Tesla revela como é que os seus carros evitam atropelamentos

A empresa norte-americana Tesla de Elon Musk revelou como é que os seus carros elétricos conseguem acionar a travagem de emergência no modo de piloto automático, evitando “dezenas” de atropelamentos.

A revelação foi feita através de um vídeo publicado no fim de abril no canal de Youtube da Matroid, empresa dedicada à área do machine learning que trabalha com a Tesla.

Em causa está um sistema de inteligência artificial que controla o ambiente externo.

Durante a conferência Scaled Machine Learning, que decorreu no passado fevereiro, o responsável pelo departamento de inteligência artificial da empresa, Andrej Karpathy, mostrou imagens de três situações nas quais surgem pedestres à frente de um Tesla pela lateral do mesmo, ficando fora do campo de visão do condutor e, mesmo assim, os carros produzidos pela empresa de Elon Musk conseguem travar.

A Tesla consegue estes vídeos graças ao TeslaCam. “Este carro pode nem ter o piloto automático conectado, mas monitorizamos continuamente o ambiente à nossa volta. Vimos uma pessoa à frente e diminuímos a velocidade”, explicou Karpathy.

O engenheiro explicou ainda que com este seu sistema a Tesla conseguiu evitar muitos acidentes deste género. “Vemos muitos destes casos, entre dezenas e centenas por dia, onde evitamos realmente uma colisão“, explicou, citado pela Russia Today.

Karpathy explicou ainda que continua a trabalhar com a Tesla. Está agora a aplicar mecanismos de machine learning ao sistema já criado para torná-lo melhor e mais eficaz até que se torno totalmente autónomo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.