Tesla supera os 420 dólares e atinge máximo histórico. Musk celebra com referência a marijuana

A Tesla superou os 420 dólares pela primeira vez na sua história. A fabricante segue a somar 3,5% para 419,78 dólares – e já esteve esta segunda-feira a negociar nos 422,01 dólares, o que constitui um novo máximo histórico.

A subir há quatro sessões consecutivas, a Tesla está a ser impulsionada pelo facto de ter conseguido mais de 10 mil milhões de yuans (equivalente a 1,28 mil milhões de euros) em financiamento por parte de bancos chineses para a sua fábrica de Xangai, de acordo com a Bloomberg.

Em setembro do ano passado, a SEC determinou que Musk tinha escolhido o valor de 420 dólares como o preço a que supostamente a Tesla sairia de bolsa apenas para fazer uma piada sobre marijuana. Na cultura da canábis, o dia 20 de abril (4/20) é celebrado como o dia para se fumar marijuana.

Ao atingir o patamar, Musk escreveu no Twitter que as ações estavam “muito altas” (“so high”) – o que constitui um trocadilho, já que high também se utiliza como sinónimo de estar “pedrado”.

O CEO da Tesla, Elon Musk, reagiu no Twitter, apesar de a autoridade reguladora do mercado de capitais dos EUA, a Securities and Exchange Commissiona (SEC), ter advertido Musk contra os seus tweets, que podem fazer mexer no preço das ações.

No ano passado, de acordo com o Jornal de Negócios, Musk publicou muitos “tweets” que fizeram oscilar o valor das ações. O mais polémico, e o que esteve no centro das atenções – tendo dado origem a um processo do regulador de capitais dos EUA – foi o que apontou para a saída de bolsa da fabricante de automóveis, com o CEO a avançar com o valor de 420 dólares por ação.

Na verdade, nada se concretizou nem havia financiamento garantido para tal operação. A SEC decidiu processar Musk, alegando fraude com ações, e determinou que Musk teria de abandonar o cargo de chairman da empresa, mantendo-se apenas como presidente executivo.

Musk e a Tesla concordaram em pagar uma multa de 20 milhões de dólares (equivalente a 18 milhões de euros). Além disso, Musk saiu do cargo de chairman durante três anos. A empresa também teve de contratar novos administradores independentes e foi obrigada a implementar controlos para monitorizar as comunicações do CEO.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …

Já pode visitar o ponto mais profundo dos 5 oceanos (mas há um preço)

Graças a um explorador rico, em maio, alguns sortudos poderão escapar da pandemia de covid-19 durante um curto período de tempo, mergulhando ao ponto mais profundo conhecido dos oceanos da Terra. O Challenger Deep é o …

Os tubarões são mais fáceis de capturar em águas mais frias

As áreas equatoriais quentes são o local onde a vida marinha é mais biodiversa. No entanto, os navios de pesca são mais propensos a capturar tubarões e atum em regiões oceânicas frias. Vivem mais espécies perto do …

Golfinhos machos "cantam" juntos para seduzir fêmeas

Um novo estudo científico sugere que os golfinhos machos "cantam" todos juntos, de forma síncrona, para seduzirem as fêmeas a ter relações sexuais. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram várias gravações de "pops" — …

Na Etiópia, os apagões da Internet afetam a vida de milhares de pessoas

A Internet desempenha um papel decisivo na transformação da vida de milhares de etíopes e é por isso que as paralisações têm um enorme impacto económico.  Entre janeiro e o final de março, os habitantes da …

É urgente moldar as áreas urbanas de África para suportar futuras pandemias

Quando o tema é a Covid-19, o poder das cidades provém do número de interações entre pessoas, empresas e mercados que estes centros populacionais permitem. Apesar de todas as suas virtudes, a verdade é que …