Terry Gilliam, dos Monty Python, atira-se ao produtor português Paulo Branco

Terry Gilliam dos Monty Python

O realizador Terry Gilliam, do grupo de comédia Monty Python, aproveitou as redes sociais para lançar umas alfinetadas ao produtor português Paulo Branco, dando a entender que houve um conflito qualquer entre ambos que está a complicar, mais uma vez, a realização do filme “O Homem que Matou Dom Quixote”.

A rodagem do filme que Terry Gilliam está a tentar realizar desde 2000 deveria ter começado este mês de Outubro, depois de o produtor português ter adquirido os direitos da obra a um produtor britânico.

Mas as filmagens não arrancaram e ninguém sabe ainda porquê. O realizador, do grupo de comédia Monty Python, dá a entender que a responsabilidade poderá ser de Paulo Branco e, designadamente, da falta de dinheiro para um projecto que foi orçado em 16 milhões de euros.

Terry Gilliam publicou esta quinta-feira, no seu perfil do Facebook, aquilo que parece um cartaz de cinema com uma fotografia de Paulo Branco, no lugar do famoso leão da MGM, e com a nota “como os filmes são adiados – Lição 1: tem cuidado com a pessoa em que decides confiar“.

Pelo meio, há tiradas como “oportunidades de emprego 100% livres de impostos”, “muitos dos nossos empregados não pagam sequer impostos”, “zero de pagamento é igual a zero de impostos” e “todos os nossos contratos são feitos para serem quebrados”.

João Leitão diz que Paulo Branco deve a “centenas de pessoas”

O cartaz satírico de Gilliam despoletou inúmeras reacções, quer em Portugal como no estrangeiro, e levou outras pessoas a queixarem-se também do produtor português, como é o caso do realizador e argumentista João Leitão.

“Há centenas de casos de pessoas na indústria do cinema a quem deve dinheiro”, salienta na mesma rede social, referindo que a revolta de Gilliam “não é uma surpresa para a maioria dos portugueses” que trabalham a fazer filmes.

Também o dono de uma produtora de pós-produção áudio em França, Steven Ghouti, se queixa que Paulo Branco lhe deve 20 mil euros e o realizador assistente Bill Kirk acusa o produtor português de ter “sabotado” o filme “The Ground Beneath Her Feet” que Raoul Ruiz pretendia realizar, com base numa obra do escritor Salman Rushdie.

Ruiz morreu sem ter realizado o filme e, numa entrevista ao Independent, culpou a companhia de produção Canal Plus pelo facto, não fazendo qualquer menção a Paulo Branco.

Ainda no Facebook, há um grupo intitulado “Paulo Branco paga o que deves“, que foi criado pelo ex-elemento do Chapitô, Rosa Albardeira, e que inclui portugueses e estrangeiros.

“O sujeito português” que, afinal, “não tinha dinheiro”

Terry Gilliam já tinha dito, numa entrevista na BBC2, que o produtor do filme, “um sujeito português” como disse, lhe tinha prometido reunir “todo o dinheiro a tempo”, mas que, afinal, “provou-se que não tinha dinheiro”, cita o Diário de Notícias.

O ex-Monty Python está a tentar realizar “O Homem que Matou Dom Quixote” desde 2000 e chegou a começar as filmagens, com Johnny Depp no elenco. Mas a falta de dinheiro e até inundações numa zona de filmagens acabaram por parar o projecto.

As peripécias foram tantas que originaram o documentário “Lost in la Mancha” e que conta os azares em torno do projecto de Gilliam.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …

Museus holandeses apertam a segurança após assaltos a objetos nazis

Uniformes da SS, armas de fogo e paraquedas estão entre os objetos nazis que estão a ser roubados de museus de guerra holandeses. De acordo com o jornal The Guardian, museus de guerra por todos os …