Terraços do Mosteiro da Batalha abrem pela primeira vez ao público este verão

Os terraços do Mosteiro da Batalha abrem pela primeira vez ao público este verão, após uma intervenção na ordem dos 750 mil euros que vai permitir também que os visitantes passeiem pela cobertura do monumento Património da Humanidade.

“Esta intervenção estava prevista há alguns anos pela Direcção-Geral do Património Cultural e proporcionou-se em 2013 todo este contexto de obras de conservação e requalificação”, disse à agência Lusa o director do mosteiro, Joaquim Ruivo.

Os trabalhos, que começaram em setembro e terminam este mês, incluem “a limpeza dos terraços, colocação de juntas novas, consolidação de elementos pétreos e o restauro de alguns pináculos” e do Coruchéu da Cegonha.

“Na sequência desse projecto de conservação, seguiu-se um de requalificação, a instalação de rampas que vão permitir a visita aos terraços”, explicou Joaquim Ruivo.

O responsável esclareceu que estes espaços têm sido visitados “pontualmente”, sobretudo no âmbito de trabalhos de investigação, mas a partir do verão o público vai poder conhecer mais da história do monumento nacional da Batalha, no distrito de Leiria.

“Têm que ser visitas guiadas, exigem pessoal, e, portanto, todo esse contexto tem que ser gerido ainda com os serviços centrais, mas eu gostaria, o mais cedo possível, de ter meios e, de algum modo, mecanismos que permitam a visita aos terraços com a maior brevidade”, referiu, acreditando que “a partir de julho, agosto” tal será possível.

Para Joaquim Ruivo, a visita será uma “experiência memorável”, porque é uma “oportunidade de ver o monumento noutra perspectiva”, mas também a vila da Batalha: “É uma visão única”, resumiu.

“Num contexto mais patrimonial, subimos por escadaria que raramente é utilizada e acabamos por caminhar sobre espaços de um valor histórico imenso”, observou.

Considerando que “quanto mais se usufruir, mais existe capacidade no futuro de salvaguardar o património”, Joaquim Ruivo, que dirige o mosteiro há quase um ano, exemplificou que ao visitante é possível ver “de outra maneira todos os elementos decorativos”, realçando também a possibilidade de ver as Capelas Imperfeitas ou o Claustro a partir de um local superior.

Para o responsável, a abertura dos terraços aos visitantes é mais um fator de atração ao mosteiro que foi o terceiro monumento mais visitado do país o ano passado de entre os espaços sob a tutela da Direcção-Geral do Património Cultural, com quase 300 mil turistas.

“Temos aqui a possibilidade de concretizar uma visita de acordo com as novas tendências turísticas”, declarou, explicando que não se trata de uma visita para grupos conduzidos pelas agências de viagens, mas para os turistas que querem “usufruir intensamente do espaço e passar aqui algumas horas”.

“Essa experiência singular sob o ponto de vista patrimonial é aquela que as dinâmicas do turismo mais recentes apontam como essenciais para consolidar o visitante, para o fazer permanecer na região”, observou, explicando que as visitas guiadas, limitadas até 15 pessoas por grupo por questões de segurança obrigam a marcação prévia.

Mandado erguer por D. João I para assinalar a vitória na Batalha de Aljubarrota, a 14 de agosto de 1385, o Mosteiro de Santa Maria da Vitória integra, há 30 anos, a lista do Património da Humanidade da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ministra volta atrás, descarta congelamento das carreiras e admite aumentos na Função Pública

Esta segunda-feira, a ministra da Administação Pública disse, em entrevista à Antena 1, que não poda excluir o congelamento das carreiras. Já na quarta-feira, em declarações à TSF, Alexandra Leitão mudou o discurso. Em entrevista à …

Cientistas identificam a região com o ar mais limpo à face da Terra

Uma equipa de cientistas da Universidade Estadual do Colorado (EUA) identificou a região atmosférica que possui o ar mais limpo à face da Terra. Os especialistas, liderados pela professora Sonia Kreidenweis, descobriram que a camada limite …

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …