Terraplanistas dizem que o lançamento do Falcon Heavy é uma conspiração

O assunto mais falado desta semana foi o bem sucedido lançamento do Falcon Heavy, o poderoso foguete da SpaceX que levava um Tesla Roadster vermelho e o Starman como condutor. Mas os Terraplanistas não “caíram nessa”.

“As pessoas que acreditam que a Terra é um globo porque viram um carro no espaço na Internet devem ser a reencarnação do ‘It’s true, I saw it on TV!’. É um argumento pobre. Porque é que devemos acreditar que uma empresa privada está a dizer a verdade?”, questionou a Flat Earth Society no Twitter.

Nesta página, a NASA é chamada de “Never A Straight Answer” (“Nunca Uma Resposta Direta” em tradução para português), e os astronautas acabam por ser chamados de mentirosos e falsos. Até a SpaceX tem sido apelidada de “FakeX”.

Para esta Sociedade da Terra Plana, as imagens do Starman a conduzir um Tesla Roadster no espaço foram produzidas com a ajuda do Photoshop. Nos comentários do vídeo em direto do lançamento no Youtube, o público dividiu-se em dois: quem acredita que a Terra é um globo e quem acredita que a Terra é plana. Os dois grupos acabaram por trocar insultos e provocações.

É difícil estimar quantas pessoas acreditam que a Terra é plana, especialmente no mundo online, onde os “trollers” se misturam com as pessoas que realmente acreditam nisso.

A Flat Earth Society tem 555 membros, e os organizadores da Conferência da Terra Plana, que aconteceu em novembro de 2017 na Carolina do Norte, nos EUA, disseram que cerca de 500 pessoas compareceram.

A explicação para o comportamento das pessoas que realmente se recusam a acreditar em mais de dois mil anos de observações científicas, segundo os especialistas, é semelhante às outras teorias da conspiração: as pessoas sentem que estão no controlo da situação e que têm um conhecimento único e especial.

Algumas pessoas acreditam que o nosso planeta é plano por causa de interpretações da Bíblia que dizem que a Terra é achatada. Outras simplesmente não acreditam em nada daquilo que não podem ver com os seus próprios olhos.

Entretanto, a NASA já designou oficialmente o Tesla Roadster como um objeto espacial. O veículo ganhou direito a esta designação no interface HORIZONS do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, no qual é agora possível seguir a sua posição no espaço, escreve o Diário de Notícias.

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Uau, a sociedade Terra Plana tem 555 membros? Ui fantástico. Primeiro, os terraplanistas bem podem pegar no nome e em vez de o meterem no c*, aproveitarem para ganhar a vida a fazer…terraplanagens. Isso dá dinheiro. Depois, plano deve ser o cérebro desses idiotas, talvez por tanta pancada que terão levado na cabeça enquanto adolescentes burros. Depois, toda a gente sabe que a Terra e plana. A gente percorre a terra e chegando ao fim, ou volta para trás, ou despenha-se no abismo ahahahahaha. Não quero com isto defender a Space-X e o Elon Musk, que são uma fraude tão grande como a teoria dos terraplanistas, mas sinceramente, burrice tem limite.

    • @sousa: Ou seja, pelo que depreendo das suas palavras: “Os terraplanistas são uma fraude, mas não uma fraude maior do que a ida do Homem à Lua.”

      A pancada na cabeça do vizinho é sempre maior do que a pancada na minha cabeça.

      • Mas alguém falou aqui em ida à Lua? Se você e o seu vizinho levaram pancada na cabeça, então devem os 2 ir ao médico, sobretudo se ainda estiver a doer. De qualquer forma isso passa, e na pior das hipóteses ficam apenas com a cabeça um pouco achatada.

    • Eu até estava a gostar do seu comentário, mas com esta da “Space-X […] uma fraude tão grande” estragou tudo. Explique estão que fraude é essa. Os foguetões deles não funcionam? Não colocam coisas em órbita? Sinceramente…

      • Ainda bem que estava a gostar do comentário, e talvez eu tenha exagerado no dimensionamento das fraudes e na respetiva comparação. Pondo do lado a questão ridícula dos terraplanistas, passemos à Space-X e ao Sr Elon Musk. E para entender melhor o que disse, começo por adiantar que tenho na família um suprassumo da “tecnologia” Elon Musk, um Tesla Model S. Ora bem, uma empresa com pouquíssimos anos de existência, tem a ousadia de tentar passar para trás marcas consagradas com décadas de experiência e desenvolvimento na fabricação de automóveis, só pode dar no que está a dar. O S aqui de casa, tem experimentado vários problemas e avarias, que NINGUÉM resolve. Isto tem sido transversal em vários países, estando a Tesla inclusivé com a imagem (e as cotações) pelas ruas da amargura. Não satisfeito, o rapaz que ganhou milhões ao inventar o PayPal e ao vendê-lo, aventura-se na exploração espacial. Mas alguém acredita nele? Se ler bem os relatos, o próprio lançamento foi um sucesso, mas rapidamente passou a fracasso, pois desviou-se da órbita prevista….que raio de cálculos fizeram? Por essas e por outras, considero Elon Musk, a Tesla, a Space-X e a Boring Co uma fraude ao nível das criptomoedas, que não tarde irá fazer vítimas.

