Encontrado tesouro de artefactos nazis no “Covil do Lobo”, o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram “Wolfsschanze” ou “Covil do Lobo”.

Desde a sua descoberta após a guerra, o governo polaco fez planos para reestruturar o covil como uma elaborada exposição histórica. No entanto, um trabalho recente no complexo militar revelou um tesouro de artefactos nazis ocultos.

“Estávamos convencidos de que, durante décadas, a área tinha sido extensivamente escavada e pensámos que não haveria mais coisas a serem descobertas”, disse Zenon Piotrowicz, inspetor florestal da divisão florestal de Srokowo.

De acordo com o Heritage Daily, as autoridades polacas encontraram uma série de objetos significativos, entre eles as escadas para o quartel de Adolf Hitler, duas portas de bunker – uma das quais acredita-se fazer parte do bunker pessoal do ditador – e várias portas blindadas. As escavadeiras também recuperaram acessórios de água para a caldeira, tubos e pias do bunker.

Entre os achados mais notáveis recentemente está uma pedra gravada com o batalhão de proteção especial de Hitler e uma bandeira pintada.

As explorações foram realizadas pela Fundação Laterba de Gdańsk em colaboração com Florestas do Estado e o Conservador Provincial de Monumentos em Olsztyn. Estas descobertas podem ajudar os investigadores a mapear em que parte do covil aconteceram eventos significativos.

De acordo com as autoridades, estes novos objetos serão mantidos para exibição no Covil do Lobo, que já é um local turístico que atrai receitas ao Lago da Masúria. No ano passado, o quartel foi visitado por 330 mil turistas.

Porém, a exposição histórica proposta atraiu críticas. Aqueles que se opõem à criação de uma exposição na Toca do Lobo temem que o local se possa tornar um local de peregrinação para neonazis.

O Covil do Lobo

De acordo com o All That’s Interesting, o Covil do Lobo foi um local muito importante para Hitler e os nazis durante a II Guerra Mundial. Não só foi a primeira base militra significativa que os nazis estabeleceram na Frente Oriental, mas também forneceu ao líder fascista segurança de alto nível.

Hitler estava tão confiante de que o seu refúgio nas florestas da Masúria era impenetrável que permaneceu no complexo durante 850 dias durante a guerra. O líder só regressou para o seu bunker em Berlim depois da derrota começar a parecer iminente. O complexo foi posteriormente destruído por nazis em fuga.

O Covil do Lobo também é um local histórico notável devido a um plano de assassinato fracassado em julho de 1944. Em 20 de julho de 1944, um grupo de líderes alemães tentou matar Hitler durante uma reunião. O plano era detonar uma bomba escondida numa pasta perto de Hitler. Quatro homens morreram, mas Hitler sobreviveu. Todos os homens envolvidos no plano de assassinato foram executados.

Quanto ao futuro, há esperança de que a nova exposição seja feita de uma forma que homenageie as vítimas dos nazis e que, em última instância, informe as futuras gerações sobre os graves erros do passado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …