Terraplanistas dizem que o lançamento do Falcon Heavy é uma conspiração

O assunto mais falado desta semana foi o bem sucedido lançamento do Falcon Heavy, o poderoso foguete da SpaceX que levava um Tesla Roadster vermelho e o Starman como condutor. Mas os Terraplanistas não “caíram nessa”.

“As pessoas que acreditam que a Terra é um globo porque viram um carro no espaço na Internet devem ser a reencarnação do ‘It’s true, I saw it on TV!’. É um argumento pobre. Porque é que devemos acreditar que uma empresa privada está a dizer a verdade?”, questionou a Flat Earth Society no Twitter.

Nesta página, a NASA é chamada de “Never A Straight Answer” (“Nunca Uma Resposta Direta” em tradução para português), e os astronautas acabam por ser chamados de mentirosos e falsos. Até a SpaceX tem sido apelidada de “FakeX”.

Para esta Sociedade da Terra Plana, as imagens do Starman a conduzir um Tesla Roadster no espaço foram produzidas com a ajuda do Photoshop. Nos comentários do vídeo em direto do lançamento no Youtube, o público dividiu-se em dois: quem acredita que a Terra é um globo e quem acredita que a Terra é plana. Os dois grupos acabaram por trocar insultos e provocações.

É difícil estimar quantas pessoas acreditam que a Terra é plana, especialmente no mundo online, onde os “trollers” se misturam com as pessoas que realmente acreditam nisso.

A Flat Earth Society tem 555 membros, e os organizadores da Conferência da Terra Plana, que aconteceu em novembro de 2017 na Carolina do Norte, nos EUA, disseram que cerca de 500 pessoas compareceram.

A explicação para o comportamento das pessoas que realmente se recusam a acreditar em mais de dois mil anos de observações científicas, segundo os especialistas, é semelhante às outras teorias da conspiração: as pessoas sentem que estão no controlo da situação e que têm um conhecimento único e especial.

Algumas pessoas acreditam que o nosso planeta é plano por causa de interpretações da Bíblia que dizem que a Terra é achatada. Outras simplesmente não acreditam em nada daquilo que não podem ver com os seus próprios olhos.

Entretanto, a NASA já designou oficialmente o Tesla Roadster como um objeto espacial. O veículo ganhou direito a esta designação no interface HORIZONS do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, no qual é agora possível seguir a sua posição no espaço, escreve o Diário de Notícias.

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Uau, a sociedade Terra Plana tem 555 membros? Ui fantástico. Primeiro, os terraplanistas bem podem pegar no nome e em vez de o meterem no c*, aproveitarem para ganhar a vida a fazer…terraplanagens. Isso dá dinheiro. Depois, plano deve ser o cérebro desses idiotas, talvez por tanta pancada que terão levado na cabeça enquanto adolescentes burros. Depois, toda a gente sabe que a Terra e plana. A gente percorre a terra e chegando ao fim, ou volta para trás, ou despenha-se no abismo ahahahahaha. Não quero com isto defender a Space-X e o Elon Musk, que são uma fraude tão grande como a teoria dos terraplanistas, mas sinceramente, burrice tem limite.

    • @sousa: Ou seja, pelo que depreendo das suas palavras: “Os terraplanistas são uma fraude, mas não uma fraude maior do que a ida do Homem à Lua.”

      A pancada na cabeça do vizinho é sempre maior do que a pancada na minha cabeça.

      • Mas alguém falou aqui em ida à Lua? Se você e o seu vizinho levaram pancada na cabeça, então devem os 2 ir ao médico, sobretudo se ainda estiver a doer. De qualquer forma isso passa, e na pior das hipóteses ficam apenas com a cabeça um pouco achatada.

    • Eu até estava a gostar do seu comentário, mas com esta da “Space-X […] uma fraude tão grande” estragou tudo. Explique estão que fraude é essa. Os foguetões deles não funcionam? Não colocam coisas em órbita? Sinceramente…

      • Ainda bem que estava a gostar do comentário, e talvez eu tenha exagerado no dimensionamento das fraudes e na respetiva comparação. Pondo do lado a questão ridícula dos terraplanistas, passemos à Space-X e ao Sr Elon Musk. E para entender melhor o que disse, começo por adiantar que tenho na família um suprassumo da “tecnologia” Elon Musk, um Tesla Model S. Ora bem, uma empresa com pouquíssimos anos de existência, tem a ousadia de tentar passar para trás marcas consagradas com décadas de experiência e desenvolvimento na fabricação de automóveis, só pode dar no que está a dar. O S aqui de casa, tem experimentado vários problemas e avarias, que NINGUÉM resolve. Isto tem sido transversal em vários países, estando a Tesla inclusivé com a imagem (e as cotações) pelas ruas da amargura. Não satisfeito, o rapaz que ganhou milhões ao inventar o PayPal e ao vendê-lo, aventura-se na exploração espacial. Mas alguém acredita nele? Se ler bem os relatos, o próprio lançamento foi um sucesso, mas rapidamente passou a fracasso, pois desviou-se da órbita prevista….que raio de cálculos fizeram? Por essas e por outras, considero Elon Musk, a Tesla, a Space-X e a Boring Co uma fraude ao nível das criptomoedas, que não tarde irá fazer vítimas.

        • Primeiro tratava-se de um foguetão de teste, que serve para isso mesmo para ver se o conceito funciona. Por isso não levava carga útil e por isso pode ter havido algum imprevisto que o tenha desviado da órbita, ou mesmo um erro de cálculo, nada que nunca tenha acontecido com qualquer das agências espaciais “clássicas”. Depois claro que esta empresa teve falhanços, mas também sucessos, Não percebo é o que tem o PayPal a ver com a Tesla e com a Space X, atém de terem ou terem tido um investidor comum. São empresas que tentam fazer o seu melhor, como qualquer outra empresa. Ficava-lhe bem moderar o seu discurso.

          • Peço desculpa mas, qual foi a parte do “começo por adiantar que tenho na família um suprassumo da “tecnologia” Elon Musk, um Tesla Model S. Ora bem, uma empresa com pouquíssimos anos de existência, tem a ousadia de tentar passar para trás marcas consagradas com décadas de experiência e desenvolvimento na fabricação de automóveis, só pode dar no que está a dar. O S aqui de casa, tem experimentado vários problemas e avarias, que NINGUÉM resolve. Isto tem sido transversal em vários países, estando a Tesla inclusivé com a imagem (e as cotações) pelas ruas da amargura…” que não entendeu ou não quis entender?

  2. Gostaria de saber porque é que uma organização de 500 pessoas faz noticias num jornal! Acho que está na hora de deixar de seguir esta página!

RESPONDER

A tecnologia usada na Bitcoin também está a ser usada para encontrar o amor

Várias dating apps (aplicações de encontros) estão a recorrer ao blockchain para que os seus utilizadores possam encontrar a cara-metade de uma forma mais segura e transparente. O Tinder é provavelmente a dating app mais usada …

Elon Musk quer enviar passageiros para o Espaço já no próximo ano

O bilionário Elon Musk, também fundador da fabricante de automóveis elétricos Tesla, fez um anúncio surpreendente: quer que pôr passageiros no Espaço já em 2020. “Isto pode soar totalmente louco, mas queremos tentar entrar em órbita …

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …