Terraplanistas dizem que o lançamento do Falcon Heavy é uma conspiração

O assunto mais falado desta semana foi o bem sucedido lançamento do Falcon Heavy, o poderoso foguete da SpaceX que levava um Tesla Roadster vermelho e o Starman como condutor. Mas os Terraplanistas não “caíram nessa”.

“As pessoas que acreditam que a Terra é um globo porque viram um carro no espaço na Internet devem ser a reencarnação do ‘It’s true, I saw it on TV!’. É um argumento pobre. Porque é que devemos acreditar que uma empresa privada está a dizer a verdade?”, questionou a Flat Earth Society no Twitter.

Nesta página, a NASA é chamada de “Never A Straight Answer” (“Nunca Uma Resposta Direta” em tradução para português), e os astronautas acabam por ser chamados de mentirosos e falsos. Até a SpaceX tem sido apelidada de “FakeX”.

Para esta Sociedade da Terra Plana, as imagens do Starman a conduzir um Tesla Roadster no espaço foram produzidas com a ajuda do Photoshop. Nos comentários do vídeo em direto do lançamento no Youtube, o público dividiu-se em dois: quem acredita que a Terra é um globo e quem acredita que a Terra é plana. Os dois grupos acabaram por trocar insultos e provocações.

É difícil estimar quantas pessoas acreditam que a Terra é plana, especialmente no mundo online, onde os “trollers” se misturam com as pessoas que realmente acreditam nisso.

A Flat Earth Society tem 555 membros, e os organizadores da Conferência da Terra Plana, que aconteceu em novembro de 2017 na Carolina do Norte, nos EUA, disseram que cerca de 500 pessoas compareceram.

A explicação para o comportamento das pessoas que realmente se recusam a acreditar em mais de dois mil anos de observações científicas, segundo os especialistas, é semelhante às outras teorias da conspiração: as pessoas sentem que estão no controlo da situação e que têm um conhecimento único e especial.

Algumas pessoas acreditam que o nosso planeta é plano por causa de interpretações da Bíblia que dizem que a Terra é achatada. Outras simplesmente não acreditam em nada daquilo que não podem ver com os seus próprios olhos.

Entretanto, a NASA já designou oficialmente o Tesla Roadster como um objeto espacial. O veículo ganhou direito a esta designação no interface HORIZONS do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, no qual é agora possível seguir a sua posição no espaço, escreve o Diário de Notícias.

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Uau, a sociedade Terra Plana tem 555 membros? Ui fantástico. Primeiro, os terraplanistas bem podem pegar no nome e em vez de o meterem no c*, aproveitarem para ganhar a vida a fazer…terraplanagens. Isso dá dinheiro. Depois, plano deve ser o cérebro desses idiotas, talvez por tanta pancada que terão levado na cabeça enquanto adolescentes burros. Depois, toda a gente sabe que a Terra e plana. A gente percorre a terra e chegando ao fim, ou volta para trás, ou despenha-se no abismo ahahahahaha. Não quero com isto defender a Space-X e o Elon Musk, que são uma fraude tão grande como a teoria dos terraplanistas, mas sinceramente, burrice tem limite.

    • @sousa: Ou seja, pelo que depreendo das suas palavras: “Os terraplanistas são uma fraude, mas não uma fraude maior do que a ida do Homem à Lua.”

      A pancada na cabeça do vizinho é sempre maior do que a pancada na minha cabeça.

      • Mas alguém falou aqui em ida à Lua? Se você e o seu vizinho levaram pancada na cabeça, então devem os 2 ir ao médico, sobretudo se ainda estiver a doer. De qualquer forma isso passa, e na pior das hipóteses ficam apenas com a cabeça um pouco achatada.

    • Eu até estava a gostar do seu comentário, mas com esta da “Space-X […] uma fraude tão grande” estragou tudo. Explique estão que fraude é essa. Os foguetões deles não funcionam? Não colocam coisas em órbita? Sinceramente…

      • Ainda bem que estava a gostar do comentário, e talvez eu tenha exagerado no dimensionamento das fraudes e na respetiva comparação. Pondo do lado a questão ridícula dos terraplanistas, passemos à Space-X e ao Sr Elon Musk. E para entender melhor o que disse, começo por adiantar que tenho na família um suprassumo da “tecnologia” Elon Musk, um Tesla Model S. Ora bem, uma empresa com pouquíssimos anos de existência, tem a ousadia de tentar passar para trás marcas consagradas com décadas de experiência e desenvolvimento na fabricação de automóveis, só pode dar no que está a dar. O S aqui de casa, tem experimentado vários problemas e avarias, que NINGUÉM resolve. Isto tem sido transversal em vários países, estando a Tesla inclusivé com a imagem (e as cotações) pelas ruas da amargura. Não satisfeito, o rapaz que ganhou milhões ao inventar o PayPal e ao vendê-lo, aventura-se na exploração espacial. Mas alguém acredita nele? Se ler bem os relatos, o próprio lançamento foi um sucesso, mas rapidamente passou a fracasso, pois desviou-se da órbita prevista….que raio de cálculos fizeram? Por essas e por outras, considero Elon Musk, a Tesla, a Space-X e a Boring Co uma fraude ao nível das criptomoedas, que não tarde irá fazer vítimas.

