Tesla apresentou o seu Modelo 3 “barato” – e recebeu 180 mil encomendas em 24h

Uma década depois, Elon Musk cumpriu com o prometido e apresentou um carro eléctrico económico “para todos” – que, à semelhança do que acontece com os iPhones da Apple, até criou filas de compradores, dispostos a comprá-lo sem sequer saberem como seria.

O novo Tesla Model 3 é um carro com um preço a começar nos 35 mil dólares, capaz de transportar 5 adultos confortavelmente, tem uma capacidade de carga superior os modelos concorrentes, e tem uma autonomia de 350Km – um valor simpático, mas que a Tesla espera melhorar até ao lançamento do carro, previsto apenas para final de 2017.

A data de entrega está distante, mas isso não impediu mais de 100 mil pessoas de sinalizarem já a sua intenção de compra com um adiantamento de 1000 dólares, o que originou filas que se poderão comparar às dos lançamentos dos novos iPhones, e demonstrando bem o fenómeno que a Tesla está a conseguir gerar.

A quantidade de interessados que pagaram já um sinal de 1000 dólares pela compra de um Tesla Model 3, que só ficará disponível no final de 2017, superou largamente as expectativas da empresa, atingindo 180 mil encomendas nas primeiras 24h.

O preço indicado é para o modelo base, que no entanto já tem coisas bem simpáticas, como um tecto panorâmico em vidro de uma peça única; enquanto que no seu interior o tradicional ecrã touchscreen na vertical passa a adoptar uma orientação horizontal.

(dr) TESLA

-

Uma vez que a maior parte das pessoas adicionou alguns extras ou optou por versões mais potentes, o valor médio das encomendas é de 42 mil dólares, em vez dos 35 mil do modelo base, o que resulta em vendas garantidas num total superior a 7.5 mil milhões de dólares.

Não será isto em tudo idêntico a uma campanha de crowdfunding, onde temos pessoas dispostas a investir antecipadamente num “projecto” que está a quase dois anos de distância de cumprir com a sua promessa?

A Tesla já revelou os seus planos – ou parte deles, uma vez que diz ter ainda uma “2ª parte” que acredita que atrairá ainda mais clientes.

Irá o Tesla Model 3 finalmente dar o tiro de partido para a verdadeira transição para os carros eléctricos, e de forma mais acelerada do que se poderia imaginar?

Teremos que esperar mais uns anos para saber… mas não seria surpresa se, no final desta década, o panorama dos fabricantes de carros tiver sofrido grandes mudanças à custa deste Model 3.

ZAP / Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Depois do Sofagate, agora é von der Leyen quem está a ser acusada de quebrar o protocolo

Diplomatas da União Europeia dizem que a presidente da Comissão Europeia quebrou o protocolo, uma vez que foi o seu chefe de gabinete que respondeu ao convite da Ucrânia para que marcasse presença na cerimónia …

Há uma "possibilidade real" de trocar capitalismo pelo socialismo no século XXI, diz PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, assinalou na quinta-feira os 150 anos da Comuna de Paris com um discurso de fidelidade ao ideal comunista e definiu a "substituição do capitalismo pelo socialismo" como uma …

Moçambique. Ministro da Defesa diz que ataque a Palma não coloca em causa exploração de gás

O ministro da Defesa de Moçambique, Jaime Neto, disse esta quinta-feira que o ataque à vila de Palma não coloca em causa o projeto de exploração de gás natural liderado pela petrolífera Total em Afungi, …

Nova Zelândia quer tornar a próxima geração completamente não fumadora

A Nova Zelândia anunciou um conjunto de propostas que visam banir os cigarros entre a próxima geração e aproximar o país da sua meta de ser livre de fumo até 2025. Desta forma, o Governo pretende …

Porto lança cartão da cidade para munícipes. Vantagens incluem descontos na cultura

O cartão foi lançado no dia 5 de abril e permite que os utilizadores tenham acesso a descontos em museus, teatros, piscinas e utilização gratuita do elevador dos Guindais. Destina-se aos moradores da cidade e …

Afinal, o SEF ainda não foi extinto. Governo vai publicar decreto-lei

Afinal, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ainda não foi extinto. Segundo o Ministério da Administração Interna, o Governo vai "aprovar por decreto-lei a orgânica do novo serviço público [SEA] e as novas competências …

Mais quatro mortes e 553 casos nas últimas 24 horas

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, Portugal registou nas últimas 24 horas 553 novos casos de covid-19 e quatro mortes associadas à doença. Portugal regista hoje mais quatro mortes relacionadas com a covid-19, 553 novos …

Familiares das vítimas do voo MH-17 na Ucrânia vão pedir indemnizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente. Uma advogada das vítimas do derrube do voo da Malasya Airlines …

1.º de Maio. CGTP duplica lotação, UGT festeja online com ex-ministros socialistas

As centrais sindicais voltam a estar divididas quanto às comemorações do 1.º de Maio. A CGTP vai organizar dois desfiles e duplicar a concentração na Alameda Dom Afonso Henriques; a UGT cancelou qualquer iniciativa presencial …

"Vice" da bancada do PS contestado por pedir autocrítica do partido sobre Sócrates

Pedro Delgado Alves defendeu que o PS deveria refletir sobre a ação de José Sócrates. O deputado foi contestado por outros dirigentes do grupo parlamentar, nomeadamente Ana Catarina Mendes, que reagiu de forma dura à …