Tesla começou a vender as suas telhas solares domésticas invisíveis

A Tesla começou esta quarta-feira a vender nos EUA telhas solares para serem instaladas nas habitações, com vista à produção de eletricidade, anunciou o fundador da empresa, o empresário Elon Musk.

O visionário Elon Musk tinha apresentado ao mundo em outubro do ano passado mais um dos seus conceito revolucionários: os telhados solares “invisíveis” para gerar electricidade em casa.

A solução é revolucionária na medida em que é praticamente impossível distinguir um destes telhados solares da Tesla de um telhado com telhas convencionais.

As telhas estão disponíveis em diferentes estilos, permitindo construir casas com telhados semelhantes aos tradicionais, nos quais as telhas com painéis solares parecem normais vistas do solo.

Poucos meses após a apresentação do conceito, as telhas Tesla estão agora à venda.

Musk recorreu à sua conta na rede social Twitter para o anunciar: “Esta tarde abrem-se os pedidos de telhas solares de vidro da Tesla. Creio que vai ser magnífico. Mais notícias dentro de 10 horas”.

Posteriormente, em resposta a perguntas de outros utilizadores do Twitter, Musk assinalou que as telhas solares vão também ser vendidas em outros países, mas só em 2018.

Além das características tecnológicas e de design inovadoras, as telhas Tesla oferecem uma resistência ao choque e contra granizo, vento, e incêndios muito superior à das telhas normais – razão pela qual a empresa oferece garantia infinita na compra das suas telhas.

(dr)

-

Musk adiantou que no início das telhas serão de cor negra, tanto lisas como com texturas, e que nos próximos seis meses a oferta vai ser alargada. O empresário garante que as telhas solares são mais leves e baratas do que os telhados tradicionais, quando se considera a poupança em eletricidade e os subsídios.

Depois da aquisição em 2016 da SolarCity, empresa dedicada à geração de energia elétrica solar, a Tesla diversificou os seus produtos além da produção e venda de automóveis elétricos de luxo.

Além dos automóveis e das telhas solares, a Tesla vende um igualmente revolucionário sistema doméstico de armazenagem de energia elétrica gerada por painéis solares,  a super-bateria doméstica Powerwall, cuja ambição é nada menos que “mudar o mundo”. E Elon Musk tem o aparente dom de o conseguir fazer frequentemente.

EFE ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Abel Ferreira leva Palmeiras à conquista da Taça do Brasil

O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, conquistou a Taça do Brasil de futebol, ao vencer por 2-0 na receção ao Grêmio, em jogo da segunda mão da final. Depois do triunfo por 1-0 no confronto …

Myanmar: Exército dispara munições reais contra manifestantes

O exército birmanês disparou este domingo contra vários manifestantes com munições reais em Bagan, a cidade histórica na área central de Myanmar, causando um ferido leve, segundo os organizadores do protesto. Milhares de birmaneses voltaram às …

Cientistas criam um "relógio" que mede a idade biológica

Dois cientistas do CECAD Cluster of Excellence in Aging Research desenvolveram um método que pode determinar a idade biológica de um organismo com uma precisão sem precedentes. Todos conhecemos a idade cronológica - a nossa idade …

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …