/

Descoberto tesouro na Ilha de Man com as “bitcoins” do tempo dos Vikings

Uma caçadora de tesouros amadora descobriu, na Ilha de Man, entre a Irlanda e o Reino Unido, um tesouro da Era Viking que contém moedas de prata e é o equivalente às “criptomoedas” daqueles tempos.

De acordo com o site Live Science, que cita o comunicado do Manx National Heritage, o tesouro recentemente descoberto contém 87 moedas de prata, 13 fragmentos de prata que eram usados como moeda (os chamados “hack silver”) e outros artefactos.

Na mesma nota desta organização que gere o património nacional da Ilha de Man, Kristin Bornholdt Collins, investigadora independente que estuda a economia da Era Viking nesta região do Mar da Irlanda, explicou que os “hack silver” eram provavelmente úteis no comércio internacional.

Isto porque eram “práticos para quaisquer transações” e “descentralizados”, ou seja, eram uma espécie de “moeda sem fronteiras ou afiliação política”, disse a investigadora, que os comparou mesmo com as criptomoedas atuais.

“Neste sentido, eram o equivalente a uma criptomoeda – podemos até dizer que eram parecidos com a Bitcoin original”, acrescentou.

Durante uma análise do tesouro, Bornholdt Collins confirmou que este incluía moedas que foram cunhadas na Ilha de Man, na Irlanda, em Inglaterra e no que hoje é a Alemanha.

“Tal como as moedas atuais, muitas têm uma imagem de um monarca”, declarou Allison Fox, curadora de Arqueologia do Manx National Heritage, dando como exemplos o nórdico Sigtrygg Silkbeard; o rei Canuto de Inglaterra, Dinamarca e Noruega; Etelredo II de Inglaterra; e ainda Otão I da Saxónia.

No outro lado de algumas moedas pode ver-se uma “longa cruz”, símbolo que era usado como guia para cortar as moedas quando só era necessário meio centavo, detalhou Fox. Enquanto isso, os outros pedaços de prata eram “parte de um sistema flexível de pagamento, em que o valor dependia do peso e da pureza da prata“, disse ainda.

Ainda segundo Bornholdt Collins, o novo tesouro é semelhante aos nossos porta-moedas,  “que contêm todo o tipo de cartões de crédito, notas e moedas, talvez de diferentes nacionalidades, como quando nos estamos a preparar para viajar para o exterior” e mostra a “variedade de moedas disponíveis para uma pessoa desta altura”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.