Descoberto tesouro na Ilha de Man com as “bitcoins” do tempo dos Vikings

Uma caçadora de tesouros amadora descobriu, na Ilha de Man, entre a Irlanda e o Reino Unido, um tesouro da Era Viking que contém moedas de prata e é o equivalente às “criptomoedas” daqueles tempos.

De acordo com o site Live Science, que cita o comunicado do Manx National Heritage, o tesouro recentemente descoberto contém 87 moedas de prata, 13 fragmentos de prata que eram usados como moeda (os chamados “hack silver”) e outros artefactos.

Na mesma nota desta organização que gere o património nacional da Ilha de Man, Kristin Bornholdt Collins, investigadora independente que estuda a economia da Era Viking nesta região do Mar da Irlanda, explicou que os “hack silver” eram provavelmente úteis no comércio internacional.

Isto porque eram “práticos para quaisquer transações” e “descentralizados”, ou seja, eram uma espécie de “moeda sem fronteiras ou afiliação política”, disse a investigadora, que os comparou mesmo com as criptomoedas atuais.

“Neste sentido, eram o equivalente a uma criptomoeda – podemos até dizer que eram parecidos com a Bitcoin original”, acrescentou.

Durante uma análise do tesouro, Bornholdt Collins confirmou que este incluía moedas que foram cunhadas na Ilha de Man, na Irlanda, em Inglaterra e no que hoje é a Alemanha.

“Tal como as moedas atuais, muitas têm uma imagem de um monarca”, declarou Allison Fox, curadora de Arqueologia do Manx National Heritage, dando como exemplos o nórdico Sigtrygg Silkbeard; o rei Canuto de Inglaterra, Dinamarca e Noruega; Etelredo II de Inglaterra; e ainda Otão I da Saxónia.

No outro lado de algumas moedas pode ver-se uma “longa cruz”, símbolo que era usado como guia para cortar as moedas quando só era necessário meio centavo, detalhou Fox. Enquanto isso, os outros pedaços de prata eram “parte de um sistema flexível de pagamento, em que o valor dependia do peso e da pureza da prata“, disse ainda.

Ainda segundo Bornholdt Collins, o novo tesouro é semelhante aos nossos porta-moedas,  “que contêm todo o tipo de cartões de crédito, notas e moedas, talvez de diferentes nacionalidades, como quando nos estamos a preparar para viajar para o exterior” e mostra a “variedade de moedas disponíveis para uma pessoa desta altura”.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pescadores indonésios podem ter encontrado a mitológica "Ilha do Ouro"

Pescadores indonésios encontraram um tesouro que pode revelar a localização da mitológica "Ilha do Ouro", cujos governantes acumularam riquezas lendárias. O Império Serivijaia foi um antigo império malaio da ilha de Sumatra, no sudeste asiático, com …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

UEFA: como é que o Benfica travou o Bayern durante 70 minutos?

Agressividade, coragem e pressão alta: a análise do painel da UEFA à derrota do Benfica contra o campeão alemão. O jogo acabou com uma derrota clara, por 0-4, mas durante a maioria do duelo o Benfica …

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, em conferência de imprensa

À 25.ª hora, não se esperam golpes de magia. O fim do que restava da geringonça está praticamente consumado

A corda já não estica: nem para o lado do Governo, nem para a outrora enamorada esquerda. Todos batem o pé na reta finalíssima e a vigésima quinta hora não parece trazer novidades. "Tudo tem um …

Segundo mandado de detenção de Rendeiro poderá ser anulado

O ex-líder do Banco Privado Português (BPP) tem dois mandados de captura internacional, sendo que um deles pode vir a ser anulado. Segundo o jornal online Observador, foi o próprio Ministério Público (MP) que pediu ao …

Novo estudo mostra de que forma a covid-19 pode danificar as células cerebrais

O estudo é a primeiro a demonstrar de que forma o vírus SARS-CoV-2 pode atingir diretamente as células do cérebro. Os investigadores descobriram que as células vasculares que compõem a barreira hematoencefálica podem ser destruídas pelo …

E se o Orçamento chumbar? Costa não se demite - e o Governo ainda pode aprovar “diplomas fundamentais”

O primeiro-ministro já esclareceu que não tenciona demitir-se em caso de chumbo do Orçamento do Estado 2022, mas a sua governação ficará limitada. Na possibilidade de haver um chumbo do Orçamento do Estado, Marcelo Rebelo de …

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

Bolsonaro relacionou as vacinas contra a covid-19 com o aparecimento de SIDA e acabou suspenso do Youtube

Presidente do Brasil é já reincidente na divulgação de notícias falsas sobre a pandemia (tendo já sido alertado antes), pelo que a plataforma avançou de imediato para a suspensão dos seus canais oficiais. O Youtube suspendeu …

Conselho de Ministros acabou em silêncio. Governo só fala esta terça-feira, no Parlamento

Conselho de Ministros extraordinário convocado por António Costa após ser conhecido o sentido de voto do PCP relativamente ao Orçamento do Estado para 2022 durou mais de duas horas, mas terminou sem declarações oficiais. O primeiro-ministro …

Descobertos antigos vestígios de vida envoltos em rubi com 2,5 mil milhões de anos

Um equipa de investigadores da Universidade de Waterloo descobriu resíduo de carbono que já foi uma vida antiga. Estava envolto num rubi com 2,5 mil milhões de anos. Ao analisar algumas das pedras preciosas coloridas mais …

O Sistema Solar pode estar cercado por um túnel magnético

O Sistema Solar pode estar rodeado por um túnel magnético. Cientistas sugerem que as estruturas brilhantes, em lados opostos do céu, estejam interligadas à nossa volta, a 350 anos-luz de distância. Jennifer West, investigadora do Instituto …