A Terra primitiva era um inferno mergulhado num oceano de magma

Como era a Terra no início do seu desenvolvimento, quando não havia ainda qualquer tipo de vida no nosso planeta? Uma recente investigação revela novos detalhes sobre este período, sugerindo que a Terra primitiva tinha condições extremamente drásticas à época.

Nos seus primórdios, a Terra um “lugar infernal”, onde ferviam fragmentos incandescentes de corpos celestes, segundo revelaram geofísicos da Universidade alemã de Munster.

“A Terra primitiva era um lugar infernal: quente, agitada, a girar rapidamente e  a ser bombardeada por detritos espaciais, incluindo um corpo do tamanho de Marte cujo impacto criou a lua”, escreve o portal Science Alert sobre este período.

De acordo com a equipa de cientistas, liderada pelo cientista Christian Meuse, o nosso planeta estava coberto por um oceano de magma fundido. Este oceano, explicam os cientistas, formou-se há cerca de 4,5 mil milhões de anos após a colisão da Terra recém-formada com um corpo espacial desconhecido com o tamanho de Marte. Acredita-se que desta resultado tenha resultado o nosso satélite natural, a Lua.

Segundo o novo estudo, cujos resultados serão publicados no próximo mês de Maio na revista especializada Earth and Planetary Science Letters, a profundidade do oceano era de vários milhares de quilómetros. Mas o que aconteceu com o oceano de seguida? Para melhor compreender estes processos geológicos, os cientistas modelaram o processo de cristalização do silicato, o mineral mais comum na crosta terrestre.

Os cientistas descobriram que os minerais cristalizaram-se devido à rápida rotação da Terra, que acabou por arrefecer o oceano de magma. Este processo levou diferentes períodos de tempo consoante a parte do planeta, levando desde um milhar até um milhão de anos, tal como observaram os especialistas no artigo.

Para a investigação, os cientistas não consideram outros tipos de minerais, nem modelaram a distribuição de silicados além da primeira fase de cristalização do magma. Segundo Christian Maas, geofísico da mesma universidade, este é o próximo passo da investigação: adicionar outros tipos de mineiras ao modelo de estudo.

PARTILHAR

RESPONDER

Houve "zero negociação" com o PSD. Nomes de Vitalino Canas e Correia Campos estão por um fio

Os nomes de representantes da Assembleia da República para órgãos externos são propostos pela maior força política - o PS -, mas só são aprovados se houver um amplo consenso entre o PS e o …

Contas do PSD congeladas por não ter pago a serralheiro em campanha de 2017

As contas do Partido Social Democrata (PSD) estão congeladas por falta de pagamento de serviços a um serralheiro que prestou serviços ao partido numa campanha eleitoral de 2017, avança o Jornal de Notícias. Em causa está, …

Conseguimos "ouvir" ao ler os lábios de alguém (e já sabemos como)

Um estudo recente sugere que, quando vemos uma pessoa a falar, a nossa atividade cerebral é sincronizada com a voz do locutor através da leitura dos lábios. Este fenómeno acontece mesmo quando não conseguimos interpretar …

"Classe pura". Ingleses rendidos a Bruno Fernandes

O Manchester United goleou esta quinta-feira o Club Brugge (5-0), conseguindo o apuramento para os "oitavos" da Liga Europa, numa partida em que o recém-chegado Bruno Fernandes esteve em destaque. O médio português ex-Sporting conseguiu …

Governador do Rio de Janeiro defende destituição de Bolsonaro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu na quinta-feira a destituição do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, após este ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens WhatsApp, com a convocação de uma manifestação contra …

Pelo menos 33 soldados turcos mortos em bombardeamento na Síria

Um ataque do exército sírio na província de Idlib, na Síria, causou esta quinta-feira a morte de pelo menos 33 militares turcos. Os números, inicialmente avançados pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), dava conta de …

Razia na Liga Europa com direito a lenços brancos. Todas as equipas portuguesas foram eliminadas

Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting foram eliminados nos 16 avos de final da Liga Europa. Portugal passou assim de ser o clube com mais representantes nesta prova europeia a um dos poucos sem …

Este animal marinho produz óvulos e espermatozóides ilimitados ao longo da sua vida

Um minúsculo animal marinho, chamado Hydractinia, foi analisado ao pormenor por uma equipa de investigadores que descobriu aquela que pode ser considerada uma habilidade muito rara desta criatura. Hydractynia consegue produzir ilimitadamente células germinativas, que são …

Há um segundo português internado no Japão por suspeitas de coronavírus

Um segundo português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess,. “Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios …

Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta. Detetado pela primeira vez pelo "caçador" de planetas Kepler (NASA), a existência deste …