Terraplanistas dizem que o lançamento do Falcon Heavy é uma conspiração

O assunto mais falado desta semana foi o bem sucedido lançamento do Falcon Heavy, o poderoso foguete da SpaceX que levava um Tesla Roadster vermelho e o Starman como condutor. Mas os Terraplanistas não “caíram nessa”.

“As pessoas que acreditam que a Terra é um globo porque viram um carro no espaço na Internet devem ser a reencarnação do ‘It’s true, I saw it on TV!’. É um argumento pobre. Porque é que devemos acreditar que uma empresa privada está a dizer a verdade?”, questionou a Flat Earth Society no Twitter.

Nesta página, a NASA é chamada de “Never A Straight Answer” (“Nunca Uma Resposta Direta” em tradução para português), e os astronautas acabam por ser chamados de mentirosos e falsos. Até a SpaceX tem sido apelidada de “FakeX”.

Para esta Sociedade da Terra Plana, as imagens do Starman a conduzir um Tesla Roadster no espaço foram produzidas com a ajuda do Photoshop. Nos comentários do vídeo em direto do lançamento no Youtube, o público dividiu-se em dois: quem acredita que a Terra é um globo e quem acredita que a Terra é plana. Os dois grupos acabaram por trocar insultos e provocações.

É difícil estimar quantas pessoas acreditam que a Terra é plana, especialmente no mundo online, onde os “trollers” se misturam com as pessoas que realmente acreditam nisso.

A Flat Earth Society tem 555 membros, e os organizadores da Conferência da Terra Plana, que aconteceu em novembro de 2017 na Carolina do Norte, nos EUA, disseram que cerca de 500 pessoas compareceram.

A explicação para o comportamento das pessoas que realmente se recusam a acreditar em mais de dois mil anos de observações científicas, segundo os especialistas, é semelhante às outras teorias da conspiração: as pessoas sentem que estão no controlo da situação e que têm um conhecimento único e especial.

Algumas pessoas acreditam que o nosso planeta é plano por causa de interpretações da Bíblia que dizem que a Terra é achatada. Outras simplesmente não acreditam em nada daquilo que não podem ver com os seus próprios olhos.

Entretanto, a NASA já designou oficialmente o Tesla Roadster como um objeto espacial. O veículo ganhou direito a esta designação no interface HORIZONS do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, no qual é agora possível seguir a sua posição no espaço, escreve o Diário de Notícias.

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Uau, a sociedade Terra Plana tem 555 membros? Ui fantástico. Primeiro, os terraplanistas bem podem pegar no nome e em vez de o meterem no c*, aproveitarem para ganhar a vida a fazer…terraplanagens. Isso dá dinheiro. Depois, plano deve ser o cérebro desses idiotas, talvez por tanta pancada que terão levado na cabeça enquanto adolescentes burros. Depois, toda a gente sabe que a Terra e plana. A gente percorre a terra e chegando ao fim, ou volta para trás, ou despenha-se no abismo ahahahahaha. Não quero com isto defender a Space-X e o Elon Musk, que são uma fraude tão grande como a teoria dos terraplanistas, mas sinceramente, burrice tem limite.

    • @sousa: Ou seja, pelo que depreendo das suas palavras: “Os terraplanistas são uma fraude, mas não uma fraude maior do que a ida do Homem à Lua.”

      A pancada na cabeça do vizinho é sempre maior do que a pancada na minha cabeça.

      • Mas alguém falou aqui em ida à Lua? Se você e o seu vizinho levaram pancada na cabeça, então devem os 2 ir ao médico, sobretudo se ainda estiver a doer. De qualquer forma isso passa, e na pior das hipóteses ficam apenas com a cabeça um pouco achatada.

    • Eu até estava a gostar do seu comentário, mas com esta da “Space-X […] uma fraude tão grande” estragou tudo. Explique estão que fraude é essa. Os foguetões deles não funcionam? Não colocam coisas em órbita? Sinceramente…

      • Ainda bem que estava a gostar do comentário, e talvez eu tenha exagerado no dimensionamento das fraudes e na respetiva comparação. Pondo do lado a questão ridícula dos terraplanistas, passemos à Space-X e ao Sr Elon Musk. E para entender melhor o que disse, começo por adiantar que tenho na família um suprassumo da “tecnologia” Elon Musk, um Tesla Model S. Ora bem, uma empresa com pouquíssimos anos de existência, tem a ousadia de tentar passar para trás marcas consagradas com décadas de experiência e desenvolvimento na fabricação de automóveis, só pode dar no que está a dar. O S aqui de casa, tem experimentado vários problemas e avarias, que NINGUÉM resolve. Isto tem sido transversal em vários países, estando a Tesla inclusivé com a imagem (e as cotações) pelas ruas da amargura. Não satisfeito, o rapaz que ganhou milhões ao inventar o PayPal e ao vendê-lo, aventura-se na exploração espacial. Mas alguém acredita nele? Se ler bem os relatos, o próprio lançamento foi um sucesso, mas rapidamente passou a fracasso, pois desviou-se da órbita prevista….que raio de cálculos fizeram? Por essas e por outras, considero Elon Musk, a Tesla, a Space-X e a Boring Co uma fraude ao nível das criptomoedas, que não tarde irá fazer vítimas.

