A Tesla, empresa norte-americana que produz veículos elétricos, está a ponderar baixar o preço dos Model 3 produzidos na China em 20% ou mais ao longo do próximo ano, de acordo com a Bloomberg.
De acordo com a agência, que cita fontes próximas da marca, esta é uma estratégia da empresa do multimilionário Elon Musk para atrair mais compradores.
A Tesla tenciona reduzir os custos dos seus carros usando mais componentes locais, o que permitirá importar menos peças e evitar tarifas.
Os preços dos veículos, que serão construídos na nova fábrica da Tesla em Xangai, será de 355.800 yuan (cerca de 50.793 dólares) e, provavelmente, cairão a partir do segundo semestre do próximo ano. Contas feitas, e partindo de uma redução de 20%, o carro ficaria abaixo dos 300.000 yuanes (42.830 dólares).
Elon Musk disse recentemente que a Tesla deverá fabricar pelo menos 1.000 carros por semana na fábrica de Xangai até ao final do ano, frisando que a meta da empresa passa por chegar à produção de 3.000 veículos semanais.
A forte concorrência entre fabricantes elétricos deve-se a uma queda significativa nas vendas do mercado chinês de automóveis, frisa a Russia Today.
“As pessoas compram de acordo com o preço e isso ajudará a aumentar a quota de mercado dos veículos elétricos (…) E também obrigará os produtos concorrentes a fazer ajustes”, explicou Bill Russo, fundador da consultoria Automobility Ltd., sediada em Xangai.