A Terra está a alimentar a Lua com oxigénio

NASA

Os ventos solares transportam os isótopos de oxigénio da Terra para a Lua

Os ventos solares transportam os isótopos de oxigénio da Terra para a Lua

Um grupo de investigadores japoneses descobriu que as plantas terrestres estão a enviar iões de oxigénio para a Lua através da magnetosfera.

A descoberta foi feita através dos dados recolhidos pela sonda espacial japonesa Kaguya enquanto orbitava o satélite natural, entre 2007 e 2009.

Os cientistas afirmam que a Lua recebe diariamente “radiação” energética do Sol, mas durante cinco dias por mês fica à sombra do campo magnético da Terra.

O novo estudo publicado na Nature Astronomy sugere que, enquanto está na magnetosfera da Terra, a Lua recebe iões de oxigénio que não são detetados quando está fora dessa região e não podem ser provenientes do vento solar.

Ou seja, enquanto o campo magnético da Terra protege a Lua das partículas energéticas que compõem o vento solar, também cria “um lençol de iões” feito essencialmente de hidrogénio e de alguns iões de oxigénio dotados de muita energia.

“A ecosfera é estabilizada pela Lua. As plantas fazem a fotossíntese para produzir oxigénio e, em seguida, o oxigénio é transportado para a Lua”, diz Kentaro Terada, da Universidade de Osaka, no Japão.

Esta descoberta pode ajudar a entender de onde vem o oxigénio e o hidrogénio que existem na Lua e se esses elementos podem ser transformados em água.

Segundo as estimativas dos cientistas, nos últimos 4 milhões de anos foram transportadas para a Lua cerca de 106 milhões de toneladas de oxigénio terrestre.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Há que fazer um protesto na ONU e exigir aos lunares a devolução desses 106 milhões de oxigénio terrestre que nos estão a fazer muita falta, caso contrário bomba atómica contra eles.

RESPONDER

Jovem portuguesa morre em Benidorm após atropelamento

Uma jovem de nacionalidade portuguesa com idade entre 25 e 30 anos e de identidade ainda desconhecida, morreu na noite desta terça-feira atropelada por um autocarro numa rua movimentada de Benidorm, Espanha, noticia a comunicação …

Matosinhos fecha mais uma escola. Já encerraram quase duas dezenas desde 2005

A Escola Básica da Portela, em Matosinhos, vai encerrar no final deste ano letivo pelo facto de a sua população escolar estar a diminuir “significativamente”, adiantou o vereador da Educação. Desde 2005, já fecharam quase …

Zona da Torre Eiffel vai ser quase toda pedonal a partir de 2024

A zona da Torre Eiffel será devolvida aos peões e transformada numa zona verde até 2024, anunciou a autarca de Paris durante a apresentação do projeto de reabilitação, projetado por uma arquiteta paisagista norte-americana. "Temos realmente …

Campeã olímpica e mundial de natação termina carreira aos 22 anos

O anúncio acontece depois de a Federação Lituana de Natação ter indicado que Meilutyte enfrentava uma sanção de um a dois anos de suspensão, por ter falhado três controlos antidoping. A nadadora lituana Ruta Meilutyte, que …

Sérgio Conceição é multado em 287 euros e escapa a suspensão

O treinador do FC Porto não foi alvo de suspensão (e poderá estar no sábado no banco da final da Taça de Portugal), mas foi multado em 287 euros e ser-lhe-á instaurado um processo disciplinar. O …

Áustria pode ficar sem Governo. Chanceler enfrenta moção de censura

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, vai enfrentar na segunda-feira uma moção de censura no Parlamento na sequência do escândalo do vídeo que envolveu o seu antigo parceiro de coligação, o partido de extrema-direita FPÖ. Kurz arrisca …

Deco alerta: Há slime à venda que é perigoso para as crianças

A Deco alertou esta quarta-feira que há à venda ‘slime’, uma massa de modelar viscosa, que é perigosa para as crianças, tendo já denunciado a situação à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). O alerta …

Portugal está "a viver de água que não tem"

A Associação Natureza Portugal, representante do Fundo Mundial para a Natureza (ANP/WWF), alertou que o país “está a viver além da água que tem” e apresenta recomendações aos políticos, empresas e cidadãos para inverter a …

"O euro nunca esteve tão ameaçado"

"O euro nunca esteve tão ameaçado." A frase é do ministro das Finanças francês e surge depois de o vice-primeiro-ministro italiano, Matteo Salvini, ter dado como certa a morte do euro. O ministro da Economia francês, …

Ronaldo e outras 22 apostas de Fernando Santos para a Ligas da Nações

Fernando Santos já garantiu que Ronaldo vai fazer parte da lista dos 23 selecionados para a fase final da Liga das Nações de futebol. Além de Ronaldo, a presença de João Félix também parece garantida. O …