Tesouro de naufrágio com 366 anos recuperado nas Bahamas

Brendan Chavez/Allen Exploration

Tesouro de um naufrágio nas Bahamas

Organização especializada em naufrágios históricos está a promover uma operação para recuperar o que ainda resta do recheio da embarcação, em função dos saques a que esta foi sujeita.

Um tesouro de moedas de ouro, pedras preciosas e jóias foi recentemente encontrado num barco naufragado espanhol com 366 anos de idade. A descoberta aconteceu durante um esforço de uma equipa internacional de preservacionista e arqueólogos subaquáticos para conservar o que resta do navio e da sua preciosa carga. A embarcação encontra-se no Oceano Atlântico a cerca de 70 quilómetros ao largo da costa das Bahamas.

Conhecido como a Nossa Senhora das Maravilhas, o galeão de 891 toneladas fazia o trajeto entre Espanha e Colômbia, no ano de 1656, para apanhar uma carga de prata quando um erro de navegação o fez colidir com outro navio da frota espanhola. O acidente forçou o navio a encalhar num recife de coral, estimando-se que 600 das 650 pessoas a bordo morreram. Mais de três séculos depois, os destroços estão espalhados ao longo de 13 quilómetros do fundo do oceano.

Como resultado de os historiadores o consideram frequentemente “um dos grandes galeões espanhóis carregados de tesouros”, o naufrágio tornou-se um alvo para saqueadores. A grande maioria do tesouro (aproximadamente 3,5 milhões de peças) foi roubada entre 1656 e o início dos anos 90, de acordo com o Museu Marítimo das Bahamas.

Para ajudar a proteger os artefactos que sobraram, Allen Exploration (AllenX), uma organização especializada em encontrar naufrágios históricos, estabeleceu uma parceria com o governo das Bahamas para recuperar o que resta do navio e da sua carga.

“O Maravillas é uma parte icónica da história marítima das Bahamas”, explicou Carl Allen, fundador da Allen Exploration, na declaração. “O naufrágio do galeão teve uma história dura: fortemente recuperada por expedições espanholas, inglesas, francesas, holandesas, bahamianas e americanas nos séculos XVII e XVIII e atacada por salvadores desde os anos 70 até [ao] início dos anos 90. Tantos dados foram tristemente perdidos deste naufrágio”.

Durante os últimos dois anos, Allen e a sua equipa conseguiram recuperar uma série de itens, nomeadamente os últimos restos do próprio navio: um lastro de pedra, parafusos de ferro que, em tempos, mantiveram o casco unido e um parafuso de asa de um astrolábio.

Outros achados incluíram artigos que foram utilizados pela tripulação, tais como frascos de Espanha, pratos da China e do México e pertences pessoais, como um punho de espada de prata, um anel de pérolas, garrafas de vinho, e quatro pingentes usados pelos cavaleiros da Ordem de Santiago, uma ordem religiosa e militar espanhola e portuguesa do século XII.

Um dos pingentes de ouro apresenta uma esmeralda colombiana grande e oval e uma dúzia de esmeraldas mais pequenas, que podem representar os Doze Apóstolos, juntamente com um motivo heráldico conhecido como a Cruz de Santiago.

“Como estes pequenos pingentes sobreviveram nestas águas duras, e como conseguimos encontrá-los, é o milagre das Maravillas“, disse Allen na declaração.

Mas talvez o mais cativante de todos os achados seja a preciosa carga que as Maravillas transportavam: uma reserva de moedas de prata e ouro, esmeraldas, ametistas e uma barra de prata de 75 libras. “A equipa AllenX está atualmente a examinar tudo, desde cerâmica a ametistas, para maximizar o conhecimento que este naufrágio pode partilhar com o mundo“, disse a organização na declaração.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.