Tesoureiro do partido de Dilma levado para depor sobre supostos desvios na Petrobras

Marcelo Camargo / ABr

Dilma Rousseff, presidente do Brasil

Dilma Rousseff, presidente do Brasil

O tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), da Presidente brasileira, Dilma Rousseff, foi levado esta quinta-feira para depor sobre os supostos desvios de dinheiro na Petrobras, numa nova fase da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

João Vaccari Neto estava em São Paulo e foi alvo de um mandado de condução coerciva às autoridades, quando uma pessoa é levada para depor e depois é libertada, e de busca e apreensão em sua casa. O tesoureiro foi citado em depoimentos de ex-diretores da Petrobras como o operador da propina cobrada pelo PT.

Esta nona etapa da Operação Lava Jato emitiu 62 mandados: três de prisões temporárias, um de prisão preventiva, 18 de conduções coercivas e 40 de busca e apreensão, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Baía e Santa Catarina.

O objetivo desta nova fase da operação é agir principalmente nas empresas que intermediavam o pagamento de valores entre empreiteiras e políticos, e verificar suspeitas obtidas através de provas e de depoimentos de acusados que fizeram acordo com a Justiça, em troca de uma possível redução de pena.

A operação, que começou em março do ano passado, investiga suspeitas de corrupção, desvio de dinheiro e branqueamento de capitais envolvendo a Petrobras, empreiteiras e políticos.

Na quarta-feira, a Petrobras anunciou a renúncia da presidente Graça Foster, pressionada pelo escândalo das suspeitas de corrupção e o seu efeito negativo nos resultados financeiros da empresa.

Outros cinco diretores também renunciaram: Almir Guilherme Barbassa, Financeiro e de Relacionamento com Investidores; José Miranda Formigli, de Exploração e Produção; José Carlos Cosenza, de Abastecimento; José Alcides Santoro, de Gás e Energia; e José Antônio de Figueiredo, de Engenharia, Tecnologia e Materiais. Eles deixarão os seus cargos a partir de sexta-feira.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …

380 baleias morreram encalhadas na Austrália. Este é o maior incidente registado no país

Morreram pelo menos 380 baleias-piloto presas numa baía remota da Tasmânia. Apesar dos intensos esforços para tentar salvá-las não foi possível evitar este cenário, informou hoje um responsável pelos serviços de socorro. "Temos um número mais …

Ansu vale 400 milhões e é "sucessor" de Lopetegui

A figura mais recente do Barcelona e do futebol espanhol entrou oficialmente na equipa principal e, por isso, a cláusula de rescisão "disparou". Em Barcelona continua-se a falar muito sobre Luis Suárez. Depois de Lionel Messi, …

Deputados chumbam divulgação imediata e integral da auditoria ao Novo Banco

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) rejeitaram, esta quarta-feira, o requerimento do Bloco de Esquerda (BE) para divulgação pública imediata e integral do relatório de auditoria especial ao Novo Banco enviado pelo …

Bélgica recoloca Lisboa e região Centro no "vermelho"

As autoridades belgas aliviaram ligeiramente as medidas restritivas no quadro da pandemia da covid-19, apesar do aumento do número de casos, esta quarta-feira, e recolocaram a área metropolitana de Lisboa e a região centro de …

"É bastante provável que já se esteja a formar a covid-21"

Tudo "o que não sabemos" sobre o coronavírus - e é muita coisa! - é o que mais preocupa o especialista de Saúde Global do Conselho de Relações Externas dos EUA, Yanzhong Huang, que alerta …

Bruxelas propõe novo pacto para as migrações e pede compromisso a todos os Estados-membros

A Comissão Europeia propôs, esta quarta-feira, um novo Pacto para as Migrações e Asilo, à luz do qual "todos os Estados-membros, sem exceção", devem assumir as suas responsabilidades. Assumindo que "o sistema atual não funciona" e …

Após ameaças da Al-Qaeda, jornalistas franceses escrevem carta em defesa da Charlie Hebdo

Cerca de 100 órgãos de comunicação social em França publicaram hoje uma carta aberta apelando à defesa da liberdade de expressão, em apoio à revista Charlie Hebdo, quando decorre o julgamento dos atentados de 2015. A …

Lukashenko toma posse em cerimónia "secreta". Oposição apela a mais protestos

O Presidente da Bielorrússia foi empossado, esta quarta-feira, para um sexto mandato numa cerimónia não anunciada. A oposição já apelou a mais protestos. "Alexander Lukashenko prestou juramento na língua bielorrussa, após o qual assinou o ato …