desta vez, nem passaram da fase de grupos. Campeão Brasil continua no torneio masculino. Brasil e Alemanha foram as seleções finalistas da edição anterior dos Jogos Olímpicos, em 2016. …

Portugal perto de surpresa no andebol e Ana Catarina Monteiro faz história na natação

No andebol, a equipa olímpica portuguesa esteve muito perto de surpreender a vice-campeã mundial Suécia. Na natação, Ana Catarina Monteiro teve um resultado histórico. A seleção portuguesa de andebol perdeu por 29-28 frente à vice-campeã mundial …

Portugal nunca teve tantos migrantes a obter nacionalidade portuguesa. Maioria são do Brasil e Israel

Em 2020, mais de 149 mil migrantes passaram a ter o cartão cidadão nacional. Só este ano já há registo de 56 mil. O aumento do número de pessoas a pedir nacionalidade portuguesa deve-se à …

Patrões, UGT e Governo assinam acordo de Concertação, num "sinal de desagravamento" das tensões

Esta quarta-feira, será assinado o acordo de formação profissional, denominado Um Desígnio Estratégico para as Pessoas, para as Empresas e para o País, alcançado na concertação social. Carlos Silva, secretário geral da UGT, encara a assinatura …

Navio e cemitério egípcios encontrados em cidade submersa há mais de 1.000 anos

Um equipa de arqueólogos descobriu os destroços de um antigo navio egípcio que naufragou após ser atingido por blocos gigantes do famoso templo de Amon. Também foi encontrado um cemitério. O naufrágio ocorreu há cerca de …

Ferro espera que jovens resistentes à vacinação mudem de atitude

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, elogiou o processo de vacinação e disse esperar que os mais jovens mudem de atitude. Carla Nunes, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova …

Governo cria 500 vagas no ensino superior para alunos desfavorecidos

O Governo vai criar 500 vagas no ensino superior e em cursos técnicos superiores profissionais, no ano letivo de 2022-23, destinados a alunos provenientes de zonas desfavorecidas. De acordo com o Público, a medida faz parte …

Consumir alimentos com ómega-3 pode aumentar a esperança de vida em cinco anos

Um novo estudo indica que ter altos níveis de ómega-3 no sangue pode aumentar a esperança de vida de um indivíduo em cinco anos. De acordo com o novo estudo, publicado The American Journal of Clinical …

Bebiana Cunha é a candidata do PAN à Câmara do Porto

Bebiana Cunha, líder parlamentar do Pessoas-Animais-Natureza (PAN), é a candidata do partido à presidência da Câmara Municipal do Porto. A líder parlamentar do Pessoas-Animais-Natureza(PAN), Bebiana Cunha, de 35 anos, é a candidata do partido à presidência …