/

A Tesla está prestes a ser destronada como a marca de elétricos mais vendida no mundo

A chinesa BYD deve ultrapassar a Tesla no topo da lista de marcas de carros elétricos mais vendidos no mundo, segundo o Fórum Ecónomico Mundial.

A economia da China pode estar a enfrentar desafios, mas a sua indústria de veículos elétricos (VE) está a florescer, com o país a liderar o mundo na produção e vendas de VE.

De acordo com o Fórum Económico Mundial, a China representou 64% da produção global de VE e 59% das vendas em 2022. Um dos seus maiores fabricantes de VE, a BYD, apoiada por Warren Buffett, está prestes a ultrapassar a Tesla como a maior vendedora global de carros elétricos.

A BYD ficou apenas 3000 unidades atrás da Tesla em vendas de VE no terceiro trimestre e espera-se que ultrapasse a empresa de Elon Musk no quarto trimestre, segundo analistas. Ao contrário da Tesla, que vende quatro modelos com preços premium que variam entre 40 mil e 100 mil dólares, a BYD focou-se na acessibilidade.

Essa estratégia ampliou a sua base de clientes e ajudou a cultivar uma nova geração de motoristas de VE. O seu modelo Seagull, com preço de cerca de 10 mil dólares, foi lançado no Salão do Automóvel de Xangai e é o quarto VE mais vendido na China.

Modelos acessíveis da BYD, como o Song, Qin Plus, Dolphin, Yuan Plus e Han, também estão entre os 10 VE mais vendidos na China, sendo o Model Y da Tesla o único carro da empresa nessa lista.

O domínio da China no mercado de VE estende-se ao seu controlo sobre as cadeias de fornecimento de baterias de VE e aos esforços governamentais para construir redes extensas de carregamento.

As baterias, que representam 30% a 50% do custo de um VE, são um campo onde a China ganhou vantagem significativa, em parte devido ao seu controlo sobre as cadeias de fornecimento essenciais. As empresas chinesas agora dominam a infraestrutura de fabrico e mineração de materiais críticos as baterias e os dois maiores fabricantes de baterias da China, CATL e BYD, controlam mais de metade do mercado, escreve a Business Insider.

Em contraste, concorrentes como os EUA têm sido limitados pelas iniciativas iniciais da China no setor. A rede abrangente de infraestrutura de carregamento da China ao longo das principais rodovias também contribui significativamente para o crescimento de VE do país. A Noruega também tem uma rede semelhante, encorajando a compra de VE mesmo sem subsídios governamentais.

O potencial da BYD de ultrapassar a Tesla no mercado de VE sinaliza uma mudança significativa na indústria. Embora a BYD atualmente venda apenas autocarros elétricos nos EUA, a sua chefe na América do Norte, Stella Li, afirmou que a empresa é seletiva ao entrar em novos mercados, focando apenas naqueles prontos para as suas ofertas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.