        • Primeiro tratava-se de um foguetão de teste, que serve para isso mesmo para ver se o conceito funciona. Por isso não levava carga útil e por isso pode ter havido algum imprevisto que o tenha desviado da órbita, ou mesmo um erro de cálculo, nada que nunca tenha acontecido com qualquer das agências espaciais “clássicas”. Depois claro que esta empresa teve falhanços, mas também sucessos, Não percebo é o que tem o PayPal a ver com a Tesla e com a Space X, atém de terem ou terem tido um investidor comum. São empresas que tentam fazer o seu melhor, como qualquer outra empresa. Ficava-lhe bem moderar o seu discurso.

          • Peço desculpa mas, qual foi a parte do “começo por adiantar que tenho na família um suprassumo da “tecnologia” Elon Musk, um Tesla Model S. Ora bem, uma empresa com pouquíssimos anos de existência, tem a ousadia de tentar passar para trás marcas consagradas com décadas de experiência e desenvolvimento na fabricação de automóveis, só pode dar no que está a dar. O S aqui de casa, tem experimentado vários problemas e avarias, que NINGUÉM resolve. Isto tem sido transversal em vários países, estando a Tesla inclusivé com a imagem (e as cotações) pelas ruas da amargura…” que não entendeu ou não quis entender?

  2. Gostaria de saber porque é que uma organização de 500 pessoas faz noticias num jornal! Acho que está na hora de deixar de seguir esta página!

RESPONDER

Planetas anormalmente gigantes detetados a orbitar uma estrela jovem

Investigadores identificaram uma jovem estrela com quatro planetas do tamanho de Júpiter e de Saturno em órbita, a primeira vez que tantos enormes planetas foram detetados num sistema tão jovem. O sistema também quebrou o recorde …

Diminuição de insetos tem efeitos "inimagináveis" para os seres humanos

A diminuição do número de insetos é um problema muito mais grave do que se julgava. Nova investigação afirma que essa diminuição põe em causa cadeia alimentar e traz "consequências inimagináveis para os seres humanos". O …

Cientistas confirmam que os eletrões são perfeitamente redondos

Com uma precisão sem precedentes, cientistas mediram a forma da carga de um eletrão confirmando que é extremamente redonda. O resultado apoia o Modelo Padrão das Partículas Física e força a revisão de várias teorias …

Morte de Khashoggi foi um "erro monumental". Riade diz não saber do corpo

Em entrevista à Fox News, o ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Adel al-Jubeir, afirmou neste domingo não saber onde se encontra o corpo do jornalista Jamal Khashoggi, considerando que a sua morte foi um "erro monumental". …

Médicos voltam a integrar Conselho Nacional de Saúde após renúncia do presidente

A Ordem dos Médicos decidiu voltar a integrar o Conselho Nacional de Saúde, após a renúncia ao cargo do atual presidente do organismo, disse à agência Lusa o bastonário. De acordo com Miguel Guimarães, o Conselho …

Numa vila turca, os muçulmanos têm rezado na direção errada durante décadas

Os muçulmanos de uma pequena aldeia no oeste da Turquia foram obrigados a ajustar as suas orações, depois de descobrirem que estavam a rezar na direção errada durante décadas.  A descoberta partiu do imã Isa Kaya, …

Há um superaglomerado de galáxias escondido no Universo primitivo

É a maior estrutura astronómica alguma vez conhecida do antigo Universo. As evidências sugerem que a sua massa seja equivalente às maiores estruturas encontradas no Universo atual. A equipa de investigadores, liderada por Olga Cucciati, do …

Trump anuncia saída dos EUA de tratado nuclear com a Rússia

Os Estados Unidos vão retirar-se de um tratado sobre armas nucleares assinado com a Rússia durante a Guerra Fria, anunciou hoje o presidente norte-americano, Donald Trump, acusando Moscovo de violar o acordo “há muitos anos”. “A …

Os portugueses têm menos filhos do que gostariam

A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa. Mónica Ferro, que neste …

"Piranha" da era dos dinossauros aterrorizou os mares do Jurássico

Uma nova espécie de peixe, semelhante a uma piranha e que viveu há 150 milhões, no tempo dos dinossauros, é descrita na edição desta sexta-feira da revista científica Current Biology. O peixe ósseo tinha dentes como …