        • Primeiro tratava-se de um foguetão de teste, que serve para isso mesmo para ver se o conceito funciona. Por isso não levava carga útil e por isso pode ter havido algum imprevisto que o tenha desviado da órbita, ou mesmo um erro de cálculo, nada que nunca tenha acontecido com qualquer das agências espaciais “clássicas”. Depois claro que esta empresa teve falhanços, mas também sucessos, Não percebo é o que tem o PayPal a ver com a Tesla e com a Space X, atém de terem ou terem tido um investidor comum. São empresas que tentam fazer o seu melhor, como qualquer outra empresa. Ficava-lhe bem moderar o seu discurso.

          • Peço desculpa mas, qual foi a parte do “começo por adiantar que tenho na família um suprassumo da “tecnologia” Elon Musk, um Tesla Model S. Ora bem, uma empresa com pouquíssimos anos de existência, tem a ousadia de tentar passar para trás marcas consagradas com décadas de experiência e desenvolvimento na fabricação de automóveis, só pode dar no que está a dar. O S aqui de casa, tem experimentado vários problemas e avarias, que NINGUÉM resolve. Isto tem sido transversal em vários países, estando a Tesla inclusivé com a imagem (e as cotações) pelas ruas da amargura…” que não entendeu ou não quis entender?

  2. Gostaria de saber porque é que uma organização de 500 pessoas faz noticias num jornal! Acho que está na hora de deixar de seguir esta página!

RESPONDER

Investir em peças de Lego é mais rentável que comprar ações

Hoje em dia qualquer coisa pode ser construída com Legos. Segundo um estudo de uma professora da Escola Superior de Economia da Rússia, há empresários que preferem investir nas famosas peças da Lego do que …

Sporting vs Moreirense | Bom arranque vale triunfo ao leão

O Sporting não quis deixar fugir os seus adversários directos na luta pelo título e também venceu nesta primeira jornada da segunda volta. Os “leões” receberam e bateram o Moreirense por 2-1, num jogo em …

Alemã tricotou o "cachecol dos atrasos do comboio" e agora vendeu-o por sete mil euros no eBay

A passageira alemã Claudia Weber vendeu no eBay o cachecol que tricotou durante um ano e que representa o longo tempo de espera pelo comboio que a levava ao trabalho, todos os dias. A peça é …

Duas irmãs fingiram ser homens para salvar a barbearia da família

Jyoti e Neha, irmãs de 18 e 16 anos, respetivamente, fingiram ser homens para salvar a barbearia da família, localizada no estado de Uttar Pradesh, Índia, depois de o pai adoecer em 2014 "Eu estava a …

Tesla anuncia novos despedimentos (e são mais de três mil)

O presidente executivo da Tesla afirmou que a empresa vai suprimir cerca de três mil empregos e alertou para o "caminho muito difícil que tem pela frente" para produzir carros elétricos do Modelo 3 acessíveis …

InSight da NASA prepara-se para ouvir a "pulsação" de Marte

A NASA publicou esta semana imagens do sismómetro da sonda espacial InSight, que se prepara para ouvir a "pulsação" do solo marciano.  A agência espacial norte-americana descreve regularmente através da sua conta no Twitter como …

"Africa", dos Toto, vai tocar para sempre no deserto da Namíbia

"Africa", a canção dos "Toto", hit desde que foi lançada, em 1982, está a tocar para sempre no meio de um deserto na Namíbia, no continente que lhe dá nome. A instalação artística, da autoria de …

Liv deixou a escola por causa do bullying. Hoje, aos 20 anos, tem um negócio milionário

A empresária Liv Conlon abandonou os estudos aos 16 anos porque sofria bullying, montou um negócio imobiliário e agora a sua empresa fatura mais de um milhão de libras por ano. Hoje, ajovem de Bothwell, na …

Há um avião abandonado no aeroporto de Madrid (e ninguém sabe quem é o dono)

O avião, um Mc Donnell Douglas MD87, é o único naquelas condições em Barajas. Procura-se o dono da aeronave que está em “evidente estado de abandono”, de acordo com o aeroporto. Há um avião esquecido no …

Trump cancela viagens de democrata Nancy Pelosi. "Apanhe um voo comercial"

Donald Trump obrigou a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, a desmarcar as viagens que tinha agendadas a Bruxelas e ao Afeganistão. Donald Trump usou o argumento do shutdown, a paralisação dos gastos …