Tesouro com 1.368 moedas do reinado do imperador romano Nero encontrado em Inglaterra

O tesouro de moedas foi enterrado por volta do ano 55 d.C., durante o reinado do imperador romano Nero.

Um tesouro de 1.368 moedas, a maioria de prata, foi descoberto em Inglaterra. Foram enterradas durante o reinado do imperador romano Nero. A razão pela qual foram escondidas continua, no entanto, um mistério.

Foi descoberto, em Inglaterra, um tesouro com 1.368 moedas, na sua maioria de prata (e uma de ouro), dentro de um pote.

De acordo com o comunicado do Museums Worcestershire, que acolheu o achado, o tesouro foi enterrado por volta do ano 55 d.C., altura em que o Império Romano, liderado pelo imperador Nero (reinado entre 54 e 68 d.C.), lutava para controlar a Inglaterra.

“É quase certo que as moedas entraram na região através do exército romano“, refere o comunicado, citado pela Live Science.

Embora as moedas tenham sido enterradas durante o reinado de Nero, algumas delas foram cunhadas antes.

Com exceção de uma, todas as moedas do tesouro são denários de prata – uma moeda romana padrão, cunhada entre 157 a.C. e 55 d.C..

A única moeda de ouro do tesouro foi cunhada entre 20 e 45 d.C. para uma tribo chamada Dobunni, que vivia em Worcestershire e em zonas próximas.

Mistério por trás do tesouro

Não se sabe por que razão o tesouro foi escondido, mas “uma teoria é que o tesouro representa as poupanças de um rico agricultor local, que ganhava dinheiro fornecendo cereais e gado ao exército romano”, disse o museu.

Na altura em que o tesouro foi enterrado, Worcestershire situava-se na fronteira do Império Romano. Este facto levanta a suspeita de que as batalhas ou conflitos na zona poderão ter levado o seu proprietário a escondê-lo.

O tesouro foi avaliado em 100.000 libras (118.515 euros).

Em declarações à Live Science, o museu assumiu que está a tentar angariar fundos para adquirir o tesouro: “A campanha de angariação de fundos está a correr muito bem, as pessoas estão a ser incrivelmente generosas e é evidente que existe uma verdadeira paixão para que o Tesouro fique em Worcestershire“, disse Helen Large, porta-voz do Museums Worcestershire.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.