        • Primeiro tratava-se de um foguetão de teste, que serve para isso mesmo para ver se o conceito funciona. Por isso não levava carga útil e por isso pode ter havido algum imprevisto que o tenha desviado da órbita, ou mesmo um erro de cálculo, nada que nunca tenha acontecido com qualquer das agências espaciais “clássicas”. Depois claro que esta empresa teve falhanços, mas também sucessos, Não percebo é o que tem o PayPal a ver com a Tesla e com a Space X, atém de terem ou terem tido um investidor comum. São empresas que tentam fazer o seu melhor, como qualquer outra empresa. Ficava-lhe bem moderar o seu discurso.

          • Peço desculpa mas, qual foi a parte do “começo por adiantar que tenho na família um suprassumo da “tecnologia” Elon Musk, um Tesla Model S. Ora bem, uma empresa com pouquíssimos anos de existência, tem a ousadia de tentar passar para trás marcas consagradas com décadas de experiência e desenvolvimento na fabricação de automóveis, só pode dar no que está a dar. O S aqui de casa, tem experimentado vários problemas e avarias, que NINGUÉM resolve. Isto tem sido transversal em vários países, estando a Tesla inclusivé com a imagem (e as cotações) pelas ruas da amargura…” que não entendeu ou não quis entender?

  2. Gostaria de saber porque é que uma organização de 500 pessoas faz noticias num jornal! Acho que está na hora de deixar de seguir esta página!

RESPONDER

Comic Con Portugal troca Matosinhos por Oeiras

A edição de 2018 da Comic Con Portugal vai realizar-se no concelho de Oeiras, e não em Matosinhos como nos últimos anos, de acordo com um comunicado divulgado esta terça-feira pela autarquia presidida por Isaltino …

A 24 de março, estudantes americanos vão marchar pelas suas vidas em Washington

Um grupo de estudantes que sobreviveu ao tiroteio da semana passada, numa escola de Parkland, na Flórida, está a preparar uma marcha em Washington para exigir mudanças na política de armamento dos Estados Unidos. Os sobreviventes do …

Oxfam: mais 26 casos denunciados e cada vez menos financiamento

A Oxfam revelou que recebeu 26 novas denúncias de má conduta sexual por parte de funcionários. A confirmação foi dada esta terça-feira por Mark Goldring, presidente executivo da organização, no parlamento britânico. Desde que o escândalo …

Exército alemão sem equipamentos básicos como coletes de protecção e abrigos de Inverno

A Alemanha, uma das principais economias da Europa, tem um dos exércitos mais mal equipados da NATO, de acordo com um documento confidencial do Ministério da Defesa alemão que foi divulgado por órgãos de informação. Segundo …

Vítor Constâncio deixa BCE com reforma milionária

Quando em Maio deixar o cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio vai ter direito a uma "reforma dourada" de 25 mil euros por mês. Os números correspondem à pensão do BCE …

Hugo Soares acusa direção do PSD de "desrespeito institucional grave"

O presidente do PSD não convocou o líder parlamentar, Hugo Soares, para a Comissão Permanente nem para Comissão Política Nacional. Estatutos dizem que presidente da bancada tem assento nos órgãos. O Observador avança que hoje, pelas …

Análises ao sangue e urina poderão detetar precocemente doenças do espectro do autismo

Análises inovadoras ao sangue e à urina poderão vir a detetar precocemente o autismo nas crianças, ligado a danos nas proteínas que estão no plasma sanguíneo. Uma equipa de cientistas baseada na universidade britânica de Warwick …

Torres do Estabelecimento Prisional de Lisboa estão sem vigilância durante 14 horas por dia

As torres do Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL), onde no início de fevereiro houve desacatos com os reclusos, estão sem vigilância durante 14 horas por dia. O aviso é do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda …

Novos modelos fornecem informações do coração da Nebulosa Roseta

Uma nova investigação, liderada pela Universidade de Leeds, fornece uma explicação para a discrepância entre o tamanho e idade da cavidade central da Nebulosa Roseta e o tamanho e idade das suas estrelas centrais. A Nebulosa …

Novo partido da direita francesa quer o Frexit

O ex-número dois de Marine Le Pen desfiliou-se da Frente Nacional em setembro do ano passado e assumiu no domingo a liderança do recém-criado partido: Os Patriotas. Nasceram oficialmente no domingo mas já contam com 6500 …