Encontrado tesouro de artefactos nazis no “Covil do Lobo”, o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram “Wolfsschanze” ou “Covil do Lobo”.

Desde a sua descoberta após a guerra, o governo polaco fez planos para reestruturar o covil como uma elaborada exposição histórica. No entanto, um trabalho recente no complexo militar revelou um tesouro de artefactos nazis ocultos.

“Estávamos convencidos de que, durante décadas, a área tinha sido extensivamente escavada e pensámos que não haveria mais coisas a serem descobertas”, disse Zenon Piotrowicz, inspetor florestal da divisão florestal de Srokowo.



De acordo com o Heritage Daily, as autoridades polacas encontraram uma série de objetos significativos, entre eles as escadas para o quartel de Adolf Hitler, duas portas de bunker – uma das quais acredita-se fazer parte do bunker pessoal do ditador – e várias portas blindadas. As escavadeiras também recuperaram acessórios de água para a caldeira, tubos e pias do bunker.

Entre os achados mais notáveis recentemente está uma pedra gravada com o batalhão de proteção especial de Hitler e uma bandeira pintada.

As explorações foram realizadas pela Fundação Laterba de Gdańsk em colaboração com Florestas do Estado e o Conservador Provincial de Monumentos em Olsztyn. Estas descobertas podem ajudar os investigadores a mapear em que parte do covil aconteceram eventos significativos.

De acordo com as autoridades, estes novos objetos serão mantidos para exibição no Covil do Lobo, que já é um local turístico que atrai receitas ao Lago da Masúria. No ano passado, o quartel foi visitado por 330 mil turistas.

Porém, a exposição histórica proposta atraiu críticas. Aqueles que se opõem à criação de uma exposição na Toca do Lobo temem que o local se possa tornar um local de peregrinação para neonazis.

O Covil do Lobo

De acordo com o All That’s Interesting, o Covil do Lobo foi um local muito importante para Hitler e os nazis durante a II Guerra Mundial. Não só foi a primeira base militra significativa que os nazis estabeleceram na Frente Oriental, mas também forneceu ao líder fascista segurança de alto nível.

Hitler estava tão confiante de que o seu refúgio nas florestas da Masúria era impenetrável que permaneceu no complexo durante 850 dias durante a guerra. O líder só regressou para o seu bunker em Berlim depois da derrota começar a parecer iminente. O complexo foi posteriormente destruído por nazis em fuga.

O Covil do Lobo também é um local histórico notável devido a um plano de assassinato fracassado em julho de 1944. Em 20 de julho de 1944, um grupo de líderes alemães tentou matar Hitler durante uma reunião. O plano era detonar uma bomba escondida numa pasta perto de Hitler. Quatro homens morreram, mas Hitler sobreviveu. Todos os homens envolvidos no plano de assassinato foram executados.

Quanto ao futuro, há esperança de que a nova exposição seja feita de uma forma que homenageie as vítimas dos nazis e que, em última instância, informe as futuras gerações sobre os graves erros do passado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …

MNE garante que todos os afegãos que trabalharam com o Exército português foram retirados do país

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu esta sexta-feira que o Governo apoiou a retirada de todos os afegãos que trabalharam com as forças portuguesas no Afeganistão, reconhecendo ser "provável" alguns não terem respondido aos contactos. "Nós …

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …