A funcionalidade “Actually Smart Summon” permite chamar um carro (vazio) que está estacionado. Nem sempre corre bem – mas a escala de acidentes é muito pequena.
As funcionalidades, as tecnologias, ligadas aos automóveis facilitam a condução de muita gente. Mas nem tudo corre bem.
Desde Setembro, a Tesla tem uma funcionalidade chamada “Actually Smart Summon”, que permite chamar o carro (vazio) que está estacionado.
O condutor está a alguns metros do carro e não precisa de ir ao sítio onde está o carro; traz o veículo para a sua beira, através desta funcionalidade.
A Tesla está a ser investigada nos EUA por causa dessa opção, avança a CNN.
A autoridade responsável pela segurança rodoviária anunciou na segunda-feira que recebeu “múltiplos relatos” de acidentes relacionados com esta funcionalidade – que está presente em cerca de 2,6 milhões de carros Tesla.
Nesses acidentes, o dono do carro não conseguiu evitar o acidente, ou por problemas de linha de visão ou por causa do tempo de reacção.
Ainda de acordo com a autoridade, os carros não conseguiram detectar postes ou outros carros estacionados. E não evitaram o acidente.
Exemplos de acidente: um Model 3 colidiu com um carro estacionado – que tinha um passageiro lá dentro; ou um Model Y que realizou uma curva inesperada e bateu noutro veículo.
No entanto, salienta a mesma fonte, nenhuma pessoa morreu ou ficou ferida como consequência destes acidentes – que foram apenas quatro, que estejam registados; embora outros 12 relatos estejam a ser investigados.
A Tesla, que (novamente) não respondeu às perguntas dos jornalistas sobre o assunto, indica no seu site que esta funcionalidade só deve ser usada em propriedades privadas, e não em zonas públicas.