/

A Terra está prestes a capturar uma nova mini-lua. Ficará por cá meio ano

NASA

A Terra está prestes a capturar uma mini-lua, que os astrónomos acreditam que ficará presa na gravidade do nosso planeta durante cerca de meio ano.

Entende-se por mini-lua um objeto de pequenas dimensões que é temporariamente capturada pela órbita da Terra, ficando a pairar junto do nosso planeta durante um curto período de tempo – meses ou anos – antes de voltar a ser lançado para o Espaço.

Recentemente, uma equipa de astrónomos descobriu o corpo celeste 2020 SO, que está numa trajetória de aproximação que provavelmente o fará ser capturado pela Terra.

De acordo com as projeções dos cientistas, o corpo celeste 2020 SO entrará na órbita da Terra em meados de outubro e ficará junto do nosso planeta até maio de 2021, altura em que seguirá para outros destinos no Espaço.

O corpo em causa aproxima-se a uma velocidade muito baixa, o que é atípico para a movimentações de asteóides. Por isso, os cientistas suspeitam que a candidata a mini-lua da Terra seja apenas lixo espacial do século passado.

“O que eu estou a ver é que se está a movimentar muito devagar, o que reflete a sua velocidade inicial. Isto é essencialmente uma grande revelação”, disse ao portal Science Alert a arqueóloga espacial Alice Gorman, da Universidade Flinders, na Austrália.

Corpos celestes oriundos da Lua também têm uma velocidade menor do a dos asteroides, mas Gorman destaca que o 2020 SO é ainda mais lento do que as rochas lunares.

Tendo em conta estes dados, os cientistas acreditam que em causa pode estar lixo espacial, um objeto fruto da atividade do Homem no Espaço.

Até agora, os cientistas só conseguiram detetaram duas mini-luas na órbita da Terra: o asteróide 2006 RH120, que ficou junto do planeta entre 2006 e 2007, e o asteóide 2020 CD3, que ficou na órbita da Terra entre 2018 a 2020.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.