A Terra primitiva era um inferno mergulhado num oceano de magma

Como era a Terra no início do seu desenvolvimento, quando não havia ainda qualquer tipo de vida no nosso planeta? Uma recente investigação revela novos detalhes sobre este período, sugerindo que a Terra primitiva tinha condições extremamente drásticas à época.

Nos seus primórdios, a Terra um “lugar infernal”, onde ferviam fragmentos incandescentes de corpos celestes, segundo revelaram geofísicos da Universidade alemã de Munster.

“A Terra primitiva era um lugar infernal: quente, agitada, a girar rapidamente e  a ser bombardeada por detritos espaciais, incluindo um corpo do tamanho de Marte cujo impacto criou a lua”, escreve o portal Science Alert sobre este período.

De acordo com a equipa de cientistas, liderada pelo cientista Christian Meuse, o nosso planeta estava coberto por um oceano de magma fundido. Este oceano, explicam os cientistas, formou-se há cerca de 4,5 mil milhões de anos após a colisão da Terra recém-formada com um corpo espacial desconhecido com o tamanho de Marte. Acredita-se que desta resultado tenha resultado o nosso satélite natural, a Lua.

Segundo o novo estudo, cujos resultados serão publicados no próximo mês de Maio na revista especializada Earth and Planetary Science Letters, a profundidade do oceano era de vários milhares de quilómetros. Mas o que aconteceu com o oceano de seguida? Para melhor compreender estes processos geológicos, os cientistas modelaram o processo de cristalização do silicato, o mineral mais comum na crosta terrestre.

Os cientistas descobriram que os minerais cristalizaram-se devido à rápida rotação da Terra, que acabou por arrefecer o oceano de magma. Este processo levou diferentes períodos de tempo consoante a parte do planeta, levando desde um milhar até um milhão de anos, tal como observaram os especialistas no artigo.

Para a investigação, os cientistas não consideram outros tipos de minerais, nem modelaram a distribuição de silicados além da primeira fase de cristalização do magma. Segundo Christian Maas, geofísico da mesma universidade, este é o próximo passo da investigação: adicionar outros tipos de mineiras ao modelo de estudo.

ZAP ZAP // SputnikNews

PARTILHAR

RESPONDER

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …